Fonte da imagem:http://www.recados-online.net/Copa-do-Mundo-2010_12257.htm
O professor apresenta à turma placas de cartolina com os dizeres:
- Quero falar sobre isto. Isto me deixou triste.
- O que podemos fazer para isto não acontecer mais?
- Quero falar sobre isto.
- Quero saber mais sobre isto.
- Isto me deixou feliz.
- Quero dar uma sugestão.
E mais duas em branco. A cada placa, de 20 com X 20 cm, apresentada, a turma expõe suas idéias sobre ela.
O professor explica, então, a atividade à turma, sentada em roda, será pedido que retire de uma caixa um papel. Em cada papel estará escrita uma situação ocorrida durante uma Copa do Mundo. O aluno escolhido para iniciar a atividade, entrará na roda, sorteará um papel da caixa e fará sua leitura para a turma. Os outros alunos farão o sorteio seguindo uma ordem continuada com a turma: sentido horário, o aluno à esquerda do que leu ... Ao lado da caixa, no centro da roda, estarão as placas espalhadas. A turma, ao ouvir o fato, pegará se quiser, placas para se manifestar.
Há placas para a criança falar:
-
Quero dar uma sugestão.
-
Quero falar sobre isto.
Há placas para a criança ouvir o amigo ou o professor falarem:
-
O que podemos fazer para isto não acontecer mais?
-
Quero saber mais sobre isto.
Há placas que podem ser usadas sem serem necessárias palavras faladas:
-
Isto me deixou triste. Isto me deixou feliz.
-
Gostei do que você falou.
As duas placas em branco serão preenchidas com as sugestões de placas que surgirem durante as atividades e obtiverem a aprovação da turma.
Fonte da imagem:http://vborges.net/vblog/2008/05/21/todas-as-copas-do-mundo/
Situações que poderão estar na caixa:
- Na
Copa de 1962
, no Chile, houve um jogo que ficou conhecido como Batalha de Santiago. O jogo começou com um jogador italiano e outro chileno chutando um ao outro. O jogador italiano continuou jogando agressivamente até ser expulso. Demorou 8 minutos para sair de campo, precisando ser escoltado pela polícia. A partida continuou com socos, chutes sem bolas, brigas no chão e nariz quebrado.
- A forte seleção italiana,
1966
, depois de eliminada pela Coréia do Norte, na volta para casa, foi recebida com uma chuva de frutas podres.
- A
Copa do Mundo de 1970
, no México, mostrou um torneio que aconteceu sem que um jogador se quer fosse expulso. Ao invés disso, os jogos foram marcados por talentos fora do comum.
- O Uruguai boicota a
Copa de 1934
em repusália ao pouco comparecimento dos europeus na competição de 1930.
- A
Copa de 1938
foi marcada pela proximidade do início da Segunda Guerra. A Aústria tinha sido anexada pela Alemanha e seus jogadores tiveram que jogar pela seleção alemã.
- Em
1950, Copa no Brasil
, acontecimentos inesperados aconteceram nas eliminatórias. Portugal recusou-se a competir em sua ex-colônia e a Índia por seus atletas não poderem jogar descalços.
-
Em 1930
, no jogo Argentina X Uruguai, as duas seleções não chegavam a um acordo quanto ao uso da bola. Como se estivesse lidando com crianças pequenas, a FIFA interveio decidindo que o primeiro tempo seria jogado com uma bola argentina e o segundo tempo, com uma bola uruguaia.
-
Em 1942 e 1946
as Copas do Mundo não foram realizadas por causa da Segunda Guerra Mundial. → Os alunos, neste momento, são levados a uma reflexão sobre os grandes momentos da história, onde no mundo não havia paz, e portanto, não aconteceram esses campeonatos, que são um exemplo de união dos povos, pois seria um paradoxo isso ocorrer.
- As 16 seleções africanas,
em 1966
retiraram-se do torneio, como forma de protesto, pois a FIFA determinou que Ásia e África disputariam entre si uma única vaga para a Copa.
-
Em 1994
, duas seleções foram proibidas pela FIFA de participarem das eliminatórias da Copa: Chile e Iugoslávia.
- Alemanha Ocidental e França marcaram um jogo cheio de incidentes e sem tranquilidade,
na Copa de 1982
. Para parar uma jogada, um jogador alemão acertou um jogador da França com um pontapé na altura do pescoço, deixando-o inconsciente. Ele foi retirado do campo sem os dentes da frente e com a mandíbula e algumas vértebras quebradas. Para surpresa de todos, o jogador alemão não recebeu punição alguma e ainda foi premiado com um tira de meta. O jogo foi decidido nos pênaltis.
- A Copa de 1978
foi acusada de jogos e fraudes combinados. A Argentina teve um golpe militar que depôs da presidência Isabelita Perón. Muitos países ficaram em dúvida quanto a participar ou não da competição, entre elas, a Holanda, que acabou participando, mas sem o craque Cruyff, que se recusou a viajar.
-
Em 1982
, no jogo da França contra o Kuwait, o time do Oriente Médio ameaçou abandonar o jogo após falharem e a França marca um gol. Alegraram terem ouvido um apito, mas ele tinha vindo da arquibancada, não do árbitro. Os ânimos se exaltaram e até o Príncipe Fahad se envolveu. Por fim, o juiz resolveu anular o gol e os franceses se revoltaram.
- Pela primeira vez, desde 1938, a Alemanha disputava a Copa do Mundo como uma nação unificada e a Rússia comemorava, por outro lado, a queda da União Soviética. Isto aconteceu
na Copa de 1994
.
-
Na Copa de 1990
, a Argentina foi para a final com a Alemanha Ocidental. Este jogo foi marcado por ter sido o primeiro onde houve dois cartões vermelhos numa final. Os jogadores expulsos eram da seleção argentina.
Fonte da imagem:http://www.recados-online.net/Copa-do-Mundo-2010_12257.htm