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Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha - Substantivo próprio e comum

Autor e Co-autor(es)

Sandra Maria Rocha de Arruda imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-identificar as palavras que dão nomes às coisas

-reconhecer nome próprio e comum

-utilizar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

O professor leva para a sala de aula dois elementos referentes à história: um martelo e um marmelo. Pergunta para os alunos se conhecem esses elementos e para que servem. Espera-se que todos os alunos conheçam o martelo.

O professor distribui um pedacinho de marmelo para as crianças degustarem e pergunta que gosto tem, se é saboroso. As crianças provam e percebem que se trata de um doce.

O professor apresenta duas fichas com as palavras referentes aos elementos explorados e pergunta que diferença há entre elas:

  MAR T ELO                                             MAR M ELO

As crianças percebem que somente uma letra modifica a palavra e seu significado.

O professor apresenta a ficha com a palavra MAR C ELO e pede que as crianças também façam as suas observações.

Neste momento, o professor, com a turma em roda, revela que vai contar uma história que se chama: Marcelo, Marmelo, Martelo.

Conforme fala as palavras do título, apresenta as fichas com os respectivos nomes.  

Conte a história de Marcelo, um menino que queria mudar o nome das coisas. Ao final da história, apresente o livro e informe aos alunos o autor e o ilustrador.  

http://www2.uol.com.br/ruthrocha/home.htm

Lembrar que o autor e o ilustrador são as pessoas que fazem e refazem as histórias. Que há um processo de elaboração em partes e em forma de vai e vem. 

Faça uma interpretação oral e coletiva, recordando as personagens, suas ações, o problema de Marcelo e como foi  resolvido.

O professor explora a história com as crianças:

- E você, gostaria de mudar o seu nome? Por quê?

Cada criança recebe duas tiras de papel, uma para escrever o seu nome e a outra para escrever o nome que gostaria de ter, caso deseja mudar de nome.

O professor recolhe as tiras que serão utilizadas na etapa posterior.

2º momento:

Jogo de caça aos nomes I

O professor divide a turma em grupos e entrega uma prancheta com uma folha de papel ofício e lápis. Marca um tempo e pede que cada grupo procure pela escola palavras que dão nomes.

O professor faz um levantamento com a turma de que nomes podem ser esses: coisas, objetos,pessoas, lugares.

Depois, o grupo retorna para a sala de aula e o professor lista, no quadro, os nomes pesquisados pelos grupos.

Caso se repita alguma palavra, ela será escrita somente uma vez. Aproveite para analisar as palavras repetidas no levantamento da turma. Faça as crianças perceberem que elas são nomes comuns a todos.

O professor analisa com os grupos se todas as palavras podem dar nomes a coisas, objetos e pessoas. Dessa forma, o professor já analisa com o grupo que o substantivo se difere dos verbos, circunstâncias, pronomes, artigos etc.

3º momento

Jogo de caça aos nomes II

O professor já distribuiu anteriormente, pelo pátio da escola e arredores, fichas com nomes próprios e comuns. Ele também pode colocar verbos, circunstâncias, pronomes, artigos para, depois, serem analisados pela turma.

Pede para os grupos que peguem, no tempo de 5 minutos, o maior número de palavras que dão nomes.

Depois, o grupo volta para a sala de aula com as palavras encontradas. O professor lança as perguntas:

- Existem palavras encontradas que não dão nome as coisas? Quais?

- Todas as palavras dão nomes as mesmas coisas?

- Que palavras são próprias de alguém ou de alguma coisa?

- Que palavras são  comuns  a todos?

A turma percebe que existem palavras comuns a todos e próprias a cada um. O professor propõe que essas palavras sejam separadas em dois grupos. Entrega os nomes da turma que foram escritos no 1º momento e sugere:

- Em que grupo esses nomes entrariam?  

O professor, junto com a turma, classifica os grupos de nomes próprios e comuns e registra no caderno as descobertas feitas pelas crianças.

Recursos Complementares

Livro: Marcelo, Marmelo Martelo e outras histórias - Ruth Rocha - Editora Salamandra

  http://www.submarino.com.br/produto/1/70843/marcelo,+marmelo,+martelo   

Avaliação

Avalie as respostas dadas pelos alunos em cada atividade: reconhecer as palavras que dão nomes, classificar nomes próprios e comuns, utilizar as novas descobertas para realizar os desafios nas atividades propostas.