Portal do Professor

Início do Conteúdo

Criação de texto de humor

Autor e Co-autor(es)

Lucia Fernanda da Silva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Miriam Abduche Kaiuca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Contar piadas ou anedotas aos colegas de turma.

 - Perceber que o significado das palavras depende do contexto.

- Criar textos de humor com personagens conhecidos da turma.(Ex: Menino Maluquinho, Chico Bento, etc)

Duração das atividades

2 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

 Caixa da risada

 Espalhe pela sala de aula diferentes caixas e dentro de cada uma coloque piadas ou anedotas. Cada grupo irá escolher uma caixa e ler os textos que estiverem lá dentro.

Proponha aos grupos que escolham uma piada para ser apresentada ao restante da turma. Mas, antes deverão decidir quem irá contar e ensaiar sua apresentação.

 Ao final, converse com a turma sobre as apresentações e o que observaram. Registre no quadro para todos irem copiando.

 Ex: Quando a piada é contada com dramatização, mudança de vozes, expressões faciais e corporais ficam mais engraçadas e fácil de entender.

2ª atividade:

 Escolha uma piada para ler e trabalhar o uso de metáforas que são muito freqüentes neste tipo de texto.   Havia três amigos que se chamavam Tonto, Ninguém e Nenhum.

   Tonto vai e diz à polícia:

  Ninguém caiu no poço e Nenhum o está ajudando.

  Então a polícia lhe responde:

 - Você é tonto?

 - Sim, muito prazer!

http://br.guiainfantil.com/piadas-infantis.html  

  Peça aos alunos que leiam individualmente e depois faça a leitura em voz alta.

Lance perguntas como:

 · Como se chamavam os três amigos?

· Quem pediu ajuda à polícia?

. O que aconteceu com os outros dois amigos?

·  Por que a polícia não acreditou no Tonto?

A turma perceberá que o significado das palavras (tonto, ninguém e nenhum) depende do contexto da história. 

 Aproveite para trabalhar a escrita de textos de humor utilizando histórias em quadrinhos. Mas, antes explore a leitura das imagens e o significado dos balões presentes nas histórias.

WWW.monica.com.br 

Divida a turma, em duplas ou trios, para criarem os balões com a fala de cada personagem ou escreverem um texto em prosa. Depois cada grupo fará a leitura de sua história  e os demais alunos opinarão dando sugestões para enriquecer o texto dos colegas.

Recursos Complementares

http://www.meninomaluquinho.com.br/ 

 http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriasPublicadas.aspx  

Proibido para maiores: as melhores piadas para crianças, de Paulo Tadeu, editora Matrix

 Histórias de bobos, bocós, burraldos e paspalhões - Ricardo Azevedo, Porto Alegre, Editora Projeto

Avaliação

Avalie durante a realização das atividades, se cada aluna ou aluno:

 - Leu e compreendeu o texto de humor.

 - Memorizou a piada e contou para os colegas interpretando-a.

- Percebeu a diferença de significado das palavras no texto de humor.

 - Colaborou com idéias e sugestões na escrita da história em quadrinhos.