Portal do Professor

Início do Conteúdo

O HOMEM PRIMITIVO E A ESCRITA

Autor e Co-autor(es)

Gilka Silva Pimentel imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  1. IDENTIFICAR AS FORMAS DE REGISTRO DO HOMEM PRIMITIVO;
  2. PERCEBER O MODO DE VIDA DO HOMEM PRIMITIVO. 

Duração das atividades

DUAS AULAS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  1.  REGISTROS DO HOMEM PRIMITIVO;
  2.  O MODO DE VIDA PRIMITIVO.

Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE:

AS PINTURAS NAS CAVERNAS

Combinar na roda a organização de um painel com imagens e/ou fotos sobre as primeiras formas de registros dos homens da caverna. Para esta atividade podemos solicitar a observação de várias imagens pesquisadas ou trazidas pela professora(o) e sugerir que as crianças tentem imaginar o que eles estavam representando. Após registrar no quadro as impressões das crianças, fazer uma sintése de como era a vida dos povos primitivos, a partir da leitura de um texto pesquisado na INTERNET ou leituras realizadas pela professora(o) tais como:

Há milhares de anos, mulheres, homens e crianças viviam em cavernas feitas pela própria natureza. Essas pessoas se alimentavam de frutas, ervas, raizes e carnes de animais que conseguiam caçar.

Nesta época, os homens faziam desenhos que representavam animais, objetos e pessoas. Estes desenhos nos trouxeram informações daquela época, quando a escrita não existia, e talvez, mal sobessem falar.

Os desenhos eram feitos nas pedras das cavernas, passando a ser conhecidos como pictogramas, e considerados como pinturas rupestres. Estes primitivos acreditavam em magia e achavam que quando pintavam conseguiam caçar os animais.

Com o passar do tempo, o homem começou a cultivar a terra, domesticar animais, fazer trocas.

(sintése da leitura e conversa realizada na sala)

O Mundo Mágico da Leitura. NEI: Turma 5.p.42; 2001.

Após essa conversa propor a realização de desenhos que retratem a vida dos homens das cavernas.

  2ª ATIVIDADE:

 PICTOGRAMAS INVENTADOS PELA TURMA

Construir coletivamente um conjunto de simbolos com os respectivos significados, retratando um acontecimento vivido na escola ou a rotina da sala de aula. Depois solicitar que cada um faça seu próprio pictograma. Vejamos um exemplo dessa atividade realizada por um grupo de crianças de 6 anos.

3ª ATIVIDADE

TEXTO COLETIVO

Depois das leituras, pesquisas e conversas realizadas na sala, propor a construção de um texto coletivo sobre o que aprenderam sobre os homens das cavernas.

fonte: O mundo mágico da leitura.NEI/UFRN.2001

4ª ATIVIDADE

BRINCANDO DE VIVER NA CAVERNA COMO OS HOMENS PRIMITIVOS

Combinar a brincadeira com a turma,  propondo os seguintes desafios:

  1. Como vamos organizar a sala para que ela se transforme em uma caverna?
  2.  O que vamos usar para parecer como os  homens primitivos?
  3. Que acontecimentos vamos retratar na brincadeira que se pareça com a vida dos homens da caverna?

fonte: O mundo mágico da leitura.NEI/UFRN.2001

Recursos Complementares

 Lia Zats. Aventura da Escrita- Historia do Desenho que Virou Letra. Editora moderna.

Avaliação

  1. VERIFICAR O QUE APRENDERAM SOBRE A ESCRITA DOS HOMENS DAS CAVERNAS;
  2. PERCEBER COMO RETRATARAM A VIDA DOS HOMENS DAS CAVERNAS ATRAVÉS DA BRINCADEIRA E DOS REGISTROS ESCRITOS FEITOS EM SALA DE AULA.