Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Reconhecimento das vogais entre as letras do alfabeto; Perguntar as crianças os nomes dos coleguinhas que iniciam com uma vogal?; Perguntar onde elas podem visualizar as vogais na sala de aula?
1º momento: Organização da sala
A sala será organizada com as cadeiras em forma de U;
2º momento: Incentivo da aula;
O professor irá informar a hora e convidar as crianças a mergulharem no mundo da tecnologia para conhecer as letrinhas do alfabeto chamadas de vogais, através da música: As Vogais
Composição: Ricardo Reina
Interpretação: Patatí Patatá;
3° momento: Exposição do assunto
Será utilizado o Data Show para mostrar slides de cada vogal, relacionada a um objeto;
4º momento:Atividades
Depois de terem estudado as vogais de forma divertida a professora irá entregar uma folha de papel e tinta guache a cada criança e sugerir que desenhem as vogais com o dedinho no papel;
O professor irá ler e cantar a música com as crianças através do Som e do Data Show;
As crianças irão pronunciar as vogais no microfone;
Para trabalhar a coordenação motora das crianças a professora, juntamente com elas, irá desenhar as vogais no chão, utilizando fita adesiva e depois cada criança irá contorná-las;
E nesse clima de diversão, a professora irá dividir a turma em grupo, dar uma vogal a cada grupo e sugerir que façam uma colagem utilizando materiais como: pétalas de rosa, raspas de lápis, pedacinhos de E.V.A, pedacinhos de papel e bolinhas de papel crepom;
O encerramento da aula será com as crianças cantando e dançando com a música de Patatí Patatá, enquanto apreciam as atividade realizadas.
Quadro branco;
Pincel anatômico;
Lápis grafite, de cor e borracha;
Fita adesiva;
Papel A4
Tinta;
Pendrive;
Notbook;
Data Show;
Caixa amplificada;
Aparelho de som e CD;
Microfone;
Relógio digital de pulso;
Computador e Internet;
Impresora
Sites:
http://www.qualealetra.com.br/p/patati-e-patata/as-vogais.html
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/03/atividades-com-as-vogais-maiusculas.html
http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/2008/06/trabalhando-as-vogais.html
http://amigosdaeducacao.com/atividades-para-educacao-infantil-vogais.html
A avaliação será diagnóstica e formativa a fim de observar se realmente houve aprendizagem significativa por parte das crianças. Para tanto, as crianças serão questionadas para saber se gostaram da aula,quantas conseguiram aprender o assunto, e o que precisa ser melhorado, de modo que o professor possa avaliar a aprendizagem das crianças, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos.