![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S. M. Silva, Alessandra Arce
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Grandezas e medidas |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
- Reconhecer os diversos tipos de dinossauros existentes;
- Ampliar o vocabul?rio;
- Conhecer as caracter?sticas dos dinossauros;
- Contextualizar o per?odo de exist?ncia dos dinossauros;
- Compreender as caracter?sticas dos r?pteis;
- Comparar as caracter?sticas dos dinossauros com a dos r?pteis;
- Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Atividade 1: Conhecendo os Dinossauros...
1. Para introduzir a tem?tica sobre os Dinossauros ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula com a apresenta??o de um filme relativo ao tema, ou de alguma anima??o que demonstre a tem?tica da aula. Para isso, sugere-se:
1.1 - DINOSSAURO
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
- Informa??es T?cnicas:
?
M?dia: DVD
Regi?o: 4
*Brasil, Austr?lia, Nova Zel?ndia, M?xico, Am?rica Central, Am?rica do Sul
Pa?s de Produ??o: Estados Unidos
G?nero: INFANTIL
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: PORTUGU?S
Dublagem: INGL?S - DOLBY DIGITAL 5.1
Legenda: INGL?S ? PORTUGU?S
?
**Outros filmes/anima??es que podem ser utilizados s?o:
DINOTREM - UM GRANDE DINOSSAURO
M?dia: DVD
Regi?o: 4
*Brasil, Austr?lia, Nova Zel?ndia, M?xico, Am?rica Central, Am?rica do Sul
Ano de produ??o: 2011
Pa?s de Produ??o: Estados Unidos
G?nero: INFANTO-JUVENIS-ANIMA??O/DESENHO
Dura??o: 90
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: PORTUGU?S
Dublagem: INGL?S -
Legenda: PORTUGU?S
?
- DINOTREM - DINOSSAUROS EM FESTA + OVO SURPRESA
M?dia: DVD
Regi?o: 4
*Brasil, Austr?lia, Nova Zel?ndia, M?xico, Am?rica Central, Am?rica do Sul
Pa?s de Produ??o: Estados Unidos
G?nero: INFANTIL
Dura??o: 110
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: INGL?S
?
- DINOTREM
M?dia: DVD
Regi?o: 4
*Brasil, Austr?lia, Nova Zel?ndia, M?xico, Am?rica Central, Am?rica do Sul
Ano de produ??o: 2009
Pa?s de Produ??o: Estados Unidos
G?nero: INFANTO-JUVENIS-ANIMA??O/DESENHO
Dura??o: 110
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: INGL?S
Dublagem: PORTUGU?S
?
- HARRY E O BALDE DE DINOSSAUROS
M?dia: DVD
Regi?o: 0
*Brasil, Austr?lia, Nova Zel?ndia, M?xico, Am?rica Central, Am?rica do Sul
Pa?s de Produ??o: Estados Unidos
G?nero: INFANTIL
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: PORTUGU?S
?
?
2. Ap?s a apresenta??o de um ou mais filmes que trabalhem com a tem?tica da aula, divida a classe em duplas, oriente-as a representarem uma das cenas do/s filme/s apresentado/s, utilizando para isto massa de modelar.
?
3. Em seguida, em uma roda de conversa, fa?a algumas quest?es sobre a anima??o apresentada, de modo a despertar ainda mais a curiosidade dos alunos sobre o tema. Para isso, sugerem-se:
- Sobre o que fala o/s filme/s?
- Voc?s conhecem esses animais?
- Em que ?poca ser? que eles viveram?
- N?s podemos encontra-los hoje em dia?
- Algu?m tem algum desses animais em casa?
- Quais s?o suas principais caracter?sticas?
- Onde eles viveram?
- Eles ainda s?o vivos?
- O que ser? que aconteceu com eles?
?
