Portal do Professor

Início do Conteúdo

Plantas: A Beleza das Flores

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce, D?bora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a fun??o das flores;

Conhecer as diferentes flores que existem;

Despertar a consci?ncia sobre o cuidado com a natureza;

Agu?ar os sentidos e express?es por meio do contato com as flores.

Duração das atividades

5 dias, com aproximadamente 60 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo as flores...

1.  Para introduzi a tem?tica sobre as flores ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de conversa, nela fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a provocar a socializa??o de seus conhecimentos sobre as flores. Sugerem-se as seguintes quest?es:

- Como s?o as flores?

- Onde podemos encontra-las?

- Como podemos reconhec?-las?

- Para que ser? que a flor serve?

?

2.  Com base nesta primeira discuss?o, pe?a para que cada crian?a, com o aux?lio de massa de modelar,  construa uma flor. Ao final coloque as flores para secar, tome cuidado para identificar a flor feita por cada aluno, para isso pegue um palito de dente, coloque uma etiqueta com o nome da crian?a e espete na modelagem respectiva.

?

3. Fa?a um passeio com as crian?as pela escola, caso nesta n?o tenha nenhum tipo paisagem natural, v? at? a pra?a mais pr?xima ou algum jardim. ? importante que neste local tenha diversas flores para que as crian?as possam visualiza-las.

?

4. Durante o passeio, oriente ?s crian?as a recolherem tudo que acreditam ser uma flor.  Fique atento para que as crian?as n?o se machuquem com espinhos, e tamb?m indique para que peguem apenas os materiais que estejam no ch?o, evitando assim, que estraguem as plantas. Outro instrumento que pode ser utilizado nesta atividade ? a m?quina fotogr?fica; para isso, indique aos pais o tipo de passeio realizado e a import?ncia do instrumento para a realiza??o desta atividade, assim, pe?a para que cada um mande uma para seu filho, caso tenha. Desta forma, divida as crian?as em grupos mediante ao n?mero de m?quinas fotogr?ficas conseguidas, e oriente-as para fotografarem tudo que acreditam ser uma flor.

?

5. Ap?s o passeio, retornando a sala de aula, em uma roda de conversa, pe?a para que cada crian?a exponha o material que recolheu ou as fotos tiradas e explique, com suas palavras, os motivos que acredita que este seja uma flor.

?

6. Entregue uma folha de papel para que cada crian?a cole o objeto/foto recolhido e escreva seu nome, para que possa ser comparado com o que ir? descobrir no decorrer dessa aula.

?

7. Em uma nova roda de leitura, com a ajuda de fantoches, conte ?s crian?as a seguinte hist?ria: SPILSBURY, Louise. Por que las plantas tienen flores? Editora Heinemann.

Porque as plantas tem flores

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

8. Ap?s a leitura desta hist?ria, em uma roda de conversa, discuta com as crian?as qual a fun??o das flores. Para isso, sugere-se as seguintes quest?es:

?

- Por que as plantas t?m flores?

- Pelo que estas s?o respons?veis?

?

9. Ao final, fa?a uma sistematiza??o dos principais conceitos sobre as fun??es das flores, de modo a contemplar sua import?ncia para a reprodu??o das plantas, por isso, s?o t?o bonitas e cheirosas. Pode-se utilizar do desenho de uma flor de modo a melhor ilustrar a discuss?o, apresentando as crian?as suas partes e suas fun??es.

?

Atividade 2: Todas as flores s?o iguais?

1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir do registro das hip?teses das crian?as, em uma roda de leitura conte a seguinte hist?ria: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. S?o Paulo: Salamandra, 2011.

Romeu e Julieta

Fonte: Editora Salamandra

?

* Para dinamizar a hist?ria, procure ia apresentando as p?ginas do livro para as crian?as. Sugere-se tamb?m, que ap?s a conta??o, as crian?as manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a comp?em.

2. Em uma roda de conversa, ap?s a leitura do livro, discuta com os alunos alguns aspectos da hist?ria, procurando estimular e relacionar suas observa??es com o tema abordado. Desta forma, pode-se utilizar os seguintes questionamentos:

- Do que fala a hist?ria?

- Quais s?o as personagens principais?

- Onde elas moram?

- Como ? o lugar que elas vivem?

- Por que elas n?o podem se misturar?

 - O que acontece com elas?

* E mais quest?es que considere necess?rio.

?

3. A partir dessas quest?es, ainda na roda de conversa, traga novas indaga??es sobre os elementos da hist?ria:

- Romeu e Julieta voavam em que lugar?

- Voc?s j? viram algumas das flores da hist?ria?

- Quais s?o, ent?o,  as caracter?sticas das flores?

- Todas s?o iguais?

?

4. Com isso, entregue uma folha de papel para cada crian?a, e com a ajuda de diferentes materiais como: l?pis de cor, giz de cera; hidrocor; guache; pe?a para que cada crian?a desenhe uma flor que conhece ou que gosta.

?

5. Construa um varal na sala de aula e com o aux?lio de prendedores, exponha os desenhos das flores feitas pelas crian?as.

?

6. De modo a visualizar e aprofundar ainda mais o conhecimento sobre as diferentes flores que existem, sugere-se a apresenta??o de um v?deo com a imagem de diversas flores.

* V?deos que apresentam essa tem?tica e que poder?o ser utilizados, encontram-se nos seguintes links:

?

?

?

?

?

?

?

http://- http://www.youtube.com/watch?v=wfKTq8TL4e8

- http://www.youtube.com/watch?v=PB0QNlOrMYI

?

7. Em seguida, ser? realizada uma nova roda de conversa com a classe, em que ser?o debatidas as imagens apresentadas. Para isso, direcione a discuss?o, de modo que os alunos percebam as diferentes flores que podemos encontrar. Abaixo, encontram-se algumas sugest?es de perguntas:

- Todas as flores que vimos s?o iguais?

- O que mudou nelas?

- Voc?s conheciam todas?

- Quais flores voc?s conhecem?

- Quais flores voc?s acharam mais bonitas?

?

8. Em diferentes folhas de papel fa?a contornos de flores diferentes, assim, pe?a para que cada crian?a escolha o contorno que mais lhe agrade. Forne?a ?s crian?as peda?os de papel crepom de diferentes cores, com esses pedacinhos e escolhendo as cores que desejarem, ensine as crian?as a fazer ?bolinhas? com esses pequenos peda?os e colocar em suas flores, de modo a preencher todo o contorno. Para isso, al?m de folhas de papel crepom de diversas cores, ser?o necess?rios os seguintes materiais: cola; tesoura e palito de sorvete.

* Um exemplo desta atividade pode ser encontrado no link abaixo:

http://turminhadosinal.blogspot.com.br/2010/09/flor-de-bolinhas-de-papel-crepom-em-10.html

?

9. Ap?s as flores estarem prontas, construa coletivamente um painel com as crian?as, no qual contenha de um lado o desenho enfeitado pelas crian?as e de outro o nome da respectiva flor. Para a constru??o desse, ser?o necess?rios os seguintes materiais:

- Em torno de 1 metro de Papel Craft;

- Cola;

- Tesoura;

- Hidrocor;

- Giz de cera;

- Guache;

- Fita Adesiva (de prefer?ncia colorida);

Procedimentos:

- Inicie escolhendo com a turma um nome para o painel. Em seguida, escreva em cima do papel o t?tulo escolhida pela classe. Divida o painel da seguinte maneira:

?

FLOR

NOME

(colagem do desenho da crian?a)

Rosa

(colagem do desenho da crian?a)

Hort?nsia

(colagem do desenho da crian?a)

Orqu?dea

(colagem do desenho da crian?a)

Violeta

?

- E assim por diante at? completarem todas as flores da turma.

?

10. Pe?a para que cada crian?a traga na aula seguinte uma flor natural que tenha em sua casa, ou de seus familiares e amigos.

?

Atividade 3: O lindo mundo das flores

1. A partir das flores trazidas pelas crian?as que foram solicitadas na atividade anterior, fa?a uma nova roda de conversa para que cada crian?a conte aos colegas:

- Qual o nome desta flor?

- Onde voc? a encontrou?

- Quais s?o suas caracter?sticas?

?

2. Ap?s a apresenta??o das flores trazidas pelas crian?as, pe?a para que cada uma coloque-a sobre a mesa, de prefer?ncia dentro de um copo com ?gua para que essa n?o murche, e observando a mesma procure reproduzi-la em seu formato. A reprodu??o, mediante a observa??o da flor, pode ser feita em tela, para isso ser?o necess?rios os seguintes materiais:

?

