Portal do Professor

Início do Conteúdo

RECONTANDO A HISTÓRIA DA ESCRITA

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceiçao Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. CONHECER A HISTÓRIA DA ESCRITA COMO UMA CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE;
  2. PERCEBER OS DIFERENTES REGISTROS FEITOS PELOS HOMENS AO LONGO DO TEMPO.

Duração das atividades

Duas aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • História da escrita.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade

COMO A HUMANIDADE COMEÇOU A REGISTRAR

Escrever é uma criação humana. E sendo uma das atividades mais complexas, levamos milhares de anos até chegar na síntese que conhecemos atualmente. Desvendar a história da escrita, conhecer como registravam nossos antepassados mais remotos, se constitui como um objeto de estudo significativo para as crianças em processo de alfabetização. Compreendida nessa perspectiva, o professor deve iniciar uma conversa instigante na roda, desafiando as crianças a pensar sobre como os homens aprenderam a escrever a partir das sequintes perquntas:

Como vocês escreviam antes de chegar a esta turma? Vejamos algumas possibilidades de respostas dadas pelas crianças:

  • ERA TUDO RABISCADO;
  • ERA TUDO ERRADO;
  • SABIA AS LETRAS, MAS NÃO SABIA QUAL ERA.

Como era a escrita antigamente?

  • ERA ESTRANHO;
  • ESCREVIAM RABISCANDO PORQUE NÃO SABIAM AS LETRAS;
  • NÃO ESCREVIAM NA MESMA LETRA DA GENTE.

Para que serve a escrita?

  • PARA FICAR SABIDO;
  • PARA GANHAR DINHEIRO;
  • PARA VIVER NO MUNDO.

Como o Homem criou a escrita?

  • Ele inventou uma letra e foi formando outras, juntando e tentando escrever;
  • As letras foram sendo inventadas aos pouquinhos.

fonte: O Mundo Mágico da Leitura. NEI/UFRN. Turma 5.2001.  p. 20:21.

2ª Atividade:

Após a conversa na roda propor assistir um vídeo sobre o processo de evolução do sistema de escrita.Combinar que prestem atenção, pois irão registrar o que compreenderam. Para esta atividade, solicitar que desenhem e escrevam sobre o que acharam mais interessante no vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=AVKOCSU8zqI&feature=related historia da escrita parte 1 

 3ª Atividade: 

LENDO E APRENDENDO

Leitura do livro de Ruth Rocha e Otávio Roth . O Livro das Letras. Editora: Melhoramentos.O livro trata do surgimento e evolução da escrita. A leitura deve ser feita em dois momentos para resultar em uma reescrita coletiva e individual sobre o texto de Ruth Rocha.

4ª Atividade:

Propor que recontem a história da escrita de forma coletiva ou individual. Esta atividade pode ser feita em duas etapas até concluir a leitura do livro.

REESCRITA DE TEXTO

fonte: ABRACADABRA: FANTASTICAS HISTÓRIAS DE AVENTURAS E SONHOS.NEI/UFRN. p.3.2008

Recursos Complementares

O professor pode usar como fonte de pesquisa e consulta o site: http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related.%20Hist%F3ria%20da%20Escrita%20-%20do%20papiro%20ao%20computador%20-%20parte%201%20e%202%A0 

SUGESTÃO DE LIVRO:

 Lia Zats. Aventura da Escrita- História do Desenho que Virou Letra. Editora Moderna.

Avaliação

  1. Verificar se compreenderam a história da escrita através dos diversos tipos de registros dos povos antigos.
  2. Identificar o modo como entenderam cada momento da evolução da escrita, através das produções realizadas em sala de aula.