![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S.M. Silva, Alessandra Arce
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar os alimentos e seus benef?cios ou n?o para nosso organismo;
Ampliar os horizontes e experi?ncias das crian?as;
Estimular a nutri??o saud?vel e conhecimento dos alimentos;
Proporcionar a valoriza??o dos alimentos, bem como de suas diversas formas de preparo;
Entender a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel;
Perceber a necessidade de mudan?a nos h?bitos alimentares;
Ampliar o vocabul?rio;
Identificar os tipos de frutas, legumes e verduras;
Detectar a prefer?ncia alimentar das crian?as;
Agu?ar os sentidos e express?es;
Desenvolver as capacidades de observa??o, compara??o e classifica??o;
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios
Atividade 1: O QUE ESTOU COMENDO?
1. Para introduzir a tem?tica sobre a Alimenta??o ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de leitura, nela apresente ?s crian?as a seguinte literatura:
- VILLELA, Bia. Gato Xadrez no Jardim das del?cias. Editora: Escala.
Fonte: Editora Escala
?
?
2. Ap?s a leitura e dinamiza??o da hist?ria, em uma roda de conversa fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a provocar a socializa??o de seus conhecimentos sobre a tem?tica da aula e as impress?es causadas a partir da hist?ria contada. Sugerem-se, para isso, as seguintes quest?es:
- Quais os alimentos o Gato Xadrez encontra?
- O que cada um deles conta para o Gato?
- Quais destes alimentos voc?s conhecem?
- Quais destes alimentos voc?s j? experimentaram?
- Quais destes alimentos voc?s gostam mais? Por qu??
- Quais destes alimentos voc?s n?o gostam? Por qu??
?
3. Ainda na roda de conversa, apresente ?s crian?as figuras de diversos alimentos, oriente, ent?o, cada crian?a a selecionar duas figuras: uma de um alimento que gosta muito e outra de um que n?o gosta. Assim, entregue uma folha de papel sulfite para cada crian?a, dividida ao meio, e pe?a para que de um lado cole o alimento que gosta e de outro o que n?o gosta, o que pode ser feito da seguinte maneira:
O alimento que mais gosto: | O alimento que menos gosto: |
? ? ? ? ? ? |
? |
Fonte: Elaborado por Michele Varotto
4. Ap?s a sele??o e colagem das figuras, oriente cada crian?a a mostrar e explicar as que escolheu para o grupo, destacando os motivos de gostarem ou n?o deste alimento.
?
5. A partir da socializa??o e explica??o das crian?as, apresente a seguinte can??o:
?
Fonte: http://www.palavracantada.com.br
FOME COMEPalavra Cantada |
Gente eu t? ficando impaciente A minha fome ? persistente Come frio come quente Come o que v? pela frente Come a l?ngua come o dente Qualquer coisa que alimente A fome come simplesmente Come tudo no ambiente Tudo que seja atraente ? uma forma absorvente Come e nunca ? suficiente Toda fome ? t?o carente Come o amor que a gente sente A fome come eternamente. No passado e no presente ? A fome ? sempre descontente Fome come fome come Se vem de fora ela devora ela devora ela devora (qualquer coisa que alimente) Se for cultura ela tritura ela tritura Se o que vem ? uma cantiga ela mastiga ela mastiga Ela ent?o nunca discute s? deglute s? deglute E se for conversa mole se for mole ela engole Se faz falta no abdome fome come fome come ? Gente eu t? ficando impaciente A fome sempre ? descontente Toda fome ? t?o carente Qualquer coisa que alimente Come o amor que a gente sente come o amor que a gente sente |
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/240281/
?
O clipe pode ser encontrado em: http://www.youtube.com/watch?v=9mccYgybzeU
* ? importante que durante a apresenta??o da m?sica as crian?as sejam chamadas a interagir com a mesma, podendo at? mesmo fazer os gestos que o v?deo dela apresenta.
?
6. Assim, ap?s a apresenta??o da m?sica, fa?a uma nova roda de conversa, e estimule cada crian?a a relatar como s?o suas refei??es e o tipo de alimento que comem. Procure registrar o que cada crian?a destacou.
?
7. A partir das respostas, entregue uma tabela a cada crian?a, nela oriente-as a desenharem os alimentos que fazem parte de sua dieta. Outra sugest?o, ? a partir do que foi relatado pelas crian?as, procure figuras que represente cada um dos alimentos, fa?a a sele??o a partir da anota??o feita no item anterior, assim, ao entregar a tabela junto d? as figuras para que as crian?as possam colar e colorir. Um exemplo de tabela pode ser:
Refei??es | Alimentos |
Caf? da manh? | Figuras |
Almo?o | Figuras |
Lanche da tarde | Figuras |
Jantar | Figuras |
Fonte: Elaborada por Michele Varotto
?