- Folhas de papel vegetal;

- Tela pequena (uma para cada crian?a ou por dupla);

- Tinta a ?leo de diferentes cores;

- L?pis ou giz preto;

- Pinc?is de diferentes tamanhos;

- Recipientes com ?gua;

- Retalhos de tecido para limpar os pinc?is;

- Cavaletes (um para cada tela, para apoia-las);

?

Procedimentos:

- Antes de iniciar o trabalho com a tela em uma folha de papel vegetal, pe?a para que cada crian?a reproduza os contornos da flor observada por ela. Depois com o papel em cima da tela pe?a para que a crian?a risque novamente em cima dos contornos de modo a estes ficarem na tela, depois passando o l?pis preto diretamente nos contornos para refor?ar.

- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pinc?is. Com isso, deixe que cada crian?a pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.

?

Resultados:

Ao final exponha os quadros na escola.

?

*Enquanto as crian?as estiverem criando suas obras, ? interessante deixar m?sicas de fundo para que elas possam ir se concentrando em seu trabalho, uma sugest?o ? a m?sica cl?ssica, por isso indicamos a m?sica: Primavera de Vivaldi, a qual pode ser encontrada no seguinte link:  http://www.youtube.com/watch?v=MJ40QQ78Wjs

?

** Caso n?o seja poss?vel fazer a pintura em tela, pode-se improvisar um quadro com uma folha de papel grande (pode ser sulfite, craft ou uma cartolina), cole um papel?o atr?s do mesmo para dar estabilidade, e na aus?ncia de cavaletes, cole-os com o aux?lio de fita crepe na parede, se poss?vel forre a mesma com jornal. Ao inv?s de tinta a ?leo, tamb?m pode-se utilizar guache.

?

3. Passeie com as crian?as pela escola e as estimule a encontrar um local para que possam plantar flores. Caso n?o tenha na escola nenhum local adequado, o plantio poder? ser feito em vasos.

?

4. Em seguida, pe?a para que as crian?as, com o aux?lio de seus familiares, realizem uma pesquisa sobre como pode e deve ser o plantio das flores. Oriente-as a tamb?m, a trazer mudas ou sementes de flores que tenham em casa ou em um local pr?ximo.

?

5. Antes de realizar o plantio, ? interessante a visita de um jardineiro na escola, o qual poder? dar dicas e ajudar as crian?as em suas poss?veis d?vidas. Assim, ap?s todas as indaga??es serem sanadas, leve as crian?as at? o local escolhido (ou entregue os vasos) e realize com o aux?lio do jardineiro o plantio das flores.

?

6. Ap?s o plantio, reserve um hor?rio para que diariamente as crian?as possam ir cuidar do jardim: limpando dos matos; aguando as flores; e principalmente, observando o desenvolvimento das mesmas.

?

?

** Algumas literaturas que tamb?m poder?o ser utilizadas nesta aula s?o:

?

RODOPOULOS, Stella Alexandra. As flores cantantes. Editora: LGE

?

As Flores cantantes

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

?

ZIRALDO. As flores da primavera. Editora: Melhoramentos.

Flores da primavera

Fonte: Editora Melhoramentos

?

?

SILVA, Celia Cris. O menino e a flor. Editora: Vida e Consci?ncia.

Flores de todas as cores

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

**Em sequ?ncia, para aprofundar ainda mais a tem?tica aqui apresentada, pode-se consultar ou desenvolver as seguintes aulas:

 - Os Moradores do Jardim, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28799

- Plantas: Poliniza??o, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28572

?

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Flor - Bracatinga Imagem
Flor - Esponjinha vermelha Imagem
Flor - Cambar? Imagem
Flor - Iris Imagem
Flor - Astrap?ia Imagem

Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte:http:// http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

b) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.

?

Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, organize com os alunos uma exposi??o sobre os principais conceitos dessa aula, podendo utilizar dos diversos trabalhos realizados, como: quadros; desenhos; painel. Pe?a para que os alunos expliquem essas quest?es e ao final, levem os demais colegas para conhecer o jardim constru?do.

?

Outra sugest?o: ? a confec??o de uma maquete, na qual os alunos, com o aux?lio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc. construam um jardim com as diferentes flores que eles conheceram.

?

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.