Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Adotar atitudes de respeito com o pr?ximo. Perceber a import?ncia de ter um bom conv?vio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais s?o as conseq??ncias de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.
Para contextualizar o assunto, o professor (a) poder? elaborar previamente pequenas cenas que expressem a??es de bullying na escola. Na forma de dramatiza??o, os alunos separados em grupos, ter?o que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento n?o h? necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo ? promover uma discuss?o e reflex?o acerca dos atos de viol?ncia, humilha??o e persegui??o ocorridas no cotidiano escolar.
Ap?s as apresenta??es, o professor (a) poder? levantar alguns questionamentos:
A partir deste momento o professor (a) poder? apresentar o termo BULLYING. Explicando o significado deste termo. Segue sugest?o de conceitua??o da palavra:
Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poder? criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:
Poder? solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.
Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poder? previamente apontar algumas quest?es, mas ? importante que os alunos tamb?m participem da constru??o destas quest?es que dever?o ser trabalhadas na instrumentaliza??o. Abaixo algumas sugest?es:
A instrumentaliza??o ? o caminho pelo qual o conte?do sistematizado ? posto ? disposi??o dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorpor?-lo, transformem-no em instrumento de constru??o pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).
O material ?Cartilha sobre Bullying? poder? ser reproduzido e trabalhado com os alunos. O professor far? leitura com todo o grupo e poder? explicar cada situa??o.
Material dispon?vel em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf
O professor (a) apresentar? para a turma imagens que representam bullying na esco la (sugerimos utilizar projetor multim?dia):
Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situa??o. Esta atividade possibilitar? ao professor identificar como cada aluno compreende o assunto em quest?o.
Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situa??es de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poder? ilustrar uma situa??o, seja de v?tima, do agressor, testemunha, etc. Esses cartazes poder?o ficar em exposi??o em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.
A pr?tica social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situa??o a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de a??o que especifique, com base no conte?do trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, far? em sua pr?tica di?ria, em seu cotidiano. ? um compromisso assumido pelo aluno, que poder? ocorrer dentro da pr?pria escola, como tamb?m em casa com seus colegas e vizinhos.
Esta aula est? baseada na proposta did?tica elaborada pelo professor Jo?o Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma did?tica para a pedagogia hist ?rico-cr?tica.
GASPARIN, Jo?o Luiz. Uma Did?tica para a Pedago gia Hist?rico-Cr?tic a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
Cartilha Bullying dispon?vel em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19
V?deo sobre Bullying: http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM
Webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_izquierda_w.php?id_actividad=1717&id_pagina=1
Sugerimos alguns crit?rios norteadores para a avalia??o: