![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce, D?bora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os lugares e suas paisagens |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar a fun??o das flores;
Conhecer as diferentes flores que existem;
Despertar a consci?ncia sobre o cuidado com a natureza;
Agu?ar os sentidos e express?es por meio do contato com as flores.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
Atividade 1: Conhecendo as flores...
1. Para introduzi a tem?tica sobre as flores ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula em uma roda de conversa, nela fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a provocar a socializa??o de seus conhecimentos sobre as flores. Sugerem-se as seguintes quest?es:
- Como s?o as flores?
- Onde podemos encontra-las?
- Como podemos reconhec?-las?
- Para que ser? que a flor serve?
?
2. Com base nesta primeira discuss?o, pe?a para que cada crian?a, com o aux?lio de massa de modelar, construa uma flor. Ao final coloque as flores para secar, tome cuidado para identificar a flor feita por cada aluno, para isso pegue um palito de dente, coloque uma etiqueta com o nome da crian?a e espete na modelagem respectiva.
?
3. Fa?a um passeio com as crian?as pela escola, caso nesta n?o tenha nenhum tipo paisagem natural, v? at? a pra?a mais pr?xima ou algum jardim. ? importante que neste local tenha diversas flores para que as crian?as possam visualiza-las.
?
4. Durante o passeio, oriente ?s crian?as a recolherem tudo que acreditam ser uma flor. Fique atento para que as crian?as n?o se machuquem com espinhos, e tamb?m indique para que peguem apenas os materiais que estejam no ch?o, evitando assim, que estraguem as plantas. Outro instrumento que pode ser utilizado nesta atividade ? a m?quina fotogr?fica; para isso, indique aos pais o tipo de passeio realizado e a import?ncia do instrumento para a realiza??o desta atividade, assim, pe?a para que cada um mande uma para seu filho, caso tenha. Desta forma, divida as crian?as em grupos mediante ao n?mero de m?quinas fotogr?ficas conseguidas, e oriente-as para fotografarem tudo que acreditam ser uma flor.
?
5. Ap?s o passeio, retornando a sala de aula, em uma roda de conversa, pe?a para que cada crian?a exponha o material que recolheu ou as fotos tiradas e explique, com suas palavras, os motivos que acredita que este seja uma flor.
?
6. Entregue uma folha de papel para que cada crian?a cole o objeto/foto recolhido e escreva seu nome, para que possa ser comparado com o que ir? descobrir no decorrer dessa aula.
?
7. Em uma nova roda de leitura, com a ajuda de fantoches, conte ?s crian?as a seguinte hist?ria: SPILSBURY, Louise. Por que las plantas tienen flores? Editora Heinemann.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
8. Ap?s a leitura desta hist?ria, em uma roda de conversa, discuta com as crian?as qual a fun??o das flores. Para isso, sugere-se as seguintes quest?es:
?
- Por que as plantas t?m flores?
- Pelo que estas s?o respons?veis?
?
9. Ao final, fa?a uma sistematiza??o dos principais conceitos sobre as fun??es das flores, de modo a contemplar sua import?ncia para a reprodu??o das plantas, por isso, s?o t?o bonitas e cheirosas. Pode-se utilizar do desenho de uma flor de modo a melhor ilustrar a discuss?o, apresentando as crian?as suas partes e suas fun??es.
?
Atividade 2: Todas as flores s?o iguais?
1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir do registro das hip?teses das crian?as, em uma roda de leitura conte a seguinte hist?ria: ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. S?o Paulo: Salamandra, 2011.
Fonte: Editora Salamandra
?
* Para dinamizar a hist?ria, procure ia apresentando as p?ginas do livro para as crian?as. Sugere-se tamb?m, que ap?s a conta??o, as crian?as manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a comp?em.
2. Em uma roda de conversa, ap?s a leitura do livro, discuta com os alunos alguns aspectos da hist?ria, procurando estimular e relacionar suas observa??es com o tema abordado. Desta forma, pode-se utilizar os seguintes questionamentos:
- Do que fala a hist?ria?
- Quais s?o as personagens principais?
- Onde elas moram?
- Como ? o lugar que elas vivem?
- Por que elas n?o podem se misturar?
- O que acontece com elas?
* E mais quest?es que considere necess?rio.
?
3. A partir dessas quest?es, ainda na roda de conversa, traga novas indaga??es sobre os elementos da hist?ria:
- Romeu e Julieta voavam em que lugar?
- Voc?s j? viram algumas das flores da hist?ria?
- Quais s?o, ent?o, as caracter?sticas das flores?
- Todas s?o iguais?
?
4. Com isso, entregue uma folha de papel para cada crian?a, e com a ajuda de diferentes materiais como: l?pis de cor, giz de cera; hidrocor; guache; pe?a para que cada crian?a desenhe uma flor que conhece ou que gosta.
?
5. Construa um varal na sala de aula e com o aux?lio de prendedores, exponha os desenhos das flores feitas pelas crian?as.
?
6. De modo a visualizar e aprofundar ainda mais o conhecimento sobre as diferentes flores que existem, sugere-se a apresenta??o de um v?deo com a imagem de diversas flores.
* V?deos que apresentam essa tem?tica e que poder?o ser utilizados, encontram-se nos seguintes links:
?
?
?
?
?
?
?
http://- http://www.youtube.com/watch?v=wfKTq8TL4e8
- http://www.youtube.com/watch?v=PB0QNlOrMYI
?
7. Em seguida, ser? realizada uma nova roda de conversa com a classe, em que ser?o debatidas as imagens apresentadas. Para isso, direcione a discuss?o, de modo que os alunos percebam as diferentes flores que podemos encontrar. Abaixo, encontram-se algumas sugest?es de perguntas:
- Todas as flores que vimos s?o iguais?
- O que mudou nelas?
- Voc?s conheciam todas?
- Quais flores voc?s conhecem?
- Quais flores voc?s acharam mais bonitas?
?
8. Em diferentes folhas de papel fa?a contornos de flores diferentes, assim, pe?a para que cada crian?a escolha o contorno que mais lhe agrade. Forne?a ?s crian?as peda?os de papel crepom de diferentes cores, com esses pedacinhos e escolhendo as cores que desejarem, ensine as crian?as a fazer ?bolinhas? com esses pequenos peda?os e colocar em suas flores, de modo a preencher todo o contorno. Para isso, al?m de folhas de papel crepom de diversas cores, ser?o necess?rios os seguintes materiais: cola; tesoura e palito de sorvete.
* Um exemplo desta atividade pode ser encontrado no link abaixo:
http://turminhadosinal.blogspot.com.br/2010/09/flor-de-bolinhas-de-papel-crepom-em-10.html
?
9. Ap?s as flores estarem prontas, construa coletivamente um painel com as crian?as, no qual contenha de um lado o desenho enfeitado pelas crian?as e de outro o nome da respectiva flor. Para a constru??o desse, ser?o necess?rios os seguintes materiais:
- Em torno de 1 metro de Papel Craft;
- Cola;
- Tesoura;
- Hidrocor;
- Giz de cera;
- Guache;
- Fita Adesiva (de prefer?ncia colorida);
Procedimentos:
- Inicie escolhendo com a turma um nome para o painel. Em seguida, escreva em cima do papel o t?tulo escolhida pela classe. Divida o painel da seguinte maneira:
?
FLOR |
NOME |
(colagem do desenho da crian?a) |
Rosa |
(colagem do desenho da crian?a) |
Hort?nsia |
(colagem do desenho da crian?a) |
Orqu?dea |
(colagem do desenho da crian?a) |
Violeta |
?
- E assim por diante at? completarem todas as flores da turma.
?
10. Pe?a para que cada crian?a traga na aula seguinte uma flor natural que tenha em sua casa, ou de seus familiares e amigos.
?
Atividade 3: O lindo mundo das flores
1. A partir das flores trazidas pelas crian?as que foram solicitadas na atividade anterior, fa?a uma nova roda de conversa para que cada crian?a conte aos colegas:
- Qual o nome desta flor?
- Onde voc? a encontrou?
- Quais s?o suas caracter?sticas?
?
2. Ap?s a apresenta??o das flores trazidas pelas crian?as, pe?a para que cada uma coloque-a sobre a mesa, de prefer?ncia dentro de um copo com ?gua para que essa n?o murche, e observando a mesma procure reproduzi-la em seu formato. A reprodu??o, mediante a observa??o da flor, pode ser feita em tela, para isso ser?o necess?rios os seguintes materiais:
?
- Folhas de papel vegetal;
- Tela pequena (uma para cada crian?a ou por dupla);
- Tinta a ?leo de diferentes cores;
- L?pis ou giz preto;
- Pinc?is de diferentes tamanhos;
- Recipientes com ?gua;
- Retalhos de tecido para limpar os pinc?is;
- Cavaletes (um para cada tela, para apoia-las);
?
Procedimentos:
- Antes de iniciar o trabalho com a tela em uma folha de papel vegetal, pe?a para que cada crian?a reproduza os contornos da flor observada por ela. Depois com o papel em cima da tela pe?a para que a crian?a risque novamente em cima dos contornos de modo a estes ficarem na tela, depois passando o l?pis preto diretamente nos contornos para refor?ar.
- Em seguida, apoia-se a tela no cavalete, escolhem-se as cores e os pinc?is. Com isso, deixe que cada crian?a pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.
?
Resultados:
Ao final exponha os quadros na escola.
?
*Enquanto as crian?as estiverem criando suas obras, ? interessante deixar m?sicas de fundo para que elas possam ir se concentrando em seu trabalho, uma sugest?o ? a m?sica cl?ssica, por isso indicamos a m?sica: Primavera de Vivaldi, a qual pode ser encontrada no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=MJ40QQ78Wjs
?
** Caso n?o seja poss?vel fazer a pintura em tela, pode-se improvisar um quadro com uma folha de papel grande (pode ser sulfite, craft ou uma cartolina), cole um papel?o atr?s do mesmo para dar estabilidade, e na aus?ncia de cavaletes, cole-os com o aux?lio de fita crepe na parede, se poss?vel forre a mesma com jornal. Ao inv?s de tinta a ?leo, tamb?m pode-se utilizar guache.
?
3. Passeie com as crian?as pela escola e as estimule a encontrar um local para que possam plantar flores. Caso n?o tenha na escola nenhum local adequado, o plantio poder? ser feito em vasos.
?
4. Em seguida, pe?a para que as crian?as, com o aux?lio de seus familiares, realizem uma pesquisa sobre como pode e deve ser o plantio das flores. Oriente-as a tamb?m, a trazer mudas ou sementes de flores que tenham em casa ou em um local pr?ximo.
?
5. Antes de realizar o plantio, ? interessante a visita de um jardineiro na escola, o qual poder? dar dicas e ajudar as crian?as em suas poss?veis d?vidas. Assim, ap?s todas as indaga??es serem sanadas, leve as crian?as at? o local escolhido (ou entregue os vasos) e realize com o aux?lio do jardineiro o plantio das flores.
?
6. Ap?s o plantio, reserve um hor?rio para que diariamente as crian?as possam ir cuidar do jardim: limpando dos matos; aguando as flores; e principalmente, observando o desenvolvimento das mesmas.
?
?
** Algumas literaturas que tamb?m poder?o ser utilizadas nesta aula s?o:
?
RODOPOULOS, Stella Alexandra. As flores cantantes. Editora: LGE
?
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
?
ZIRALDO. As flores da primavera. Editora: Melhoramentos.
Fonte: Editora Melhoramentos
?
?
SILVA, Celia Cris. O menino e a flor. Editora: Vida e Consci?ncia.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
**Em sequ?ncia, para aprofundar ainda mais a tem?tica aqui apresentada, pode-se consultar ou desenvolver as seguintes aulas:
- Os Moradores do Jardim, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28799
- Plantas: Poliniza??o, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28572
?
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.
Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Flor - Bracatinga | Imagem |
Flor - Esponjinha vermelha | Imagem |
Flor - Cambar? | Imagem |
Flor - Iris | Imagem |
Flor - Astrap?ia | Imagem |
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte:http:// http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, organize com os alunos uma exposi??o sobre os principais conceitos dessa aula, podendo utilizar dos diversos trabalhos realizados, como: quadros; desenhos; painel. Pe?a para que os alunos expliquem essas quest?es e ao final, levem os demais colegas para conhecer o jardim constru?do.
?
Outra sugest?o: ? a confec??o de uma maquete, na qual os alunos, com o aux?lio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc. construam um jardim com as diferentes flores que eles conheceram.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.