![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Reconhecer as partes das plantas e suas fun??es.
Compreender a import?ncia e o uso das plantas na vida dos seres vivos.
N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.
ATIVIDADE 1: Partes das plantas
1. O professor iniciar? a aula, apresentando a m?sica: Dona ?rvore de Bia Bedran.
?
Dona ?rvore (letra)
Tronco, folha, galhos tem
Fruto e flores e raiz
Dona ?rvore vai bem ? muito feliz
Subir, subir, vamos subir
Sou macaquinho e eu n?o vou cair
*A m?sica poder? ser encontrada no link:
http://www.4shared.com/file/lzRez5Eu/Bia_Bedran_-_1999_-_Dona_rvore.html
Fonte: http://biabedran.com.br/category/cds
?
2. Ap?s a audi??o da m?sica, o professor questionar? os alunos:
- Sobre o que fala a m?sica?
- Quais as partes de uma planta/?rvore s?o citadas na m?sica?
- Al?m das partes da planta citada na m?sica, como: tronco, folha, fruto, flores, raiz, o que falta para a planta estar completa? (sementes).
- A m?sica fala de tronco da ?rvore. Que outro nome ? dado para esta parte da planta? (caule).
- Os galhos fazem parte de que parte da planta? (caule).
?
3. Em seguida, o professor apresentar? fotografias de diversos tipos de ?rvores/ plantas (com frutos, com flores, com frutos e flores, somente com folhas, sem folhas - como cactos), para que as crian?as observem e relatem o que h? em comum e diferente entre as plantas/?rvores das fotografias.
?
4. Dever?, ent?o, explicar que nem todas as ?rvores/plantas possuem todas as partes. Algumas n?o possuem flores, outras n?o possuem frutos e nem folhas. As plantas/ ?rvores que possuem todas as partes (raiz, caule, flor, fruto, folha, semente) s?o chamadas de "plantas completas".
?
5. Ap?s esta breve sistematiza??o realizada pelo professor sobre as partes das plantas, ser?o formados 5 grupos. Cada qual dever? se responsabilizar pela ilustra??o/representa??o de uma das partes da planta. Por exemplo: o grupo 1 desenhar? as flores, o grupo 2 os frutos e as sementes, o grupo 3 o caule e assim por diante. Para esta atividade ? interessante o uso de diferentes tipos de materiais como: cola colorida, diversos tipos de pap?is coloridos, E.V.A., guache, hidrocor, l?pis de cor, folhas secas, serragem, etc.
?
6. Com as ilustra??es prontas e recortadas, os alunos, com o aux?lio do professor, montar?o um painel, compondo uma planta completa. Cada grupo colar? no painel a parte da planta que ilustrou/confeccionou. Pode-se come?ar solicitando que o grupo que desenhou a raiz cole-a no cartaz, em seguida, pede-se ao grupo que confeccionou o caule, para acrescent?-lo na planta e assim por diante, at? a composi??o da planta completa, com todas suas partes (raiz, caule, flor, fruto, folha, semente).
?
ATIVIDADE 2: Fun??es das partes das plantas
1. O professor iniciar? esta segunda etapa, apresentando alguns v?deos relacionados com o tema que est?o trabalhando. Como sugest?o, o professor poder? acessar os seguintes links:
http://www.youtube.com/watch?v=aEzt_S455yk
http://www.youtube.com/watch?v=TiDOccdk_SY
?
2. Em seguida, discutir? com os alunos sobre:
- O que deu origem a uma nova planta? (semente).
- O que a semente precisou para crescer.
- Ap?s o desenvolvimento e crescimento da semente, no que ela se transformou?
- Ela era uma planta completa?
- Quais as partes podem ser observadas na planta da hist?ria?
- Ela n?o tem alguma das partes? (fruto, folhas etc). Quais partes est?o faltando?
- E a planta, como consegue se alimentar, se ela n?o tem boca?
- Por onde entra a ?gua e os sais minerais que ser?o utilizados pela planta em sua alimenta??o?
- Como a planta consegue se manter em p??