?
8. A partir da tabela preenchida por cada crian?a, construa uma tabela coletiva, destacando os principais alimentos mais consumidos em cada refei??o pela turma toda. Com esses dados, pode-se tamb?m, fazer um gr?fico representando a quantidade de alunos que gostam de cada alimento citado, ou ainda, qual ? o mais e menos consumido em cada refei??o.
Para isso, imprima uma tabela contendo a quantidade de linhas e colunas necess?rias, pode-se colocar uma linha representando cada crian?a. Por exemplo:
Refei??o: Caf? da Manh?:
Fonte: Elaborado por Michele Varotto
?
*Ao inv?s de escrever o nome dos alimentos, pode-se utilizar figuras para representa-los.
?
9. Com o gr?fico pronto, apresente ?s crian?as diversas quest?es de modo a estimula-las a interpreta??o do mesmo, para isso, sugerem-se:
- Qual ? o alimento mais consumido no caf? da manh?? E no Almo?o? E no Jantar?
- De qual alimento a turma gosta menos?
- Quais os alimentos s?o consumidos igualmente em cada uma das refei??es? E comparando todas?
- De acordo com cada um dos gr?ficos, a alimenta??o nossa est? saud?vel? O que voc?s acham?
- O que precisamos comer mais que n?o aparece ou aparece muito pouco nos nossos gr?ficos?
?
10. A partir da constru??o dos gr?ficos e interpreta??o feita pela turma, construa com as crian?as uma Pir?mide alimentar. Para isso, antes de constru?-la verdadeiramente, pode-se utilizar os seguintes recursos:
- Zuzubal?ndia ? Pir?mide dos Alimentos
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=0fO5rwUO-cY
- Aprenda a comer com Dr. Cenoura
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3IyErcFfLpQ
- Comer Brincando
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Uc10PV_-J7c
- Sid o Cientista: Quero Bolo
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WUnig_lAjF8
- ANDRADE, Samantha C. de; VIEIRA, Viviane L. Por Que Alimentar-se Bem?Editora: Papagaio.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
- Jogo: O livro da Boa Sa?de
Dispon?vel em: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/o-livro-da-boa-saude/
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
- Salientamos a import?ncia de que o professor ao entrar em contato com este material, possa utiliz?-lo da melhor forma, adaptando-o ? faixa et?ria de seus alunos.
?
11. A partir da apresenta??o de um ou mais recursos, instigue as crian?as a constru?rem uma pir?mide alimentar, a mesma pode ser feita com os alimentos de verdade, da seguinte maneira:
a- Com uma fita adesiva fa?a o desenho da pir?mide alimentar no ch?o;
b- Em um papel cart?o escreva o grupo de alimentos existentes, solicitando sempre a ajuda das crian?as para a separa??o dos grupos, bem como a sele??o dos locais em que ficam. Depois cole ao lado dos blocos da pir?mide;
c- Depois pegue diversos alimentos como: farinha; p?es; cereais; frutas; legumes; latic?nios, carnes; ovos; doces; a??cares; ?leos; gorduras; etc. e oriente ?s crian?as para os colocarem nos grupos corretos;
d- Quando a pir?mide estiver pronta, estimule os alunos a observarem a mesma, e em uma roda de conversa, fa?a um debate sobre os principais ideias que foram apresentadas, sobre o que representa a pir?mide e sua import?ncia.
?
Atividade 2: CONHECENDO OS ALIMENTOS SAUD?VEIS...
1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir dessa introdu??o e investiga??o sobre os alimentos consumidos pelas crian?as ? hora de conversar e discutir com elas a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel. Para isso, inicie essa atividade com a leitura e dinamiza??o da seguinte literatura:
- FOOT, Newton. Combust?vel para meu corpo. Editora: Escala.
Fonte: Editora Escala
2. Ap?s a leitura, em uma roda de conversa, retome com as crian?as os principais conceitos apresentados na hist?ria, dentre eles:
- Qual ? o principal combust?vel de nosso corpo?
- Onde os encontramos?
- Quais s?o os melhores?
?
3. Entregue para cada crian?a uma folha com diversos desenhos de frutas; verduras e/ou legumes e pe?a para que coloram de acordo com as cores reais dos alimentos.
?
4. Com isto, apresente os diversos alimentos ?s crian?as, podendo-se utilizar os seguintes experimentos:
4.1 ? Cobra-cega: Ser? que eu conhe?o esse alimento?
Objetivos:
- Identificar os diferentes alimentos a partir dos sentidos.
Materiais:
- Frutas e legumes cozidos;
- Saco pl?stico ou de pano;
- Faixa para vendar os olhos;
Procedimentos:
- Divida as crian?as em grupos de 4 ou 5 alunos;
- Coloque as frutas e legumes no saco;
- Escolha uma crian?a por rodada e vende os olhos dela;
- Tire um dos alimentos do saco, aleatoriamente, e mostre para o restante do grupo pedindo segredo;
- Primeiro aproxime o alimento para que a crian?a vendada sinta seu odor, e veja se ela consegue adivinhar; (se conseguir, o grupo que pertence ganha 3 pontos)
- Caso n?o consiga, v? para a segunda tentativa, e deixe que a crian?a vendada coma um peda?o deste alimento, neste momento pe?a para relatar o sabor (doce, amargo, azedo, salgado) e se gostou ou n?o. Ap?s isto, questione-a sobre qual ? o alimento. (se conseguir, o grupo que pertence ganha 2 pontos).
- Ainda n?o conseguindo, v? para terceira e ?ltima chance, deixe a crian?a segurar o alimento, procure ir questionando o que ela sente. Ap?s isto, questione-a sobre qual ? o alimento. (se conseguir, o grupo que pertence ganha 1 ponto).
- Ao final, vencer? o grupo que fizer mais pontos.
Resultados:
- Ap?s realizar a brincadeira, em uma roda de conversa, procure conversar com as crian?as sobre os diferentes alimentos que provaram. Deixe claro, a import?ncia de antes de adotarmos pr?-conceitos sobre estes, a necessidade de experimentarmos, para sabermos se realmente gostamos ou n?o. Exemplifique com alguns dos alimentos utilizados no experimento.
?
4.2 ? Experimento 2: Jogo da Mem?ria
Objetivo:Identificar as diferentes frutas, legumes e verduras;
Materiais:
- Cartolina;
- Desenhos diversos de frutas, verduras ou legumes;
- L?pis de cor;
- Tesoura e cola.
Procedimentos:
- Em uma folha de papel sulfite imprima ou fa?a o contorno de diferentes duplas de frutas, legumes e/ou verduras;
- Distribua os desenhos entre as crian?as, de modo que cada uma fique respons?vel por colorir uma dupla de alimento;
- Recorte os alimentos em quadrados ap?s serem coloridos, e cole-os na cartolina;
- O jogo da mem?ria est? pronto. Antes de iniciar a brincadeira, explique para as crian?as as regras, pode para ficar mais interativo, fazer um jogo da mem?ria para cada trio de alunos;
- Conforme forem jogando, observe a rea??o das crian?as e pe?a para irem relatando qual ? o alimento; se gostam ou n?o do alimento encontrado; se j? experimentaram; etc.
Resultados:
-Ao final, pode-se fazer uma discuss?o com as crian?as sobre os alimentos que fizeram parte do jogo, retomando alguns que j?, outros que n?o conhecem; e proponha trazer aqueles que ainda n?o experimentaram em pr?ximas aulas para que possam conhecer.
?
4.3 ? Experimento 3: Cara Colorida
Objetivo:Identificar os diferentes alimentos;
Materiais:
- 2 Cartolinas;
- Desenho do rosto de um menino e de uma menina;
- Tesoura e cola;
- Revistas com fotos de alimentos.
Procedimentos:
- Em uma das cartolinas cole o rosto da menina no centro e na outra a do menino;
- Oriente ?s crian?as a procurarem nas revistas alimentos aqueles que acharem interessantes e recortar;
- Depois pe?a para que as meninas colem na cartolina que tem o rosto da menina e os meninos no do menino;
- Deixe que as crian?as escolham por conta pr?pria os alimentos.
Resultados:
- Quando cada cartaz estiver pronto, em uma roda de conversa, questione ?s crian?as sobre os alimentos selecionados. Procure tamb?m, ir induzindo-as a destacarem dos alimentos escolhidos quais s?o os mais saud?veis. Se necess?rio, retome a pir?mide alimentar da aula anterior, para classificar e destacar os alimentos selecionados.
?
*Maiores Informa??es, consulte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/96/artigo211853-1.asp
?
?
5. Ap?s realizar uma e/ou todas a brincadeiras, fa?a uma roda de conversa e discuta com as crian?as:
- De onde v?m esses alimentos?
