Portal do Professor

Início do Conteúdo

Esculturas de Argila

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 ·  Desenvolver a sensibilidade artística.

·  Desenvolver a criatividade ao criar escultura.

Duração das atividades

1 semana

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pintura, modelagem.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - ARTE DE MOLDAR E ESCULPIR COM ARGILA

 Conversar com as crianças sobre as obras de arte de  artistas que usam a argila como matéria prima. Em seguida, deverá realizar um levantamento sobre o que as crianças sabem acerca da modelagem com argila. Mostre  pedaços de argila para a turma e questione:

  • Alguém sabe o nome desse material que estou segurando?
  • O que é argila? 
  • Conhecem algum objeto feito de argila? 
  •  Para que usamos argila?
  • Que objetos podem ser moldados ou (esculpidos) com esse material?
  • Em sua casa tem algum objeto feito de argila?  
  • O que gostariam de saber acerca da argila?

As respostas e perguntas das crianças devem ser registradas em cartolina.  Contextualize a utilidade da argila no artesanato, mostrando algumas imagens ou vídeos.

Arte um lugar de ser... http://www.youtube.com/watch?v=xmeOpvUE74A&feature=fvwrel

As artesãs das Bonecas de Terracota - http://www.youtube.com/watch?v=baAQrv8agJo&feature=related

 

 

Atividade 2 - MURAL DE GRAVURAS    

Propor a atividade de  pesquisa em jornais, revistas, gravuras de objetos feitos com argila, para montagem de um mural. Orientar as crianças para fazer o recorte  das imagens com as informações sobre a gravura (nome da peça e quem produziu ). Após a etapa de pesquisa e recorte, reunir em roda as crianças para que apresentem as imagens pesquisadas. Em seguida, organizar a colagem das imagens na cartolina, seguindo alguns critérios:

Providenciar revistas, tesouras, colas e cartolinas para a montagem do painel, fita adesiva. 

Atividade 3 - CONHECENDO UM ATELIER

Combinar com as crianças a visita ao atelier de um artista local que trabalhe com argila/cerâmica. Listar com os alunos o que eles irão observar durante a visita. Organizar uma visita com as crianças a um atelier de um artista, para apreciarem suas obras e assistirem como as peças são produzidas. Combinar com as crianças o que desejam perguntar ao artista. Entrar em contato com antecedência com o artista para agendar data, hora, da visita  ao atelier. Solicitar autorização dos pais para a saída das crianças. Ao retornar da visita, as crianças irão registrar através do desenho, os momentos que mais chamaram  a sua atenção na visita ao atelier.

Atividade 4 - MODELAGEM 

Conversar com as crianças sobre o que vão modelar (esculpir). Lembrar com elas as etapas que observaram o artista seguir durante a visita ao o atelier. Listar com eles o material que irão precisar. Providenciar esses materiais com antecedência, argila, jornais para forrar as mesas, palitos, e outros. No dia seguinte, com as obras secas, inicia-se a pintura das peças com tinta guache misturada com cola, quando estiverem prontas, organizar uma instalação para  que outras turmas da escola possam apreciar a produção das crianças.

As mãos criam para que os olhos vejam, aquilo o que a mente imagina e o coração sente!

 

Fonte: http://artenomural.blogspot.com/2010/11/modelagem-com-argila-trabalho-sobre.html

Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá observar se os alunos:

 Demonstram a sensibilidade artística ao comentar as obras apreciadas.

São criativos ao criar sua obra de arte.

valorizam o trabalho dos artesãos.