4. Procure registrar as hip?teses dos alunos em um cartaz ou na lousa. Em seguida, apresente uma literatura que discuta sobre a ?poca de viv?ncia desses animais. Para isso, sugere-se o livro:
- LAYTON, Neal. A Hist?ria de Tudo ? Do bigue-bangue at? hoje em divertidas dobraduras. Editora: Companhia das Letrinhas
Fonte: Companhia das Letrinhas
?
5. Com isso, em uma nova roda de conversa, liste com as crian?as as principais informa??es do livro. Para elencar as mesmas, sugerem-se algumas quest?es norteadoras:
- Como o universo apareceu?
- E o nosso Planeta?
- E o sol?
- Quais as primeiras criaturas que apareceram na Terra?
- E quando a Terra se tornou lamacenta? Quem apareceu?
- Quais os dinossauros que surgiram?
- Como eles eram?
- O que aconteceu com eles?
- O que veio depois?
- O que foi acontecendo?
- O que aconteceu com os animais na ?Era do Gelo??
- E depois de 5 milh?es de anos, o que aconteceu?
- E qual ser? o pr?ximo acontecimento da hist?ria?
?
6. Com a retomada das principais quest?es apresentadas por este livro, chame a aten??o das crian?as um pouco mais para os dinossauros, de modo a comprovar ou a refutar suas hip?teses sobre o tempo de vida destes. Assim, construam um cartaz coletivo, neste destaque como era o mundo no tempo em que viviam os dinossauros. Como sugest?o, entregue uma folha de papel sulfite a cada crian?a, oriente-as a desenharem um dinossauro de sua prefer?ncia, depois com o aux?lio de papel craft fa?am um fundo, destacando as principais caracter?sticas do mundo na ?poca dos dinossauros. Por fim, recorte os animais que as crian?as desenharam e cole-os no painel pronto.
Exponha este trabalho na escola.
?
* Um recurso que pode ser utilizado nesta atividade ?:
?
?
?
** Outras literaturas que podem ajudar nesta atividade s?o:
- CIRANDA CULTURAL. A era dos Dinossauros.
- CIRANDA CULTURAL. Na era dos Dinossauros.
- DCL. O maravilhoso mundo dos Dinossauros. Editora: DCL
- SCOTT, Peter. FRITH, Alex. Fique por dentro do mundo dos Dinossauros. Editora: Usborne.
?
?
Atividade 2: Quais as caracter?sticas dos Dinossauros? Conhecendo as diferentes esp?cies de dinossauros...
1. Para dar continuidade ? discuss?o sobre os dinossauros, ap?s contextualizar a ?poca de vida dos mesmos, neste momento, com o intuito de ampliar ainda mais o conhecimento das crian?as sobre o tema, sugere-se o estudo sobre as diferentes esp?cies de dinossauros que existiam. Para isso, introduza essas quest?es em uma roda de conversa, nesta questione as crian?as sobre as diferentes caracter?sticas desses animais. Como sugest?o pode-se utilizar as seguintes quest?es:
- Ser? que todos os dinossauros que viveram aqui na Terra eram iguais?
- Quais seriam suas diferen?as?
- E suas semelhan?as?
- Quais eram as caracter?sticas dos Dinossauros?
?
2. A partir da resposta das crian?as, seja com o aux?lio de massa de modelar, ou de papel sulfite, l?pis de cor e hidrocor; oriente-as as representarem diferentes tipos de dinossauros que elas j? viram em desenhos, filmes, livros. Pode-se sugerir que elas representem alguns dos dinossauros vistos na atividade anterior.
?
3. Em seguida, proponha aos alunos uma pesquisa sobre as diferentes esp?cies de Dinossauros. Essa pesquisa pode ser feita na Biblioteca da escola ou mais pr?xima, bem como com o aux?lio dos respons?veis e familiares. Pe?a para que cada um dos alunos escolha uma esp?cie de dinossauro que mais lhe agrade e procure saber:
- Seu nome cient?fico;
- Seu tamanho;
- Seu habitat;
- Outras Caracter?sticas;
- Peso;
- Sua alimenta??o;
- Tempo em que viveu.
Oriente-os tamb?m, a trazerem uma figura/imagem deste dinossauro.
?
4. A partir da pesquisa realizada pelas crian?as, em uma roda de conversa, pe?a para que cada aluno socialize com os demais suas descobertas. Se houver pesquisas sobre a mesma esp?cie, n?o tem problema, pois pode ser que cada um traga mais informa??es sobre o referido dinossauro.
?
5. Se poss?vel, leve os alunos para uma exposi??o sobre os Dinossauros que tiver pr?ximo a escola ou em alguma cidade vizinha.
* Maiores informa??es podem ser encontradas em:
- http://www.mundojurassico.com.br/
?
6. Com a socializa??o feita utilize uma literatura ou mais, para complementar a explica??o feita pelas crian?as. Para isso, sugere-se:
- ZASTRAS. Enciclop?dia Dos Dinossauros - Um Mundo De Conhecimento Sobre A Pr?-hist?ria. Editora: Zastras.
Fonte: Editora Zastras
?
** Outras literaturas que tamb?m pode ser utilizadas nesta explica??o s?o:
BARRET, Paul.Dinossauros. Editora: WMF Martins Fontes.
BELLI, Roberto. Os Fant?sticos Dinossauros. Editora: Todolivro
CIRANDA CULTURAL. Espiando os Dinossauros.
CONDON, Bill. Fato ou Fic??o ? Dinossauros. Editora: Girassol.
PRAP, Lila. Voc? sabe tudo sobre Dinossauros? Editora: Biruta.
REASONER, Charles. Dinossauros. Editora: Ciranda Cultural.
ROLLAND, Claudine. Os Dinossauros. Editora: Salamandra.
?
7. Com o conhecimento e estudo sobre as diferentes esp?cies de dinossauros, organize com a ajuda dos alunos uma tabela com as principais caracter?sticas de cada esp?cie, a qual pode ser feita da seguinte maneira:
Nome Cient?fico | Tamanho | Habitat | Alimenta??o | Peso | Tempo em que viveu | Demais Caracter?sticas |
Tiranossauro Rex | 5 metros em m?dia | Terrestre | Carn?voro | 5 a 6 toneladas | Entre 145 ? 65 milh?es de anos atr?s |
Animal muito feroz; Correndo pode atingir entre 40 e 60 km/h |
*Informa??es retiradas do site: http://www.suapesquisa.com/dinossauros/tiranossauro_rex.htm
?
8. Para frisar ainda mais as caracter?sticas dos dinossauros, pode-se utilizar dinossauros de brinquedo, assim, exponha-os na sala para que os alunos pelas caracter?sticas encontradas possam identifica-los.
?
9. Ap?s a constru??o da tabela e reconhecimento dos diferentes animais, com o aux?lio de sucata, construa com as crian?as as diferentes esp?cies de dinossauros. Para isso, podem-se consultar os seguintes sites:
- http://www.clicfilhos.com.br/ler/525-Lixo_que_vira_brinquedo
- http://www.katiachedid.com.br/files/atividades/2d6ec0a5d13431c261b1b71c3ae6cea6.pdf
- http://maideias.blogspot.com.br/2011/04/como-fazer-um-dinossauro.html
?
10. Para finalizar essa atividade, fa?a a conta??o de uma literatura sobre os dinossauros, para isso, sugerem-se:
-ROCHA, Ruth. Meu amigo Dinossauro. Editora: Melhoramentos.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
- SOUSA, Mauricio de. Hor?cio e seus amigos Dinossauros. Editora: Globo
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
* Alguns recursos que podem ser utilizados nesta atividade s?o:
?
?
?
?
** Outras literaturas sobre os Dinossauros que podem ser trabalhadas s?o:
- ARDAGH, Philip. Na Casa do L?o- Os Dinossauros. Editora: Companhia das Letrinhas.
- ARDAGH, Philip. Quer conhecer meus dinossauros? Editora: Franco.
- DARGENT, Nathalie. Hist?rias de Dinossauros. Editora: Companhia das Letrinhas.
- OSBORNE, Mary Pope. Dinossauro antes do anoitecer. Editora: DCL
?
*** V?deos/ Anima??es com Dinossauros:
- Fam?lia Dinossauro
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WleXZofmtMI&playnext=1&list=PL4E7D596792ADB7D5&feature=results_main
-Dinotrem
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=2gRalDtukTQ&playnext=1&list=PL499A91814BC8E73A&feature=results_main
- Harry e o Balde de Dinossauros
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=J4Tv7dQM_i8&playnext=1&list=PL922BD7081038C295&feature=results_main
?
Atividade 3: Ser? que tem algum animal parecido com os Dinossauros?
1. Ao estudar os dinossauros, suas caracter?sticas e as diferentes esp?cies, torna-se poss?vel uma aproxima??o entre esses e os animais que encontramos hoje em dia, no caso os r?pteis. Por isso, neste momento da aula, direcione o olhar das crian?as para essa percep??o. Aproveite tamb?m, e trabalhe algumas das caracter?sticas dos r?pteis.
- Em uma roda de conversa, fa?a o seguinte questionamento ?s crian?as:
- Voc?s conhecem algum animal que existe hoje, que se parece com os Dinossauros?
- Quais s?o eles?
2. Leve algumas gravuras/imagens de diferentes r?pteis. A partir das respostas das crian?as, mostre essas figuras para que elas possam observar as caracter?sticas.
?
3. Em seguida, em uma roda de leitura, apresente para as crian?as os r?pteis e suas caracter?sticas. Para isso, utilize a seguinte literatura:
- MENGOZZI, Federico. Anf?bios e R?pteis. Editora: Globo
Fonte: Editora Globo
?
**Outras literaturas que tamb?m podem ser utilizadas nesta explica??o s?o:
- DORLING Kindersley. R?pteis ? As descobertas come?am com uma palavra. Editora: Caramelo.
- GRUDZEIN, Heliana. Adivinhe quem sou? R?pteis. Editora: Ave Maria.
- REASONER, Charles. R?pteis. Editora: Ciranda Cultural.
?
4. A partir da apresenta??o da literatura acima, em uma roda de conversa, retome com as crian?as as principais caracter?sticas dos r?pteis. Para isso, organize um quadro na lousa ou em uma cartolina, nele destaque o nome de alguns r?pteis como: Iguana; lagartos; cobra; etc. e suas caracter?sticas.
?
5. A partir da resposta das crian?as, confeccione com a ajuda delas, um painel, neste coloque imagens dos dinossauros seguidas do r?pteis (procure imagens pr?ximas do real) para que as crian?as possam comparar. Assim, para estimular ainda mais a observa??o questione:
- Em que esses animais s?o parecidos com os dinossauros?
- Com quais esp?cies de dinossauros podemos aproxim?-los?
Fa?a uma listagem de tudo que as crian?as falarem. Assim, retome o quadro sobre os dinossauros e suas caracter?sticas da atividade 2, e compare-o com o quadro feito sobre as caracter?sticas dos r?pteis e discuta com as crian?as.
?
6. Ao final, construa com as crian?as um livro coletivo, o qual pode ser intitulado: ?De dinossauros a r?pteis?. Comece a hist?ria, destacando a origem dos dinossauros, suas caracter?sticas, e o que foi acontecendo para que esses sumissem. Depois, apresente a origem dos r?pteis, suas caracter?sticas e suas semelhan?as com os dinossauros. Em cada p?gina coloque uma informa??o, seguida de uma ilustra??o de um grupo de crian?as, as quais podem ser intercaladas com imagens.
?
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
Fonte: http://Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Dinossauros - Parte II | ?udio |
Dinossauros | Software Educacional |
Dinossauros - Parte I | ?udio |
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: Organiza??o de uma oficina sobre os Dinossauros. Nela, oriente os alunos a exporem seus trabalhos referentes a esta aula aos demais colegas da escola, e assim, expliquem cada um dos conceitos aprendidos nesta aula.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam a respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem ? promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.