- Quais s?o os mais saud?veis?
- Onde podemos encontra-los?
?
6. Com massa de modelar, oriente ?s crian?as a reproduzirem cada um dos alimentos que foram encontrados nas brincadeiras acima. Em seguida, com as hip?teses levantadas no item anterior, pe?a para que cada crian?a escolha um ou dois dos alimentos apresentados e desenhe a origem dos mesmos.
?
7. Com os registros das hip?teses das crian?as, apresente uma ou mais das seguintes literaturas:
- MART?, Meritxell; VILLELA, Cristina; BORR?S, Llu?s. As plantas em poucas palavras. Editora: Escala.
Fonte: Editora Escala
?
- MEIRA, Cida. Coisas da Terra. Editora: ?cone.
Fonte: Editora ?cone
?
- STRAUSS, Rochelle. ?rvore da Vida ? A Inacredit?vel Biodiversidade na Terra. Editora: Melhoramentos.
Fonte: Editora Melhoramentos
?
*Ao final da/s hist?ria/s pode-se tamb?m, apresentar a seguinte can??o:
Fonte: http://www.palavracantada.com.br
?
POMARPalavra Cantada |
Banana, bananeira Goiaba, goiabeira Laranja, laranjeira Ma??, macieira Mam?o, mamoeiro Abacate, abacateiro Lim?o, limoeiro Tomate, tomateiro Caju, cajueiro Umbu, umbuzeiro Manga, mangueira P?ra, pereira Amora, amoreira Pitanga, pitangueira Figo, figueira Mexerica, mexeriqueira A?a?, a?aizeiro Sapoti, sapotizeiro Mangaba, mangabeira Uva, parreira Coco, coqueiro Ing?, ingazeiro Jambo, jambuzeiro Jabuticaba, jabuticabeira |
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/
?
- Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QRh7Do562Y8
?
9. A partir das literaturas e m?sicas trabalhadas, estimule ?s crian?as a identificarem os alimentos e suas respectivas ?origens?. Para isso, pode-se fazer a seguinte brincadeira:
- Fa?a uma lista ilustrada de frutas, e conforme v? mostrando ?s crian?as pe?a para que v?o falando o nome de suas respectivas ?rvores.
?
*Uma dica de leitura para dinamizar ainda mais essa atividade ?:
- OBELD, Cesar. Rimas Saborosas. Editora Moderna.
Fonte: Editora Moderna
?
**Outra dica para dinamizar ainda mais essa atividade, ? o trabalho com cantigas de roda que utilizem nomes de alimento como:
- A turma do Seu Lobato: Rock das Frutas
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=D73visXSG38
?
- Doki, descobre as frutas
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=M6Cmy8CQCNU
?
10. Em seguida, em uma roda de conversa, apresente ?s crian?as algumas imagens de ?rvores frut?feras e hortas, para que elas possam visualizar. Procure agu?ar a curiosidade e conhecimentos pr?vios das crian?as, perguntando se j? viram em algum lugar, e as caracter?sticas. Se poss?vel, leve ?s crian?as em alguma horta pr?xima ? escola, e tamb?m em locais que tenham ?rvores frut?feras para que possam conhecer.
?
11. A partir da visita feita, sugira ?s crian?as a planta??o de algumas ?rvores frut?feras na escola, assim como, a constru??o de uma horta. Para isto, em uma roda de conversa questione:
- Como podemos fazer uma horta?
- Onde podemos faze-la?
- Do que iremos precisar?
- O que vamos plantar?
- Como podemos cuidar dela?
- O que vamos fazer com seus alimentos?
?
12. Com as respostas das crian?as, e o aux?lio de diversos materiais como: isopor; tecidos coloridos; palitos de sorvete; terra; cola; tesoura; pap?is diversos e coloridos; massa de modelar; argila; guache; pinc?is; etc. Construa coletivamente uma maquete da horta que ir?o fazer.
?
13. Assim, construa uma mini-horta com as crian?as, a qual pode ser feita da seguinte maneira:
13.1 ? Experimento 5: Construindo uma horta na escola
Objetivos:Aproximar os alunos da natureza;
- Despertar o cuidado com o meio ambiente;
- Trabalhar o ciclo de vida das hortali?as;
- Conhecer a atividade de horticultura;
Materiais:
- Vasinhos e/ou jardineiras (se a escola n?o tiver uma ?rea verde);
- Terra e adubo;
- Sementes variadas;
- Regadores;
- Utens?lios de jardinagem como: pazinhas; rastelos; etc.
Procedimentos:
- Apresente as sementes que ser?o plantadas, ressaltando o nome da hortali?a que origina;
- Solicite ?s crian?as que cavem buracos para que as sementes sejam colocadas;
- Entregue uma semente a cada crian?a e pe?a para que a coloque no buraco e depois tampe com a terra.
- Oriente as crian?as a regarem e a proteger do sol forte.
Resultados:
- Aguce a curiosidade das crian?as sobre os alimentos que brotar?o, e fa?a a colheita dos mesmos. Ap?s a colheita, prepare saladas, com a ajuda das crian?as, com as hortali?as e estimule as crian?as provarem.
?
* Maiores informa??es consulte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/97/artigo213719-1.asp
?
Atividade 3: VAMOS COZINHAR...
?
1. Colocar as crian?as no preparo de seus alimentos, al?m de ajudar na compreens?o dos conceitos que vem sendo discutidos nesta aula, permite agu?ar a curiosidade infantil, fazendo com que estas se sintam chamadas a experimentar/conhecer novos alimentos e a forma de prepara-los. Por isso, neste momento, sugere-se que as crian?as sejam chamadas a cozinhar/preparar seus pr?prios alimentos.
- Assim, em uma roda de conversa, retome com as crian?as os diversos alimentos que foram vistos durante a aula, questione-as sobre o preparo dos alimentos, como: bolos; tortas; etc.
?
2. Em seguida, pe?a para que escolham um alimento de seu agrado e desenhem o processo de preparo do mesmo, de acordo com suas hip?teses.
?
3. Desta forma, construa com as crian?as um caderno de receitas. Para isso, oriente-as a fazerem uma pesquisa em casa com os pais/respons?veis e pessoas da fam?lia, de modo a pedirem receitas que mais gostam.
?
4. Com as receitas em m?os, em uma roda de conversa, pe?a para que cada crian?a apresente as receitas trazidas e explique seu preparo. Aproveite esse momento, e apresente o seguinte livro de Receitas:
- IBEP NACIONAL. Dona Benta para Crian?as. Editora: Globo.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
5. Ap?s isto fa?a com as crian?as uma sele??o das receitas que ser?o feitas. Selecione os ingredientes necess?rios. Cuidado apenas com o manuseio dos utens?lios de cozinha. Podem-se dividir as crian?as em grupos de 4 ou 5 alunos, de modo que cada um realize uma receita diferente. Deixe que cada grupo prepare sua receitas, apenas v? orientando, para que as crian?as possam sentir os alimentos e participar do processo. Ao final, no refeit?rio da escola pode-se provar as diversas receitas, ou ainda, fazer uma exposi??o para que os demais colegas de outras turmas experimentem.
?
6. Ao final, construa um painel coletivo destacando com as crian?as as diversas receitas que foram feitas para serem expostas na escola. Para a constru??o do painel s?o necess?rios os seguintes materiais:
- Papel Craft;
- Giz de cera;
- Hidrocor;
- Algod?o;
- Serragem;
- Tinta Guache colorida;
- Tiras de Tecido;
- Placas coloridas de EVA;
- Materiais reciclados;
- Etc.
?
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.
Fonte:http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Corpo humano - atividade 1: Para onde v?o os alimentos que comemos? | Experimento pr?tico |
Corpo humano - atividade 2: O que acontece quando engolimos um alimento? | Experimento pr?tico |
a) Sugest?es de Livros sobre o tema da aula:
AYRES, Fabiana dos Reis. Lili e a Alimenta??o Saud?vel. Editora: Marcio Bandeira.
CHU, Teddy. Do Campo ? Mesa - O Caminho Dos Alimentos. Moderna, Editora.
DISCOVERY KIDS. Doki - Alimenta??o Saud?vel. Editora: Fundamento.
?
b) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
c) Site de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, organize com os alunos uma oficina de culin?ria, na qual os alunos possam explicar a forma de preparo de alguns alimentos para os demais colegas. Podendo, tamb?m, utilizar dos experimentos indicados durante a aula para reproduzirem com as demais turmas.
?
Outra sugest?o? a dramatiza??o da can??o ?Fome Come?- do grupo Palavra Cantada, na qual algumas crian?as podem encenar a m?sica enquanto que as demais, podem ficar respons?veis pelo canto da mesma, utilizando diversos instrumentos musicais feitos com materiais recicl?veis (Algumas sugest?es podem ser encontradas em: (http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html). Ao final, pode-se fazer uma apresenta??o a toda comunidade.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem ? promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.