Portal do Professor

Início do Conteúdo

NÚMEROS ORDINAIS: QUANDO E NO QUE SÃO UTILIZADOS

Autor e Co-autor(es)

Luciana Lacerda de Castro imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir o conhecimento sobre o número ordinal;
  • Saber representar situações com o número ordinal;
  • Descobrir quando é necessário utilizar o número ordinal.

Duração das atividades

2 aulas com diferentes momentos de 40 minutos cada. Sequência numérica; representação gráfica do número ordinal.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sequência numérica; representação gráfica do número ordinal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Responder e criar situações-problema com números ordinais.

1º Momento – O professor cria situações-problema para verificar se as crianças aprenderam a função do número ordinal.

 Exemplo:

 Fernanda pegue os lápis que estão na terceira estante;

Laura você será a quinta criança depois de Felipe. 

A partir dessas situações são feitas as seguintes perguntas: qual a função dos números ordinais? Em quais casos usamos os números ordinais? 

Obs.: Essa discussão oral possibilita que as crianças expressem o seu conhecimento; a habilidade de argumentar e de aprender a respeitar a opinião do outro e vivenciar os diversos pontos de vista  para chegar a uma conclusão sobre as questões abordadas.

2 º momento  O professor ajuda as crianças a formular situações vinculadas ao cotidiano, que apareçam à função do número ordinal. Dessa forma, elas  seguem algumas orientações:

  • trabalhar em pequenos grupos;
  • Os problemas serão  simulações de uma realidade ou  situações do nosso cotidiano em sala de aula, podem ser formulados a partir de uma gravura, cenário ou histórias;
  • Cada grupo formulará uma situação problema onde apareça a função do ordinal, utilizando materiais da sala como: lego, jogo do engenheiro, palitos, cadeiras, desenho no papel etc.

3º momento – As crianças apresentam a situação que elaboraram para a turma a estratégia é a seguinte: cada grupo escolhe outro para responder a  situação-problema, criada por ele. O jogo termina quando todos os grupos apresentarem e responderem as situações-problema.

Atividade 3 -  Refletir sobre as problematizações

 1º momento - O professor abre uma discussão para verificar em quais situações o número ordinal  apareceu e qual a sua função  nos problemas. Em seguida,  escreve na lousa e verifica quando e onde foram utilizados os números ordinais.

SITUAÇÃO PROBLRMA

FUNÇÃO DO NÚMERO ORDINAL

Situação 1

Situação 2

Situação 3

Situação 4

Situação 5

Observação - O professor avalia se as crianças compreenderam a função dos números ordinais e se sabem aplicar ao planejar uma situação problema e dependendo do resultado, é o ponto de partida para uma nova construção.

Recursos Complementares

COLL, C. TEBEROSKY, A.  Aprendendo matemática: conteúdos essenciais para o ensino fundamental. São Paulo: Atica 2000.

Avaliação

Analisar se os alunos conseguiram representar situações com o número ordinal;

verificar se perceberam as diversas formas de representação do número ordinal.