- O que a fixa na terra?
- Qual ? parte da planta respons?vel por mant?-la em p??
- A planta respira? Por onde, se n?o tem nariz?
?
* As hip?teses dos alunos dever?o ser registradas em um cartaz.
?
3. Para responder tais quest?es, o professor propor? uma pesquisa sobre as fun??es de cada parte das plantas e, juntamente com os alunos realizar?o experi?ncias, que permitam os alunos visualizar e compreender as fun??es e a import?ncia de cada elemento para o desenvolvimento e sobreviv?ncia da planta.
?
Sugest?es de livros:
B?DOY?RE, Camilla de la (2009).Ciclo de Vida: De Semente a Girassol. S?o Paulo: Zastras.
GRINBERG, Delphine (2008). Experi?ncias: Vamos Plantar. S?o Paulo: Moderna, Cole??o Primeira Ci?ncia.
AZUL, Anabela M.; REIS, Catarina S. e PIMENTA, Maria C.(2007). Da semente ao fruto: ? descoberta do mundo das plantas. Portugal: Sersilito: Empresa Gr?fica.
ARLON, Penelope (2006). ?rvores. S?o Paulo: Caramelo, Cole??o Primeiras Descobertas.
ARLON, Penelope (2006). Plantas. S?o Paulo: Caramelo, Cole??o Primeiras Descobertas.
ANDERSON, Judith e GORDON, Mike (2010). Era uma vez uma semente. S?o Paulo: Editora Scipione, Cole??o Milagres da Natureza.
?
Sugest?es de experimentos:
- O professor, antes da apresenta??o e ao longo do experimento, dever? proceder da seguinte forma:
a. A partir de uma pergunta norteadora, o professor dever? promover uma discuss?o sobre o tema, de modo que os alunos sejam instigados a expressarem suas hip?teses iniciais. Estas dever?o ser registradas em um cartaz, por meio de escrita ou desenho, pelo professor.
b. Realiza??o do experimento, registro e discuss?o dos resultados.
c. Retomada das hip?teses iniciais e compara??o com os resultados obtidos, a fim de refut?-las ou confirm?-las.
d. Sistematiza??o do conte?do, pelo professor
?
Experimento 1: Folhas
Sugest?es de perguntas norteadoras:
Ser? que as plantas transpiram?
Por onde ser? que ela transpira?
?
Materiais:
1. Planta em um vaso, contendo muitas folhas.
2. Saco pl?stico transparente
3. ?gua
4. Regador
5. Um el?stico
?
Procedimentos:
1. Regue a planta com ?gua.
2. Cubra a planta e o vaso com o saco pl?stico transparente e amarre o lado de sua abertura com um el?stico, de modo que nenhum ar pode escapar.
3. Deixe a planta envolta do saco pl?stico de um dia para o outro.
4. Observe o que ocorreu com a planta e o saco pl?stico.
?
Resultado:
O interior do saco pl?stico amanhecer? repleto de got?culas de ?gua, em consequ?ncia da elimina??o desta, pela folha. Na sistematiza??o das informa??es, o professor dever? explicar que a folha ? respons?vel pela respira??o e transpira??o da planta.
?
* Experimentos semelhantes poder?o ser acessados nos seguintes links:
?
?
?
?
Experimento 2: Caule e Raiz
Sugest?es de perguntas norteadoras:
Como as plantas se alimentam se n?o possuem boca?
Por onde entra o alimento das plantas?
Como as plantas levam alimento para todo seu corpo?
?
Materiais:
1. Flor branca (rosa, cravo etc)
2. Corante aliment?cio
3. ?gua
4. Vaso transparente
?
Procedimentos:
1. Despeje ?gua at? metade do vaso.
2. Acrescente algumas gotas de corante aliment?cio na ?gua.
3. Corte o cabo da flor na diagonal. Corte tamb?m, cerca de 5 cm, o caule ao meio.
4. Introduza a flor.
5. Deixe de um dia para o outro
?
