Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Dan?a: Apreciar e dan?ar |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Pontua??o |
-reconhecer a estrutura textual de uma poesia
-utilizar concordância verbal e nominal
-construir um texto poético
-identificação de um texto poético
-ordenação de ideias de um texto
-percepção da função dos sinais de pontuação
1º momento:
Apagar a luz e criar, na sala de aula, um ambiente acolhedor com uma música instrumental ao fundo ou de sons da natureza e objetos como lua, sol, estrelas, caixinha de música, coração de pelúcia, relógio, um livro de poesia, um quadro de Monet ou de um pintor da sua escolha e tudo mais que a sua imaginação mandar. É importante que o ambiente deixe as emoções das crianças fluírem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Claude_Monet
http://lizkasper.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
http://unawe.passeiopeloceu.org/estacoes.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u63220.shtml
http://reverberaquerida.blogspot.com/2008/10/flower-by-kenzo.html
http://teresamyblog.blogspot.com/2010_01_01_archive.html
http://oimpressionismo.wordpress.com/
Peça que as crianças pensem em todas as emoções que a música traz e o que ela faz lembrar.
Neste momento, a luz é acesa, o professor senta com a turma em roda e coloca no centro plaquinhas com palavras e desenhos que demonstre algumas emoções.
Sugiro que nas placas tenham as palavras amor, tristeza, alegria,calor e nos desenhos coração, bomba, carinha sorriso e tudo mais que você imaginar e puder representar a expressão das emoções.
O professor pede que, a criança que desejar, fale sobre o que lembrou ou sentiu ou utilize as plaquinhas para expressar suas emoções.
Depois, lê um poema para a turma. Sugiro “Os poemas” de Mario Quintana:
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
Os alunos também utilizarão as plaquinhas levantando, no final ou no momento que quiser do poema, para falar de suas emoções. É importante ressaltar que no momento que o aluno levanta a plaquinha, ele expressa a sua emoção dentro do poema, sem interromper a leitura do mesmo.
O professor entrega um óculos de plástico (encontrado nos magazines populares) para as crianças e explica que esse óculos o faz enxergar a grandeza da vida como ninguém. As crianças colocam o óculos e olham o mundo com o olhar de um poeta, onde surgirão imagens indescritíveis.
O professor entrega uma folha de papel para cada criança escrever e desenhar as suas imagens (é um poema!). Esses poemas ficarão expostos na sala de aula no varal de poesias da turma.
2º momento:
Selecione alguns poemas para serem distribuídos pela turma. Apresente os livros de onde foram tirados os poemas e comente sobre os poetas, em uma breve e interessante biografia.
Peça para as crianças, em grupo, escolherem um poema e criar sons para eles (com os pés, com a boca ou com instrumentos musicais trazidos pelo professor ou pelas crianças). Uma outra sugestão é o professor ler uma poesia e as crianças criarem o som ou integrar poesia, som e movimento.
Caçada à Poesia
A turma, já dividida em grupos de 4 ou 5 alunos, receberá uma rede para uma caçada diferente. Cada grupo terá que caçar um “saquinho poético” que estarão escondidos no pátio da escola. No saquinho terá a poesia “Convite” de José Paulo Paes desmembrada, recortada em palavras e pontuações.
Convite
Poesia
é brincar com as palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
3º momento:
Depois que todos os grupos encontrarem os saquinhos poéticos, o professor reunirá esses grupos no pátio e fará a seguinte proposta:
“Os poemas são pássaros que se alimentam em nós...”`É por isso que precisamos libertar esses poemas! Então, vamos libertá-los?
Cada grupo vai abrir o seu saquinho e libertar as palavras, formando um poema com elas.
O grupo receberá uma folha de cartolina ou papel 40 quilos para colar a poesia “construída” por ele.
Antes da construção da poesia, rever com a turma alguns pontos importantes que serão avaliados no final da produção:
-concordância verbal e nominal
-versos contendo ideias completas
-utilização da pontuação adequada
4º momento:
Cada grupo apresentará a sua poesia para a turma.
O professor também poderá pedir que cada grupo apresente a sua poesia integrando som e movimento.
Os alunos deverão observar a construção do texto poético de cada grupo apresentado através dos pontos destacados anteriormente para a construção do texto.
Então, o professor apresentará a poesia original e as crianças descobrirão que a original é bela, mas as delas também.
Após a construção da poesia, pedir que cada grupo ilustre e, depois toda a turma monte um mural com um título bem criativo.
-Livro “Poemas para Brincar” – Coleção Poesia para Crianças – José Paulo Paes – Editora Ática
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=429
- Livro Esconderijos do Tempo - Mario Quintana - Editora Globo
Realizada pela turma, após a leitura de cada grupo, que deverá verificar se a construção apresentou concordância verbal e nominal, pontuação adequada e coerência no texto poético.