Portal do Professor

Início do Conteúdo

POLÍGONOS REGULARES

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Reconhecer polígonos regulares pelas suas propriedades.

 Verificar que todo polígono regular é inscritível e circunscritível.

 Deduzir a fórmula do número de diagonais a partir de construções geométricas.

Duração das atividades

DUAS AULAS DE 50 MIN

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

POLÍGONOS

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula mostrando imagens de polígonos regulares inscritos em uma circunferência e mostre para os alunos porque qualquer polígono regular pode ser inscrito e circunscrito.

http://webdelprofesor.ula.ve/nucleotrujillo/alperez/teoria/cap_01a-conceptos_geometricos/04-poligono.htm 

http://www.mundoeducacao.com.br/matematica/poligonos-inscritos-circunscritos.htm 

Divida o quadro em 5 partes e peça a alunos que desenhem cinco polígonos diferentes e que tracem suas diagonais.

Para cada um deles faça os seguintes questionamentos, registrando-os:

Número de vértices do polígono

Número de diagonais que partem de cada vértice

Numero total de diagonais

Por fim, faça a generalização para um polígono de n lados.

http://www.profcardy.com/geodina/nomenclatura.phph 

Atividade 1

Divida a turma em grupos e peça que eles cortem quadrados de cartolina, seguindo um padrão. Cada grupo deverá utilizar mais ou menos uns doze quadrados. Peça para que criem azulejos utilizando polígonos regulares.

As peças devem obedecer às seguintes características:

  • Todas devem ter o mesmo tamanho.
  • Os polígonos devem ser desenhados obedecendo às suas propriedades.
  • Pode haver mais de um polígono por azulejo.
  • Os desenhos devem ser coloridos

Depois de prontos, os alunos devem, utilizando todos os azulejos feitos pela turma, organizarem um mosaico.

http://amatematicaandaporai.blogspot.com/2008_07_01_archive.html 

Atividade 2

Peça aos alunos que construam um octógono regular inscrito em uma circunferência de raio igual a 7 cm, tracem todas as diagonais e depois pintem usando lápis de cor.

Atividade 3

Sugira aos alunos que criem uma estampa para uma camiseta ou a capa de um CD utilizando polígonos.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie a aula pelas atividades propostas, observando se os alunos reconhecem polígonos regulares pelas suas propriedades.