Resultados:
As p?talas das flores ficar?o da cor do corante, pois o caule transporta a ?gua colorida por todo o corpo da planta. Na sistematiza??o realizada pelo professor ? importante que ele explique que a ?gua e os nutrientes retirados do solo pela raiz, s?o transportados para todas as partes da planta por meio do caule.
?
Experimentos semelhantes poder?o ser acessados nos seguintes links:
?
?
?
?
?
http://www2.bioqmed.ufrj.br/ciencia/Cravo/cravo.htm
?
Experimento 3: Germina??o - Semente
Sugest?es de perguntas norteadoras:
Qual a fun??o da semente na planta?
Onde as sementes s?o encontradas na planta? (frutos)
Para que servem os frutos?
?
Materiais:
1. Feij?es
2. Copos descart?veis
3. ?gua
4. Algod?o
?
Procedimentos:
1. Cubra o fundo do copo descart?vel com algod?o.
2. Introduza os feij?es e regue-os diariamente.
3. Observe as transforma??es que ocorrer?o com as sementes ao longo dos dias.
?
*Neste experimento ? importante que o professor estimule a observa??o dos alunos ? medida que a semente se desenvolve, chamando a aten??o para o surgimento da raiz, do caule, da raiz etc.
?
Para outras informa?oes e experimentos o professor poder? consultar:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21730
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livromm_III.pdf
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
ATIVIDADE 3: Utilidades das plantas
1. O professor introduzir? a tem?tica acerca da utilidade das plantas para a vida dos seres vivos, com uma discuss?o, na qual poder? questionar os alunos:
- As plantas s?o importantes para n?s, seres vivos?
- O que ela pode nos proporcionar/ ajudar em nosso cotidiano?
- Voc?s costumam comer algum tipo de planta, ou parte dela?
- Al?m da alimenta??o, que outra utilidade as plantas t?m em nossas vidas?
- As plantas podem ser usadas para nos ajudar a se recuperar de alguma doen?a? De que forma?
- Voc?s conhecem alguma planta que pode ser usadas como rem?dio?
- E as nossas roupas, s?o feitas de que material? Este material ? extra?do de alguma planta? Quais?
- Ser? que as plantas tamb?m est?o presentes da fabrica??o de nossas moradias? Onde? (portas, janelas etc)
- E dentro de nossas casas? (m?veis)
- Na nossa higiene, utilizamos algum tipo de produto fabricado por plantas? (sabonetes, perfumes, cosm?ticos, xampus, condicionadores etc)
- O que ser? que podemos encontras na escola que ? fabricado com algum tipo de planta ou parte dela? (papel, l?pis, mobili?rio, livros etc)
?
2. O professor propor? uma pesquisa de modo a responder as quest?es acima. Para a pesquisa, al?m de livros, artigos, revistas etc, os alunos poder?o tamb?m realizar uma entrevista com seus familiares. Pode-se solicitar que tragam figuras de ?rvores, plantas, sementes, caules, frutos, folhas, ra?zes que consumimos. Como tamb?m, objetos produzidos com plantas (tecido, m?veis, produtos de higiene etc)
3. As informa??es trazidas pelos alunos ser?o socializadas em uma roda de conversa e sintetizadas em um cartaz.
?
* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
?
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
?
Nome | Tipo |
---|---|
Ficha plantas 1: respira??o | Experimento pr?tico |
Ficha plantas 5: capilaridade - transporte de nutrientes | Experimento pr?tico |
Ficha plantas 4: germina??o | Experimento pr?tico |
Plantas - atividade 2: De que a semente precisa para germinar? | Experimento pr?tico |
Ficha plantas 2: germina??o | Experimento pr?tico |
Plantas - atividade 1: O que tem dentro da semente? | Experimento pr?tico |
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias para Educa??o Infantil:
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Sites com experimentos:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/
http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: ser? distribu?do massa de modelar para que cada crian?a construa uma planta completa. Em seguida, os alunos, em grupo de 3, far?o uma apresenta??o de suas ?rvores/ plantas para a classe, explicando qual a fun??o de cada uma delas.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.