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Poesia : Convite - Jos? Paulo Paes - Cria??o de uma poesia a partir de outra poesia

Autor e Co-autor(es)

Sandra Maria Rocha de Arruda imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Dan?a: Apreciar e dan?ar
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Pontua??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-reconhecer a estrutura textual de uma poesia

-utilizar concordância verbal e nominal

-construir um texto poético

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-identificação de um texto poético

-ordenação de ideias de um texto

-percepção da função dos sinais de pontuação

Estratégias e recursos da aula

1º momento:

Apagar a luz e criar, na sala de aula, um ambiente acolhedor com uma música instrumental ao fundo ou de sons da natureza e objetos como lua, sol, estrelas, caixinha de música, coração de pelúcia, relógio, um livro de poesia, um quadro de Monet ou de um pintor da sua escolha e tudo mais que a sua imaginação mandar. É importante que o ambiente deixe as emoções das crianças fluírem.

Fonte: 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet  

http://lizkasper.blogspot.com/2008_12_01_archive.html  

http://unawe.passeiopeloceu.org/estacoes.html  

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63220.shtml    

http://reverberaquerida.blogspot.com/2008/10/flower-by-kenzo.html 

http://teresamyblog.blogspot.com/2010_01_01_archive.html 

http://oimpressionismo.wordpress.com/  

Peça que as crianças pensem em todas as emoções que a música traz e o que ela faz lembrar. 

Neste momento, a luz é acesa, o professor senta com a turma em roda e coloca no centro plaquinhas com palavras e desenhos que demonstre algumas emoções.

Sugiro que nas placas tenham as palavras amor, tristeza, alegria,calor e  nos desenhos coração, bomba, carinha sorriso e tudo mais que você imaginar e puder representar a expressão das emoções.

O professor pede que, a criança que desejar, fale sobre o que lembrou ou sentiu ou utilize as plaquinhas para expressar suas emoções.

Depois, lê um poema para a turma. Sugiro “Os poemas” de Mario Quintana:

Os poemas são pássaros que chegam

não se sabe de onde e pousam

no livro que lês.

Quando fechas o livro, eles alçam voo

como de um alçapão.

Eles não têm pouso

nem porto

alimentam-se um instante em cada par de mãos

e partem.

E olhas, então, essas tuas mãos vazias,

no maravilhado espanto de saberes

que o alimento deles já estava em ti...

Os alunos também utilizarão as plaquinhas levantando, no final ou no momento que quiser do poema, para falar de suas emoções. É importante ressaltar que no momento que o aluno levanta a plaquinha, ele expressa a sua emoção dentro do poema, sem interromper a leitura do mesmo.

O professor entrega um óculos de plástico (encontrado nos magazines populares) para as crianças e explica que esse óculos o faz enxergar a grandeza da vida como ninguém. As crianças colocam o óculos e olham o mundo com o olhar de um poeta, onde surgirão imagens indescritíveis.

O professor entrega uma folha de papel para cada criança escrever e desenhar as suas imagens (é um poema!). Esses poemas ficarão expostos na sala de aula no varal de poesias da turma.

2º momento:

Selecione alguns poemas para serem distribuídos pela turma. Apresente os livros de onde foram tirados os poemas e comente sobre os poetas, em uma breve e interessante biografia.

Peça para as crianças, em grupo, escolherem um poema e criar sons para eles (com os pés, com a boca ou com instrumentos musicais trazidos pelo professor ou pelas crianças). Uma outra sugestão é o professor ler uma poesia e as crianças criarem o som ou integrar poesia, som e movimento.

Caçada à Poesia

A turma, já dividida em grupos de 4 ou 5 alunos, receberá uma rede para uma caçada diferente. Cada grupo terá que caçar um “saquinho poético” que estarão escondidos no pátio da escola. No saquinho terá a poesia “Convite” de José Paulo Paes desmembrada, recortada em palavras e pontuações.     

Convite

Poesia

é brincar com as palavras

como se brinca

com bola, papagaio, pião.   

Só que bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.   

As palavras não:

quanto mais se brinca

com elas

mais novas ficam.   

Como a água do rio

que é água sempre nova.   

Como cada dia

que é sempre um novo dia.   

Vamos brincar de poesia?

3º momento:

Depois que todos os grupos encontrarem os saquinhos poéticos, o professor reunirá esses grupos no pátio e fará a seguinte proposta:

“Os poemas são pássaros que se alimentam em nós...”`É por isso que precisamos libertar esses poemas! Então, vamos libertá-los?

Cada grupo vai abrir o seu saquinho e libertar as palavras, formando um poema com elas.

O grupo receberá uma folha de cartolina ou papel 40 quilos para colar a poesia “construída” por ele.

Antes da construção da poesia, rever com a turma alguns pontos importantes que serão avaliados no final da produção:

-concordância verbal e nominal

-versos contendo ideias completas

-utilização da pontuação adequada

4º momento:

Cada grupo apresentará a sua poesia para a turma.

O professor também poderá pedir que cada grupo apresente a sua poesia integrando som e movimento.

Os alunos deverão observar a construção do texto poético de cada grupo apresentado através dos pontos destacados anteriormente para a construção do texto.

Então, o professor apresentará a poesia original e as crianças descobrirão que a original é bela, mas as delas também.

Após a construção da poesia, pedir que cada grupo ilustre e, depois toda a turma monte um mural com um título bem criativo.

Recursos Complementares

-Livro “Poemas para Brincar” – Coleção Poesia para Crianças – José Paulo Paes – Editora Ática

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=429 

- Livro Esconderijos do Tempo - Mario Quintana - Editora Globo

http://www.revista.agulha.nom.br/quinta.html 

http://www.paralerepensar.com.br/m_quintana.htm 

Avaliação

Realizada pela turma, após a leitura de cada grupo, que deverá verificar se a construção apresentou concordância verbal e nominal, pontuação adequada e coerência no texto poético.