Portal do Professor

Início do Conteúdo

ÂNGULOS INTERNOS E XTERNOS DE UM POLÍGONO CONVEXO

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Reconhecer e identificar os ângulos internos e externos de um polígono convexo.

 A partir de construções geométricas, deduzir as fórmulas da soma dos ângulos externos e internos de um polígono convexo.

 Resolver problemas gráficos envolvendo ângulos internos e externos de um polígono.

Duração das atividades

DUAS AULAS DE 50 MIN

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

ÂNGULO

POLÍGONO CONVEXO

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula propondo uma atividade exploratória.

Atividade 1

Entregue aos alunos uma folha com quatro polígonos desenhados e peça que preencham a seguinte tabela:

Número de vértices do polígono

polígono convexo

Maior número de triângulos possíveis que podem ser construídos a partir de um dos vértices

Soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo

Soma das medidas dos ângulos internos dos polígono

A partir daí, estimule-os para que cheguem a conclusão da fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono.

Sabendo que a soma do ângulo interno com o ângulo externo adjacente mede 180 graus, demonstre a fórmula da soma dos ângulos externos.

http://www.colegioweb.com.br/matematica/soma-dos-angulos-externos

-  

Atividade 2

Proponha a criação de móbiles, utilizando polígonos estrelados. Para esta atividade divida a turma em grupos onde cada grupo deverá produzir estrelados com 7, 8 e 9 vértices.

Defina com eles o que são polígonos estrelados. Peça para que encontrem todas as soluções possíveis para cada número de vértices.

http://artedemaocheia.blogspot.com/2009/06/evt-poligonos-estrelados.html 

http://www.mat.uel.br/geometrica/php/img/gif/dg_p/aula11/ex5/21.gif 

Atividade 3

Peça aos alunos que pesquisem imagens ou tirem fotos de polígonos encontrados na natureza ou em situações do cotidiano.

http://olhares.aeiou.pt/geometria_da_natureza_foto2299469.html

Ao final de todas as atividades, organize uma exposição. 

Recursos Complementares

Avaliação

Avalie a aula pelas atividades propostas, observando se os alunos:

  • Reconhecem ângulos internos e externos.
  •  Deduzem de soma dos ângulos internos e externos.
  • Aplicam os conhecimentos de ângulos internos e externos em construções geométricas.