Portal do Professor

Início do Conteúdo

Terr?rio: Observando um Ecossistema em Miniatura

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os fen?menos da natureza
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o.

2. Conhecer e compreender o que ? um ecossistema;

3. Conhecer o modo de vida e as caracter?sticas de alguns animais (aracn?deos, insetos etc.);

4. Pesquisar em diversas fontes, como livros, revistas, jornais, internet etc.;

5. Conhecer e observar fen?menos da natureza como o ciclo da ?gua.

Duração das atividades

15 dias, com aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar familiarizado com os estados (s?lido, l?quido e gasoso) da ?gua.

Estratégias e recursos da aula

?

ATIVIDADE 1: TERR?RIO

1. O professor iniciar? a aula com a apresenta??o do filme: Vida de Insetos, realizando um debate ao final deste.

?

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-13550/

?

*Sugest?es de quest?es norteadoras para o debate:

- Sobre o que fala o filme?

- No filme aparecem muitos animais, voc?s conhecem algum deles? Gostaria de falar quais aparecem?

- Qual a import?ncia das formigas para o meio ambiente?

- A que grupo de animais as formigas pertencem?

- H? outros insetos no filme?

- Aranha ? inseto? (N?o, ? um aracn?deo).

- H? outros animais que aparecem no filme que n?o s?o insetos? (tatu-bola).

- Onde as formigas vivem?

- Todas as formigas eram iguais?

- Como elas se organizavam/dividiam no formigueiro?

- Elas trabalham sozinhas?

- O que comiam?

- Para que serviam os alimentos que coletavam?

- Por que a formiga temia os gafanhotos?

?

2. Ao fim do debate, o professor solicitar? que os alunos desenhem, em uma folha de papel de tamanho A4, os animais observados no filme.

?

3. O professor poder? tamb?m, fazer uma lista dos insetos que aparecem no filme acrescentando outros a classe conhe?a.

?

4. Num momento posterior, ao relembrar o filme, o professor explicar? que o filme retrata um ecossistema. Mas o que seria um ecossistema? Para a compreens?o desta quest?o, al?m de pesquisas em livros, revistas, sites etc., o professor realizar? com a classe ? constru??o de um terr?rio, de modo que possam observar as rela??es que a fauna, flora, microorganismo e o ambiente (composto pelos elementos: solo, atmosfera, ?gua) estabelecem entre si, formando ent?o um ecossistema.

?

3. Constru??o do terr?rio:

Objetivo:

Observa??o de um ecossistema e dos elementos que o comp?e.

?

Materiais:

- 1 aqu?rio ou garrafa pet de ?gua de 5 litros;

- Tesoura;

- Areia lavada;

- Terra vegetal adubada;

- Fragmentos de caule de planta ou ?rvore;

- Carv?o vegetal triturado;

- Regador pequeno para molhar o terr?rio;

- Pedrinhas de cascalhos;

- Pequenas plantas que gostam de ?gua (musgos, brom?lias, azaleias, plantas carn?voras, mini samambaias, mini ant?rios, avenca etc.);

- Pequenos animais (formiga, aranhas, joaninhas, caramujos, plan?rias, minhocas, louva-deus, tatu-bola etc.);

- Filme pl?stico para cobrir o terr?rio;

- Ferramentas de jardinagem ou colheres para ajudar no plantio das mudas.

?

Procedimentos:

1. Lave bem o aqu?rio;

2. Despeje uma camada de pedras, de modo que cubra todo o fundo;

3. Coloque a areia, de modo a formar uma camada de cerca de 2,5 cm;

4. Fa?a uma camada com carv?o mineral triturado;

5. Despeje terra formando uma camada com aproximadamente 5 cm de espessura;

6. Introduza as plantas;

7. Colocar algumas pedrinhas e fragmentos de caule de plantas ou ?rvores espalhados;

8. Com as ferramentas de jardinagem, fa?a pequenos furos na terra e plante das mudas;

9. Regue o terr?rio com ?gua, sem encharc?-lo;

10. Cubra-o com filme pl?stico;

11. O terr?rio deve ficar em um ambiente iluminado, mas sem a incid?ncia do sol.

12. Observe o terr?rio diariamente com a classe.

?

*Sobre a constru??o de terr?rios, o professor poder? consultar:

LIVROS:

Terr?rios: Ci?ncia e Arte - Maria C. Neiva de Carvalho; Ruy I. Neiva de Carvalho.

?

Fonte: Editora UFPR

SITES:

http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=522&TERRARIO+UM+ECOSSISTEMA+EM+MINIATURA#top

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml

http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Terr%C3%A1rio-Para-Bichos-Pequenos

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_estudodemeio-cofeccaodeu

?

?

?

?

?

?

?

?

?

ATIVIDADE 2: OBSERVANDO E PESQUISANDO OS SERES VIVOS DO TERR?RIO

1. Tr?s vezes por semana, a classe observar? o terr?rio, relatando, em uma roda de conversa, suas impress?es. Estas dever?o ser datadas e registradas em um caderno pelo professor. ? importante que o professor estimule os alunos em suas observa??es, questionando-lhes alguns aspectos relativos aos seres vivos que se encontram no terr?rio e fen?menos naturais que ocorrem. As quest?es norteadoras, sugeridas abaixo, dever?o tamb?m ser objeto de investiga??o e pesquisa da classe.

?

- O que podemos observar dentro do nosso terr?rio? (plantas, pedras, animais, folhas, terra etc.)

- Todos os elementos s?o seres vivos?

- O que s?o seres vivos? (seres que nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem).

- Quais elementos do terr?rio s?o seres vivos? (plantas e animais).

- E quais s?o os elementos n?o vivo?

- Do que os seres vivos precisam para viver? (?gua, alimenta??o, luz e calor do sol etc.).

- Quais animais vivem no terr?rio?

- A que grupo pertencem?

- Todos s?o insetos?

- Qual a diferen?a entre insetos e aracn?deos?

- Como sabemos que um animal ? um inseto?

- Vamos pesquisar como ? formado o corpo dos insetos?

- Do que se alimentam os animais do terr?rio?

- Como se locomovem?

- Qual ? o seu habitat? S?o aqu?ticos ou terrestres?

- Vamos eleger um deles para pesquisar esta semana, sobre sua alimenta??o, locomo??o, h?bitos, curiosidades, caracter?sticas f?sicas, como nascem?

- Os insetos s?o nocivos ou ?teis ao ser humano?

- Quais insetos s?o ?teis/ben?ficos aos seres humanos?

- H? insetos perigosos ao homem?

- Qual outro ser vivo que h? no terr?rio? (plantas)

- Como ser? que nascem?

- Do que precisam para viver?

- Quais as partes de uma planta?

?

2. Cada uma destas quest?es dar? origem a um registro feito pelo aluno em forma de desenho. Estes registros ser?o reunidos, posteriormente, originando o ?lbum: Terr?rio: o que vimos e observamos. Cada uma das folhas de registro dever? conter uma ou mais quest?es anteriormente debatidas. No ?lbum, o professor incluir? as datas e observa??es do terr?rio e os registros dos debates, contendo as falas, hip?teses e conclus?es dos alunos.

?

*Exemplo dos registros para o ?lbum:

?

?

TERR?RIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS

?

NOME DO ALUNO:

?

SERES VIVOS E ELEMENTOS N?O VIVOS OBSERVADOs

SERES VIVOS

?

?

(Desenho do aluno)

?

?

?

?

?

?

?

?

?

ELEMENTOS N?O VIVOS OBSERVADOS

?

?

(Desenho do aluno)

?

?

?

?

?

?

?

?

?


?

Outro registro:

?

?

TERR?RIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS

?

NOME DO ALUNO:

?

O QUE OS SERES VIVOS NECESSITAM PARA VIVER?

?

?GUA

?

?

?

(Desenho do aluno)

?

?

?

