![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce, D?bora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
- Conhecer as fun??es da fruta numa planta;
- Identificar as diferentes frutas que existem;
- Compreender as caracter?sticas de cada fruta e sua import?ncia para as plantas.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios. No entanto, considera-se importante que se propicie uma discuss?o do tema com as crian?as, antes de aplicar a aula.
Atividade 1: O que ? uma fruta?
1. Em roda de conversa, desperte a curiosidade das crian?as em rela??o ao fruto, podendo fazer as seguintes quest?es:
- O que ? uma fruta?
- Como a reconhecemos?
- Onde podemos encontrar frutas na natureza?
- De onde elas veem?
- Para que servem as frutas?
2. Registre as hip?teses das crian?as na lousa ou em um cartaz.
3. A partir das hip?teses sugeridas pelas crian?as, proponha um passeio pela escola ou pelo arredor da mesma, pedindo para que as crian?as recolham tudo aquilo que elas acreditam ser uma fruta.
?
Atividade 2: Descobrindo as frutas
1. Ap?s a coleta dos materiais que as crian?as acreditam ser uma fruta, espalhe-os em uma mesa e deixe que elas os observem e manuseiem.
2. Traga novas quest?es ?s crian?as:
- Ser? que todos os materiais que recolhemos s?o frutas?
- Como podemos descobrir isso?
3. A partir das hip?teses sugeridas pelos alunos, conte a seguinte hist?ria:
BRAIDO, Eunice. A Semente e o Fruto. S?o Paulo: FTD, 2009.
Fonte: Editora FTD
4. Ao contar a hist?ria procure utilizar-se de instrumentos que ajudem as crian?as a visualiz?-la. O que pode ser feito tanto com o aux?lio de figuras, uso de fantoches ou pela demonstra??o do livro aos alunos.
5. Ao final da hist?ria, fa?a a sistematiza??o com os alunos sobre as caracter?sticas que uma fruta possui e sobre sua import?ncia. N?o se esque?a de enfatizar sua fun??o de prote??o e dissemina??o das sementes, garantindo, assim que a esp?cie se perpetue e reproduza. Para melhor explicar, utilize-se de uma fruta (pode ser ma??; pera; abacate; uva; laranja), corte-a ao meio e demonstre para os alunos, as sementes em seu interior.
6. Destaque tamb?m, os diferentes tipos de frutas que existem e pe?a para que as crian?as tragam, na aula seguinte, a fruta que mais gostam.
Para ilustrar os diversos tipos de frutas, pode ser apresentado ?s crian?as a seguinte m?sica: "Rock das frutas", da Turma do Seu Lobato. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50
ROCK DAS FRUTASTurma do Seu Lobato |
E?, e????!!! ???, e?, e????!!! ??? Esse ? o rock das frutas Vem comigo aprender a cantar Vou te dar uma dica gostosa, se liga Nessa lista que eu vou te mostrar Aqui tem manga, banana, laranja, ameixa, goiaba, pera e abacaxi Aqui tem uva, caju, melancia, tem fruta-do-conde, ma??, kiwi De noite ou de dia Uma fruta sempre cai beeeem Vamos dan?ar saboreando as frutas Se misturar nessa salada de frutas Rock das frutas ? a maior sensa??o E?, e????!!! ???, e?, e????!!! ??? Esse ? o rock das frutas Vem comigo aprender a dan?ar Vou te dar uma dica gostosa, se liga Nessa lista que eu vou te mostrar Aqui tem jambo, acerola, morango Tem jabuticaba, tem jaca e caqui Lim?o, mel?o, carambola, mam?o, graviola, tomate, Abacate, a?a? E pra quem n?o sabia o tomate ? fruta tamb?eeem Ent?o prepara uma salada ou um suco E vem comigo agitar o sal?o Rock das frutas em qualquer esta??o E?, e????!!! ???, e?, e????!!! ??? |
Fonte: http://letras.mus.br/a-turma-do-seu-lobato/1972281/
?
Atividade 3: As frutas que mais gostamos.
1. Imprima em uma folha sulfite, diversos contornos de frutas, de modo que fique um em cada folha.
2. A partir das frutas trazidas pelas crian?as, em uma roda de conversa, pe?a para que cada uma destaque as caracter?sticas de sua fruta, como por exemplo: a cor; textura; sabor; formato, etc.
3. Ap?s essa discuss?o, entregue a folha com a fruta impressa para cada crian?a, de forma que o desenho que ela receba seja o da fruta que trouxe para a discuss?o. E assim, estimule-as a montar um mosaico. Para isso, ser?o necess?rios:
- Diversos peda?os de EVA coloridos;
- Cola;
- Tesoura;
4. Pe?a para que as crian?as cortem os EVA's em "quadradinhos", e assim, colem na figura at? deix?-la bem colorida. Depois ajude cada crian?a a escrever o nome da fruta no desenho correspondente.
5. Depois da confec??o dos mosaicos fa?a uma exposi??o na escola, demonstrando o trabalho das crian?as.
6. Ao final, com as frutas trazidas pelas crian?as, fa?a uma deliciosa salada de frutas.
?
* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
a) Bibliografia de apoio:
GUTO, Lins. Salada de Frutas. Editora Prumo, 2009.
JOS?, Elias. Poesia e Fruta doce e gostosa. Editora FTD, 2006.
GUILLAIN, Charlotte. Frutos. Editora: Heinemann, 2008. (idioma: espanhol).
?
b) Livros de Ci?ncias para Educa??o Infantil:
?
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
c) Sites de experimentos para Educa??o Infantil:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade:
1. Em grupos de 5 alunos, proponha a confec??o, com o aux?lio de diversos materiais, como: recortes de jornais; recortes de revistas; papel crepom; EVA; papel cart?o; algod?o; etc; de um cartaz que contenha os diversos tipos de frutas e sua fun??o para as plantas.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.