Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bullying n?o ? brincadeira!

Autor e Co-autor(es)

Suelen Fernanda Machado imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCA??O

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Adotar atitudes de respeito com o pr?ximo. Perceber a import?ncia de ter um bom conv?vio social, de conhecer valores e regras. A aula pretende esclarecer: O que significa bullying. De que maneiras o bullying pode acontecer na escola. Quais s?o as conseq??ncias de quem pratica e de quem sofre bullying na escola. Como colaborar com a escola para que este problema seja superado.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor pode ter trabalhado previamente quest?es relativas ? viol?ncia no mundo, guerras no mundo. Porque elas acontecem? Demonstrando que pequenas guerras ocorrem tamb?m em nosso cotidiano, e que muitas vezes est?o relacionadas ? nossa atitude perante a sociedade.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/pratica_social.gif

Para contextualizar o assunto, o professor (a) poder? elaborar previamente pequenas cenas que expressem a??es de bullying na escola. Na forma de dramatiza??o, os alunos separados em grupos, ter?o que representar para toda a turma as cenas descritas pelo professor (a). Neste momento n?o h? necessidade de apresentar o conceito "bullyng" ainda, pois o objetivo ? promover uma discuss?o e reflex?o acerca dos atos de viol?ncia, humilha??o e persegui??o ocorridas no cotidiano escolar.

Ap?s as apresenta??es, o professor (a) poder? levantar alguns questionamentos:

  • Essas atitudes s?o comuns em nossa escola?
  • Algu?m j? presenciou alguma cena como essa, seja em sala de aula, no p?tio, ou no recreio?
  • Como isso aconteceu?
  • Algu?m j? foi v?tima de a??es como est? em nossa escola?

undefined

A partir deste momento o professor (a) poder? apresentar o termo BULLYING. Explicando o significado deste termo. Segue sugest?o de conceitua??o da palavra:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Apresentacao1.jpg

Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml

 Para significar o conceito de Bullying o professor (a) poder? criar uma tabela no quadro negro, evidenciando todas as palavras que representam o termo Bullying:

data/img-4

Poder? solicitar ainda que os alunos completem essa tabela sugerindo termos que eles acreditam representar bullying na escola.

Neste momento outras questionamentos devem ser elaborados sobre Bullying, o professor poder? previamente apontar algumas quest?es, mas ? importante que os alunos tamb?m participem da constru??o destas quest?es que dever?o ser trabalhadas na instrumentaliza??o. Abaixo algumas sugest?es:

  • O que significa Bullying?
  • O que significa ser v?tima de bullying?
  • O que significa ser agressor (aquele que pratica bullying)?
  • O que significa ser testemunha do bullying?
  • Quais os tipos de bullying existentes na escola?
  • O que fazer para n?o ser v?tima desse tipo de viol?ncia?
  • Como ajudar meus colegas e minha escola a superar este problema?

undefined

A instrumentaliza??o ? o caminho pelo qual o conte?do sistematizado ? posto ? disposi??o dos alunos para que o assimilem e o recriem e, ao incorpor?-lo, transformem-no em instrumento de constru??o pessoal e profissional (Gasparin, 2007, p.53).

O material ?Cartilha sobre Bullying? poder? ser reproduzido e trabalhado com os alunos. O professor far? leitura com todo o grupo e poder? explicar cada situa??o.

Material dispon?vel em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf

undefined

O professor (a) apresentar? para a turma imagens que representam bullying na esco la (sugerimos utilizar projetor multim?dia):

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/Bullying.jpghttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/2147/imagens/fight.jpgundefinedundefined

Solicitar que cada aluno selecione uma figura (um caso de bullying) e construa um texto ilustrando aquela situa??o. Esta atividade possibilitar? ao professor  identificar como cada aluno compreende o assunto em quest?o.

undefined

Sugerimos que os alunos, divididos em grupos, criem cartazes que ilustrem as situa??es de bullying na escola. Bem como, frases que retratam o tema. Cada grupo poder? ilustrar uma situa??o, seja de v?tima, do agressor, testemunha, etc. Esses cartazes poder?o ficar em exposi??o em sala de aula, ou espalhados por toda a escola.

undefined

A pr?tica social final pretende evidenciar uma nova postura do aluno diante a situa??o a qual se depara. Neste caso, sugerimos que seja elaborado com a turma um plano de a??o que especifique, com base no conte?do trabalhado, o que cada aluno, ou grupos de alunos, far? em sua pr?tica di?ria, em seu cotidiano. ? um compromisso assumido pelo aluno, que poder? ocorrer dentro da pr?pria escola, como tamb?m em casa com seus colegas e vizinhos.

undefined

Esta aula est? baseada na proposta did?tica elaborada pelo professor Jo?o Luiz Gasparin (UEM) em seu livro: Uma did?tica para a pedagogia hist ?rico-cr?tica.

GASPARIN, Jo?o Luiz. Uma Did?tica para a Pedago gia Hist?rico-Cr?tic a. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

Cartilha Bullying dispon?vel em: http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19

Recursos Complementares

Avaliação

Sugerimos alguns crit?rios norteadores para a avalia??o:

  • Participa??o nas discuss?es e reflex?es a partir das quest?es norteadoras (oralidade);
  • Capricho, criatividade e liga??o com os conceitos trabalhos durante a aula para elabora??o do texto, que poder? ser descritivo ou narrativo (uma situa??o real ou fict?cia);
  • Trabalho colaborativo na cria??o dos cartazes, sugest?o de id?ias, criatividade e integra??o com o grupo;
  • Participa??o efetiva na constru??o do plano de a??o, sugerindo ao menos uma situa??o concreta a ser realizada por ele.