Portal do Professor

Início do Conteúdo

Plantas: Frutas

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce, D?bora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as fun??es da fruta numa planta;

- Identificar as diferentes frutas que existem;

- Compreender as caracter?sticas de cada fruta e sua import?ncia para as plantas.

Duração das atividades

2 dias, com 1 hora aproximadamente.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios. No entanto, considera-se importante que se propicie uma discuss?o do tema com as crian?as, antes de aplicar a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: O que ? uma fruta?

1. Em roda de conversa, desperte a curiosidade das crian?as em rela??o ao fruto, podendo fazer as seguintes quest?es:

- O que ? uma fruta?

- Como a reconhecemos?

- Onde podemos encontrar frutas na natureza?

- De onde elas veem?

- Para que servem as frutas?

2. Registre as hip?teses das crian?as na lousa ou em um cartaz.

3. A partir das hip?teses sugeridas pelas crian?as, proponha um passeio pela escola ou pelo arredor da mesma, pedindo para que as crian?as recolham tudo aquilo que elas acreditam ser uma fruta.

?

Atividade 2: Descobrindo as frutas

1. Ap?s a coleta dos materiais que as crian?as acreditam ser uma fruta, espalhe-os em uma mesa e deixe que elas os observem e manuseiem.

2. Traga novas quest?es ?s crian?as:

- Ser? que todos os materiais que recolhemos s?o frutas?

- Como podemos descobrir isso?

3. A partir das hip?teses sugeridas pelos alunos, conte a seguinte hist?ria:

BRAIDO, Eunice. A Semente e o Fruto. S?o Paulo: FTD, 2009.

A semente e o fruto

Fonte: Editora FTD

4. Ao contar a hist?ria procure utilizar-se de instrumentos que ajudem as crian?as a visualiz?-la. O que pode ser feito tanto com o aux?lio de figuras, uso de fantoches ou pela demonstra??o do livro aos alunos.

5. Ao final da hist?ria, fa?a a sistematiza??o com os alunos sobre as caracter?sticas que uma fruta possui e sobre sua import?ncia. N?o se esque?a de enfatizar sua fun??o de prote??o e dissemina??o das sementes, garantindo, assim que a esp?cie se perpetue e reproduza. Para melhor explicar, utilize-se de uma fruta (pode ser ma??; pera; abacate; uva; laranja), corte-a ao meio e demonstre  para os alunos, as sementes em seu interior.

6. Destaque tamb?m, os diferentes tipos de frutas que existem e pe?a para que as crian?as tragam, na aula seguinte, a fruta que mais gostam.

Para ilustrar os diversos tipos de frutas, pode ser apresentado ?s crian?as a seguinte m?sica: "Rock das frutas", da Turma do Seu Lobato. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50

ROCK DAS FRUTAS

Turma do Seu Lobato

E?, e????!!! ???, e?, e????!!! ???
Esse ? o rock das frutas
Vem comigo aprender a cantar
Vou te dar uma dica gostosa, se liga
Nessa lista que eu vou te mostrar
Aqui tem manga, banana, laranja, ameixa, goiaba, pera e abacaxi
Aqui tem uva, caju, melancia, tem fruta-do-conde, ma??, kiwi
De noite ou de dia
Uma fruta sempre cai beeeem
Vamos dan?ar saboreando as frutas
Se misturar nessa salada de frutas
Rock das frutas ? a maior sensa??o
E?, e????!!! ???, e?, e????!!! ???
Esse ? o rock das frutas
Vem comigo aprender a dan?ar
Vou te dar uma dica gostosa, se liga
Nessa lista que eu vou te mostrar
Aqui tem jambo, acerola, morango
Tem jabuticaba, tem jaca e caqui
Lim?o, mel?o, carambola, mam?o, graviola, tomate,
Abacate, a?a?
E pra quem n?o sabia o tomate ? fruta tamb?eeem
Ent?o prepara uma salada ou um suco
E vem comigo agitar o sal?o
Rock das frutas em qualquer esta??o
E?, e????!!! ???, e?, e????!!! ???

Fonte: http://letras.mus.br/a-turma-do-seu-lobato/1972281/

?

Atividade 3: As frutas que mais gostamos.

1. Imprima em uma folha sulfite, diversos contornos de frutas, de modo que fique um em cada folha. 

2. A partir das frutas trazidas pelas crian?as, em uma roda de conversa, pe?a para que cada uma destaque as caracter?sticas de sua fruta, como por exemplo: a cor; textura; sabor; formato, etc.

3. Ap?s essa discuss?o, entregue a folha com a fruta impressa para cada crian?a, de forma que o desenho que ela receba seja o da fruta que trouxe para a discuss?o. E assim, estimule-as a montar um mosaico. Para isso, ser?o necess?rios:

- Diversos peda?os de EVA coloridos;

- Cola;

- Tesoura;

4. Pe?a para que as crian?as cortem os EVA's em "quadradinhos", e assim, colem na figura at? deix?-la bem colorida. Depois ajude cada crian?a a escrever o nome da fruta no desenho correspondente.

5. Depois da confec??o dos mosaicos fa?a uma exposi??o na escola, demonstrando o trabalho das crian?as.

6. Ao final, com as frutas trazidas pelas crian?as, fa?a uma deliciosa salada de frutas.

?

* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) Bibliografia de apoio:

GUTO, Lins. Salada de Frutas. Editora Prumo, 2009.

JOS?, Elias. Poesia e Fruta doce e gostosa. Editora FTD, 2006.

GUILLAIN, Charlotte. Frutos. Editora: Heinemann, 2008. (idioma: espanhol).

?

b) Livros de Ci?ncias para Educa??o Infantil:

?

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:  http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

c) Sites de experimentos para Educa??o Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www.ufv.br/crp/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.


Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade:

1. Em grupos de 5 alunos, proponha a confec??o, com o aux?lio de diversos materiais, como: recortes de jornais; recortes de revistas; papel crepom; EVA; papel cart?o; algod?o; etc; de um cartaz que contenha os diversos tipos de frutas e sua fun??o para as plantas.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.