Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vogais Cantadas

Autor e Co-autor(es)

Rejane Edna dos Santos Azev?do imagem do usuário

ACARI - RN ESCOLA MUNICIPAL PROF? TEREZINHA DE LOURDES GALVAO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  •  Revisar as vogais;
  •  Correlacionar as vogais a diversos objetos;
  •  Identificar as vogais na música de Patatí Patatá;
  • Observar e contar quantas letras formam as vogais;
  •  Investigar com quais vogais começam o nome dos coleguinhas;
  •  Memorizar a melodia da música cantarolando;
  • Contornar com o corpo as vogais representadas no chão;   
  • Escrever as vogais no seu caderno;
  • Sentir o espaço ocupado por cada letra;   
  • Exercitar a escrita das vogais

Duração das atividades

4 horas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Reconhecimento das vogais entre as letras do alfabeto; Perguntar as crianças os nomes dos coleguinhas que iniciam com uma vogal?; Perguntar onde elas podem visualizar as vogais na sala de aula?

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Organização da sala

 A sala será organizada com as cadeiras em forma de U;

2º momento:  Incentivo da aula;

O professor irá informar a hora e convidar as crianças a mergulharem no mundo da tecnologia para conhecer as letrinhas do alfabeto chamadas de vogais, através da música: As Vogais

Composição: Ricardo Reina

Interpretação: Patatí Patatá;

3° momento: Exposição do assunto

Será utilizado o Data Show para mostrar slides de cada vogal, relacionada a um objeto;

4º momento:Atividades

Depois de terem estudado as vogais de forma divertida a professora irá entregar uma folha de papel e tinta guache a cada criança e sugerir que  desenhem as vogais com o dedinho no papel;

O professor irá  ler e cantar a música com as crianças através do Som e do Data Show;

As crianças irão pronunciar as vogais no microfone;

Para trabalhar a coordenação motora das crianças a professora, juntamente com elas, irá desenhar as vogais no chão, utilizando fita adesiva e depois cada criança irá contorná-las;

E nesse clima de diversão, a professora irá dividir a turma em grupo, dar uma vogal a cada grupo e sugerir que façam uma colagem utilizando materiais como: pétalas de rosa, raspas de lápis, pedacinhos de E.V.A, pedacinhos de papel e bolinhas de papel crepom;

O encerramento da aula será com as crianças cantando e dançando com a música de Patatí Patatá, enquanto apreciam as atividade realizadas.

Recursos Complementares

Quadro branco; 

Pincel anatômico;  

Lápis grafite, de cor e borracha;

Fita adesiva;

Papel A4

Tinta;

Pendrive;

Notbook;

Data Show;

Caixa amplificada;

Aparelho de som e CD;

Microfone;

Relógio digital de pulso;

Computador e Internet;

Impresora

Sites:

http://www.qualealetra.com.br/p/patati-e-patata/as-vogais.html

http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/03/atividades-com-as-vogais-maiusculas.html

http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/2008/06/trabalhando-as-vogais.html

http://amigosdaeducacao.com/atividades-para-educacao-infantil-vogais.html

Avaliação

A avaliação será diagnóstica e formativa a fim de observar se realmente houve aprendizagem significativa por parte das crianças. Para tanto, as crianças serão questionadas para saber se gostaram da aula,quantas conseguiram aprender o assunto, e o que precisa ser melhorado, de modo que o professor possa avaliar a aprendizagem das crianças, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos.