![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce, D?bora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Compreender a import?ncia da higiene bucal e como realiza-la;
Identificar a necessidade do cuidado com os dentes;
Perceber os efeitos da c?rie para nossa sa?de.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios. No entanto, considera-se importante que o professor propicie a discuss?o do tema em conversas com as crian?as, antes de aplicar a aula.
Atividade 1: Para que servem e o que fazem os dentes?
1. Para introduzir a tem?tica da aula, em uma roda de conversa, questione as crian?as sobre:
- Para que servem os dentes?
- Em quais momentos de seu dia-a-dia voc? os usa?
- Quais as caracter?sticas dos dentes? Todos s?o iguais?
2. Ap?s esta primeira conversa, divida a sala em grupo de 3 a 4 alunos, e pe?a para que cada um, com massa de modelar, molde os diferentes alimentos que podemos ingerir com a ajuda dos dentes.
3. Com isso, apresente a ela o seguinte desenho: ?Corpo Humano ? A boca e os dentes?, Editora DeAgostini, 2004
Fonte: Editora DeAgostini
?
4. A partir deste v?deo, fa?a a retomada com os alunos sobre os principais conceitos apresentados, destacando: quais os dentes que encontramos em nossa boca; o que estes fazem; como eles s?o formados; quais suas partes; e pelo que mais nossa boca ? respons?vel. Assim, com essas informa??es construa um texto coletivo com os principais conceitos discutidos, e ao final fa?a uma maquete, tamb?m coletiva, sobre a boca e os dentes, demonstrando a import?ncia destes para a vida humana.
Para a realiza??o da maquete, poder?o ser utilizados diversos recursos como:
- Massa de modelar;
- Argila;
- Palito de madeira;
- Pap?is coloridos;
- Placas de E.V.A coloridas;
- Cola;
- Tesoura;
- Retalhos de tecidos;
- Hidrocor;
- Guache;
- Algod?o;
(E o que mais o professor ache necess?rio)
?
Atividade 2: O que a c?rie causa a nossa sa?de?
1. Ap?s essa primeira sistematiza??o feita sobre a forma??o dos dentes e sua utilidade, em uma roda de conversa, questione os alunos sobre:
- O que acontece com os dentes ap?s comermos?
- Ser? que eles ficam sujos?
- O que acontece com os dentes se eles v?o ficando sujos?
2. Entregue uma folha sulfite com o contorno de um dente impresso, e pe?a para que cada crian?a desenhe neste dente o que acontece com este quando fica sujo.
3. Em uma roda de leitura, fa?a a ?conta??o de uma hist?ria? sobre a c?rie. Esta hist?ria pode ser contada com a ajuda de fantoches. Poder? ser utilizada neste momento, algumas hist?rias como:
ALTENFELDER, Luciana. L?o est? com dor de dente. Editora: Quinteto Editorial.
Fonte: Quinteto Editorial
?
CARRASCO, Walcyr. O jacar? com dor de dente. Editora: Lazuli, 2008.
Fonte: Editora Lazuli
?
CIRANDA CULTURAL. A dor de dente de Tito. Editora: Ciranda Cultural, 2009.
Fonte: Ciranda Cultural
?
HUELIN, Jodi. Sid, o cientista ? C?rie ? um buraco no seu dente. Editora: Fundamentos, 2010.
Fonte: Editora Fundamentos
?
TERRA, Ana. E o dente ainda do?a. Editora: DCL, 2012.
Fonte: Editora DCL
?
4. Ap?s a leitura da hist?ria, apresente ?s crian?as uma anima??o sobre os efeitos da c?rie em nossos dentes.
Sugest?o de v?deo:
?O Rei C?rie?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=dXpFNb_gDKc&feature=related
?Sorriso Saud?vel, Futuro Brilhante". Hist?ria do Dr. Dentu?o e a Lenda do Reino do Dente em 10 cap?tulos?, dispon?veis em: http://www.colgate.com.br/app/PDP/MundodaCrianca/BR/Multimidia.cvsp
Fonte: Colgate - Mundo da Crian?a
5. Fa?a um cartaz bem grande em formato de um dente. Pe?a para que as crian?as, em pequenos peda?os de sulfite desenhem as sujeiras que v?o ficando em nosso dente, conforme vamos nos alimentando. Depois, pe?a para que cada crian?a cole a sujeira no cartaz.
6. Depois em outro cartaz ainda com o contorno de um dente, pe?a para que as crian?as v?o desenhando neste, coletivamente, como este ficar? com as c?ries. Essa atividade pode ser feita com o aux?lio de diversos materiais, como: guache, l?pis de cor; hidrocor; giz de cera; cola colorida; EVA; etc.
7. Ao final, em uma nova roda de conversa, retome com as crian?as os principais conceitos dessa atividade, como por exemplo: o que ? c?rie? Como ela se forma em nosso dente? E o que ela pode causar?
?
Atividade 3: Cuidando da sa?de de nossos dentes!
A partir da compreens?o sobre a c?rie, em uma roda de conversa, questione ?s crian?as sobre o cuidado com os nossos dentes:
- Como podemos eliminar a c?rie de nosso dente?
- O que podemos utilizar para isto?
- Como podemos fazer?
- O que voc?s fazem para manter sempre os dentes bem limpinhos?
2. Entregue um sulfite para cada crian?a e pe?a para que ilustrem o que elas fazem para cuidar de seus dentes.
3. Apresente ent?o, ?s crian?as um v?deo ou literatura que demonstre as formas que podemos cuidar de nossos dentes.
Para esta atividade, como sugest?o, podem-se ser utilizados os seguintes v?deos:
?Miss?o: sa?de bucal?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g
?Sid, o cientista ? Quero bolo?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=WUnig_lAjF8&feature=related
?Como escovar os dentes?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jMmZe-CI7_U
?Lavo os dentinhos?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=5uGBmjjQDTI&feature=related
?Castelo Ra Tim Bum ? Ratinho: Escovando os dentes?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=BJM8lj3PQbc
?Zuzubal?ndia ? Escovando os dentes?, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=VEOYwqEsXzo
Podem-se tamb?m, utilizar as seguintes literaturas:
COUTO, Jo?o Luiz do. O Elefante que n?o sabia escovar os dentes. Editora: Giostri, 2009.
Fonte: Editora Giostri
?
GOMES, Jaqueline. A festa dos dentes. Editora: Gaudi Editorial, 2009.
Fonte: Gaudi Editorial
?
ODRIOZOLA, Beatriz. Vamos escovar os dentes. Editora: Leitura, 2006.
Fonte: Editora Leitura
4. Ao final desta apresenta??o, em uma roda de conversa, destaque com a ajuda das crian?as, as principais formas de cuidado com os nossos dentes. Para isso, leve uma escova de dentes bem grande, um fio dental e uma pasta de dente (que poder?o ser feitos em cartolina). Desta forma, pegue o dente que estava todo sujo de c?rie, e com a ajuda das crian?as, simulem uma escova??o.
5. Ap?s as crian?as voltarem do lanche, inicie com elas o processo de escova??o. Para isso, entregue para cada crian?a uma escova diferente, de prefer?ncia que esteja anotado o nome da mesma, ou pe?a para que elas tragam de casa. Seria interessante, com a ajuda de uma arca dent?ria, primeiro demonstrar o processo de escova??o para as crian?as, e depois leva-las para escovar, fazendo o mesmo na arca junto com as crian?as, para que elas aprendam o processo direitinho de escova??o. N?o se esque?a de ensinar tamb?m, a utiliza??o do fio dental.
6. Nesta aula, sugere-se a presen?a de um dentista, que possa falar com as crian?as e explicar todo o processo de escova??o, retomando os principais conceitos que foram discutidos em toda a aula, e assim, as crian?as possam fazer novas perguntas sobre o tema.
7. Ap?s a visita do dentista, construa com as crian?as uma sequ?ncia de cartazes, nos quais demonstrem: para que servem os dentes; o que acontece com a sujeira que fica; e como podemos cuidar de nossos dentes. Essa atividade pode ser feita com a ajuda de diversos materiais, como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; etc. Para que enfeitem seus cartazes e os deixem bem chamativos.
8. Ao final, exponha os cartazes na escola.
?
* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
b) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, organize com os alunos um teatro sobre uma crian?a que n?o escovava os dentes, no qual os alunos assumam diferentes personagens, como: o dente, as c?ries, os alimentos, a escova, o fio dental, a pasta, etc. N?o esque?a, de escrever a hist?ria junto com as crian?as, e coletivamente montarem todas as personagens, adere?os, etc. Ao final, realizem uma apresenta??o para toda a escola e tamb?m, para os pais.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.