Portal do Professor

Início do Conteúdo

Animais: Seguindo rastros

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce, D?bora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as principais caracter?sticas de cada animal a partir das pistas encontradas;

Duração das atividades

2 horas aproximadamente

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1. Antes dos alunos entrarem na sala ou em um espa?o maior da escola, que seja poss?vel, o professor far? uma trilha, como um um jogo de percurso, no qual dever? ir deixando determinados objetos que se relacionam a alguns animais, como por exemplo:

- Ovos de galinha;

- Pote com terra;

- Ovos de codorna;

- Mel;

- Pote com leite;

- Saco com penas;

- Aqu?rio;

- Bananas;

- Cenoura;

- Osso;

- L?.

(E mais aqueles que o professor ache necess?rio).

Para mais ideias sobre os materias que podem ser utilizados para a confec??o da trilha, acesse:

?

?

?

?

?

2. Antes dos alunos entrarem no ambiente, o professor dever? formar uma "roda de conversa" com os mesmos, e criar uma hist?ria na qual afirme que a escola na noite passada fora invadida por diversos animais. No entanto, ainda n?o conseguiram descobrir quais que entraram na escola. Mas eles acabaram deixando pistas e, com isso,  os alunos foram convidados para serem detetives e ajudar o professor a descobrir que animais passaram pela escola!

?

Atividade 2:

1. Ao entrar no ambiente, os alunos dever?o seguir a trilha e manusear os objetos que a comp?em identificando-os. Para isso, o professor poder? passar com os alunos por cada objeto questionando sobre:

- O que ? isso?

- Que animal nos lembra esse objeto?

2. Ap?s passarem por toda a trilha, os alunos, individualmente, receber?o uma folha dividida em v?rias partes e em cada quadrado ter? uma figura pequena de cada objeto contido na trilha. Desta forma,eles dever?o desenhar o animal que eles lembraram ao visualizar o objeto referido.

ANIMAL OBJETO
Cachorro Osso
? ?

?

Atividade 3:

1. Em uma "roda de conversa", os alunos expor?o os desenhos que fizeram de cada animal com seu respectivo objeto.

2. O professor far? um painel que imite a folha que as crian?as receberam. Munidos de figuras de diversos animais, cada aluno dever? colar  cada animal ao lado de seu respectivo objeto. Como por exemplo: na frente do desenho de ovos, colar a figura de uma galinha; na frente do desenho da cenoura, colar um coelho; e assim por diante.

3. Ap?s essa primeira apresenta??o, ainda na "roda de conversa", o professor poder? fazer os seguintes questionamentos sobre cada um dos animais indicados por eles:

- Que animal ? esse?

- Onde ele vive?

- Quais s?o suas principais caracter?sticas?

- O que ele come?

- O que ele produz?

( E mais quest?es que o professor considere importante).

4. Ao final, o professor poder? apresentar m?sica: SALTIMBANCOS, OS. Bicharia. de Chico Buarque. A qual pode ser encontrada em: http://www.youtube.com/watch?v=zZhCVWadbWo&feature=related

?

Os Saltimbancos - Bicharia

Fonte: http://www.musicsense.org/192610video2621723-bicharia.htm

?

BICHARIA

Os Saltimbancos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocoroc?.
O animal ? t?o bacana
Mas tamb?m n?o ? nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocoroc?.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam s?.
Au, au, au. Cocoroc?.

Era uma vez
(E ? ainda)
certo pa?s
(E ? ainda)
Onde os animais
Eram tratados como bestas
(S?o ainda, s?o ainda)
Tinha um bar?o
(Tem ainda)
Espertalh?o
(Tem ainda)
Nunca trabalhava
E ent?o achava a vida linda
(E acha ainda, e acha ainda)

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocoroc?.
O animal ? paciente
Mas tamb?m n?o ? nenhum demente.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocoroc?.
Quando o homem exagera
Bicho vira fera
E ora vejam s?.
Au, au, au. Cocoroc?.

Puxa, jumento
(S? puxava)
Choca galinha
(S? chocava)
R?pido, cachorro
Guarda a casa, corre e volta
(S? corria, s? voltava).
Mas chega um dia
(Chega um dia)
Que o bicho chia
(Bicho chia)
Bota pra quebrar
E eu quero ver quem paga o pato
Pois vai ser um saco de gatos

Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocoroc?.
O animal ? t?o bacana
Mas tamb?m n?o ? nenhum banana.
Au, au, au. Hi-ho hi-ho.
Miau, miau, miau. Cocoroc?.
Quando a porca torce o rabo
Pode ser o diabo
E ora vejam s?.
Au, au, au. Cocoroc?.
Au, au, au. Cocoroc?.
Au, au, au. Cocoroc?.

Fonte: http://letras.cifras.com.br/os-saltimbancos/bicharia

5. Pode ser proposto, tamb?m, que os alunos se caracterizem como os animais que fazem parte da m?sica e utilizem, para isso, dos objetos que foram trabalhados nas atividades 01 e 02; organizando, desta forma, uma apresenta??o da m?sica, em forma de pe?a teatral para toda a escola e comunidade.

?

* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Animais - atividade 1: quem passou por aqui? Experimento pr?tico

Recursos Complementares

a) Livros de Ci?ncias para Educa??o Infantil:

?

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

b) Sites de experimentos para Educa??o Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.


Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: os alunos divididos em duplas, receber?o uma folha na qual contenha diversos quadradinhos, e um envelope com v?rias figuras de animais. O professor far? uma esp?cie de "Charada", destacando as caracter?sticas principais de cada animal discutido, e assim, pela ordem com que o professor fale, os alunos dever?o procurar a figura correspondente e col?-la em cada quadrado. Como por exemplo: "Eu sou muito bonzinho, adoro um carinho, gosto muito de meu dono e tento defende-lo de qualquer perigo. Meus dentes s?o grandes e fortes, mas s? os uso para comer uma ra??o ou um osso bem gostoso. Posso ser grande ou pequeno, e adoro passear! Eu sou...". Assim, o aluno procurar? a figura do cachorro e colar? no primeiro quadrado.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.