Maria da Concei??o de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Não é necessário.
ATIVIDADE 01
Inicialmente a professora dever? mostrar imagens de obras de arte, esculturas. E pedir para os alunos apreciarem.
Fonte: O Pensador. Rodan. Google imagens.
Fonte: Escultura - Os Candangos, de Bruno Giorgi. O Globo.
Durante a aprecia??o das obras, a professora questiona os alunos, fazendo o levantamento pr?vio sobre o que elas sabem sobre as esculturas. Quest?es:
A professora dever? registrar em um painel as respostas, em seguida, listar com as crian?as o que o que n?o sabem, e, o que querem aprender sobre escultura.
Site para pesquisar informa??es sobre escultura.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_da_Gr%C3%A9cia_Antiga
ATIVIDADE 02
A professora dever? selecionar imagens de esculturas de diferentes ?pocas e estilos para as crian?as apreciarem, tipo: do homem primitivo, gregos, eg?pcios (esfinges) e contempor?nea. A medida que for mostrando, seja gravuras ou imagens em DVD, a professora dever? acrescentar informa??es sobre as mesmas tais como: nome do escultor, ?poca em que foi esculpida, material utilizado, nome da escultura. Ao final a professora solicitar? da turma um desenho de duas esculturas que mais gostaram escrevendo abaixo nome da obra, do escultor, e porque gostou .Realizar uma exposi??o com os desenhos e gravuras que foram desenhados .para aprecia??o de toda comunidade escolar. N?o esquecer de identificar o autor dos desenhos e das esculturas .
ATIVIDADE 03
Aula passeio
A professora dever? se informar antecipadamente em quais os locais de sua cidade h? esculturas e se poss?vel esculpidas em diferentes materiais: como m?rmore, bronze, pedra, madeira, gesso, argila, etc. Sugest?es de locais, pra?as, igrejas, museus. No dia da visita, a professora dever? orientar as crian?as destacando 0 que elas dever?o observar: estilo da escultura, se contempor?neo ou cl?ssico, (explicar o significado de cada estilo antes) material em que a obra foi esculpida, nome do escultor, e nome da imagem esculpida.
Ao retornar da aula passeio pedir as crian?as que escrevam suas impress?es em ret?ngulos de papel. Quando as fotos estiverem prontas a professora dever? fazer um mural com as mesmas afixando ao lado as impress?es da turma.
Provid?ncias: Combinar a data, agendar transporte, confeccionar crach? com nome de cada crian?a, solicitar autoriza??o aos pais para sa?da das crian?as, providenciar outros adultos da escola para ajudar durante a visita.
ATIVIDADE 04
Brincando de fazer esculturas com areia
Para realizar essa atividade a professora dever? providenciar antecipadamente:
1- Areia molhada, palitos de picol?, p? de pl?stico, esp?tulas, reaproveitar copos descart?veis, potes de margarina, etc., selecionar e reservar o espa?o onde vai acontecer a atividade.
2- Enviar bilhetes aos pais solicitando que nesse dia as crian?as venham com roupa de banho por baixo da farda, comunicando o que ao final da aula haver? um banho de mangueira, para isso, as crian?as dever?o levar na mochila os seguintes itens: toalha, sabonete, pente e sand?lia.
3- Organizar o local: pr?ximo a uma cal?ada, p?tio da escola que fique na sombra. A areia deve ser limpa, devendo ser molhada (?mida) junto com as crian?as.
4- No dia combinado, com as crian?as vestidas com roupa de banho, a professora conversa com as crian?as e combina com elas o que cada uma ir? esculpir; como ir? utilizar palitos, pazinhas e os outros materiais. Em seguida, dever? distribuir uma quantidade igual de areia para as crian?as, na cal?ada deixando um espa?o entre uma obra e outra. Quando encerrar atividade solicitar que cada crian?a coloque a ficha com seu nome ao lado do seu trabalho.
Cada crian?a dever? escrever seu nome numa ficha, que servir? para identificar seu trabalho. Quando retornarem para sala, com as crian?as j? trocadas, organizar uma roda para fazer a avalia??o. Questionar:
- O que mais gostaram de fazer?
- Qual a dificuldade que encontraram? E o que conseguiram criar?
Sugest?o: A professora dever? fotografar alguns momentos do trabalho, inclusive, convidar outra turma da escola para apreciar o trabalho e fazer um painel com as fotos.
http://www.pinturabrasileira.com/artistas_bio.asp?cod=9&in=1 http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2008/03/30/escultura-os-candangos-de-bruno
http://www.suapesquisa.com/biografias/rodin.htm
V?deo
O professor dever? considerar a participa??o e envolvimento do aluno na aula;
Observar se o aluno contextualizar a hist?ria da escultura.