Portal do Professor

Início do Conteúdo

Poesias: Interpretação, leitura e entonação

Autor e Co-autor(es)

Mariane Patrícia Madeira Lopes imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •   Ler e interpretar textos poéticos;
  •   Desenvolver fluência na leitura com ritmo e entonação;
  •   Escrever poesias, com ênfase na organização, estrutura e rimas.

Duração das atividades

Seis aulas de aproximadamente 40 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Poesias exigem que a criança faça uma leitura e interpretação diferenciadas de textos. Muitas crianças não têm por hábito fazer este tipo de leitura, por isso é importante que o professor(a) incentive este tipo de leitura de forma prazerosa, lúdica e tranquila para que a criança se habitue e tenha prazer em ler e produzir poesias.

ATIVIDADE 1 – OUVINDO POESIAS

  •   Escolha um livro de poesias e, durante alguns dias, ao finalizar a aula, leia uma poesia para as crianças.
  •   Faça uma leitura prévia para que, no momento em que fizer a leitura para as crianças, capriche no ritmo e entonação.   
  •   Antes de realizar a leitura, anuncie que se trata de uma poesia, enuncie o título e o autor(a).
  •   Explique às crianças sobre as rimas, leia trechos da poesia para que as crianças fiquem atentas para as terminações das palavras e a sonoridade, que é fundamental nas poesias.
  •   Se desejar, faça a reprodução da poesia em uma cartolina para ser exposta na sala e utilizada durante a leitura.

Sugestões de livros:

  Poesia e Brincar com Palavras - Leitura de Poema Infantil na Sala de Aula - LIMA, Roberto Sarmento; MAIA, Ângela Maria dos Santos.

  SOLTANDO OS BICHOS / AZUL, Paulinho Pedra - ISBN.

  Poemas para Brincar – PAES, José Paulo. Ed. Ática 1990.

Site de poesias: http://sitedepoesias.com.br/poesias/15060 http://sitedepoesias.com.br/poesias/28088  

Para sistematizar, as crianças deverão realizar a atividade abaixo.

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

(1)   QUAL FOI A POESIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU? ______________________________________________________________________________

(2)   A ESCRITA DA POESIA É DIFERENTE DE OUTROS TEXTOS QUE ENCONTRAMOS NOS LIVROS DE HISTÓRIAS? POR QUÊ?

______________________________________________________________________________   

ATIVIDADE 2- OFICINA DE POESIAS

No site abaixo, existe um link para um programa divertido chamado “Oficina de poesia”.

Acesse-o com as crianças. http://www.divertudo.com.br/ebook/poesia.html 

Depois de realizar a atividade do site, as crianças deverão realizar a atividade abaixo:

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

DEPOIS DE TANTAS POESIAS LIDAS E DE REALIZARMOS UMA ATIVIDADE DE OFICINA DE POESIA, AGORA É O MOMENTO QUE VOCÊ DEVERÁ ESCREVER SUA POESIA. ESCOLHA UM TEMA PARA SUA POESIA. ESCREVA PRESTANDO ATENÇÃO NA ESTRUTURA DAS LINHAS, NAS RIMAS. RELEIA O SEU TEXTO E FAÇA REVISÃO PARA QUE FIQUE UMA POESIA BEM BONITA!                                                       

_______________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

_______________________________________________

 _______________________________________________   

ATIVIDADE 3 – LEITURA E ENTONAÇÃO

Recursos Complementares

Avaliação

Durante a realização das atividades, observe se as crianças:

  • Ouvem e expressam com as poesias com entonação e ritimo
  • Realizam revisão e reescrita dos textos com autonomia. Ou: se orientados, o fizeram?
  • Compreendem o que é poesia, seu sistema métrico e estrutura de rimas.