Portal do Professor

Início do Conteúdo

ESTUDO DOS CASOS DE CONGRUÊNCIA DE TRIÂNGULOS

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

Maria de Fatima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

     Reconhecer triângulos congruentes e os casos de congruência de triângulos.

     Construir triângulos com base nos casos de congruência.

Duração das atividades

DUAS AULAS DE 50 MIN CADA

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Classificação de triângulos

Estratégias e recursos da aula

Professor, como motivação, exiba a imagem contida no site http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/foster-and-partners-escritorios-da-16-03-2005.html  

 Se possível seria interessante que em uma aula anterior você sugerisse que os alunos pesquisassem imagens contendo o uso de triângulos na arquitetura.

Exiba, ou desenhe no quadro, as imagens contidas no site   http://www.colegioweb.com.br/matematica/criterios-de-congruencia-   

e estude, junto com os alunos, os três casos de congruência de triângulos.  

Atividade 1

Exiba o vídeo de construção de um triângulo congruente usando a propriedade LAL (http://www.youtube.com/watch?v=Be10OFgOWyA) ou faça a construção no quadro utilizando os instrumentos de desenho. Apartir daí os alunos devem deduzir os processos de construção para triângulos congruentes LLL e ALA, descrevendo o processo de construção. Peça então, que desenhem um triângulo qualquer e façam as três construções, utilizando o material de desenho geométrico (régua e compasso). 

Atividade 2

Entregue aos alunos uma folha contendo uma malha triangular e observe que todos os triângulos são congruentes. Peça que criem um painel decorativo.

http://math.rice.edu/~lanius/images/triangle.gif  

Atividade 3

Atividade utilizando o software Geogebra, disponível no site: http://www.geogebra.org/cms/  

Os alunos devem reproduzir o painel decorativo feito na malha triangular. Para isso devem usar as ferramentas:

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie a aula pelas atividades de construção com os instrumentos de desenho e no geogebra, observando os seguintes aspectos:

 Reconhecem triângulos congruentes e os casos de congruência de triângulos.

 Constroem triângulos com base nos casos de congruência.

Solucionam problemas gráficos envolvendo congruência de triângulos.