?

?

LUZ E CALOR

?

?

?

(Desenho do aluno)

?

?

?

?

?

ALIMENTA??O

?

?

?

(Desenho do aluno)

?

?

?

?

?

?

AR

?

?

?

(Desenho do aluno)

?

?

?

?

?

?

?

?

3. ? medida que forem estudando os animais do terr?rio, o professor propor? a modelagem de alguns destes, por meio de massa de modelar, material reciclado, papel march?, origami etc.

?

* Algumas sugest?es para o professor:

- Insetos de papel?o: professor Sass?.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=FatihLYTrb8

- Borboleta de copo de pl?stico: professor Sass?.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=fA2XyVt7sAQ&feature=relmfu

- Art Attack: Bichos de jornal.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UT5GCqyC5FQ&feature=related

- Club Origami.

Dispon?vel em: http://en.origami-club.com/bug/index.html

?

4. O professor poder? incluir nas aulas, leitura de hist?rias, de f?bulas, de contos e m?sicas acerca do aspecto espec?fico do terr?rio que abordar?: determinado animal, ciclo da ?gua, plantas etc..

?

*Sugest?es de livros:

- MACHADO, Ana Maria. Doroteia, a centopeia. Cole??o Batutinha. Ed. Salamandra.

- MACHADO, Milton. A centopeia e os seus sapatinhos. Ed. ?tica.

- PAES, Ducarmo. A joaninha que perdeu as pintinhas. Ed. Noovha Am?rica.

- LA FONTAINE. A cigarra e a formiga.

- A hist?ria da aranha. S?rie lel? da cuca. Ed. ?tica.

-A aranha talentosa. Ciranda Cultural.

- CARDON, Laurent. Aranha por um fio. Ed.Biruta.

- ANDERSON, Judith; gordon, Mike. Cole??o Milagres da Natureza: Era uma vez uma semente.

- B?DOY?RE, Camilla de la (2009). Ciclo de Vida: De Semente a Girassol. S?o Paulo: Zastras.

?

*Sugest?es de m?sicas:

- Dona Aranha.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA

- Formiguinha:

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MetHKpaVYbg

- Baratinha.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew&feature=related

- Abelha:

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DwO6t7ycQQM

- Joaninha:

Dispon?vel em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=0B15kKTPhWc

- Carnaval das Minhoca. Palavra Cantada:

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=JAzspnuwYaw

- ?gua. Palavra cantada.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik&feature=related

?

?

ATIVIDADE 3: AS GOTAS DA CHUVA

1. A partir da observa??o das gotas depositadas no filme pl?stico, que veda o aqu?rio, o professor questionar? os alunos como elas apareceram, de onde vieram, se parece com alguma situa??o ou fen?meno da natureza que conhecem.

?

2. Em seguida propor? o seguinte experimento.

?

Experimento: Fazendo chuva!

Objetivo:

Observar o processo envolvido para a forma??o da chuva: condensa??o.

?

Materiais:

- Panela;

- Fog?o ou fogareiro;

- ?gua;

- Recipiente de vidro com tampa met?lica (pote de geleia, frutas em conserva, azeitona etc.);

- Cubos de gelo.

- Corante

?

Procedimentos:

1. Despeje a ?gua na panela, pingue algumas gotas de corante e aque?a a mistura no fog?o;

2. Vire a tampa de metal ao contr?rio e coloque alguns cubos de gelo na tampa do recipiente de vidro;

3. Ap?s fervida, despeje a ?gua no recipiente de vidro com cuidado;

4. Cubra o recipiente de vidro com a tampa com gelo;

5. Observe o que acontece.

?

Resultado:

- O vapor d??gua ao entrar em contato com a superf?cie fria da tampa se condensar?, formando got?culas de ?gua, que cair?o em forma de chuva.

- Os resultados devem ser discutidos com a classe e relacionados ao terr?rio.

?

*Experimentos similares e outros recursos que o professor poder? utilizar:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/estadfis9.pdf

http://www.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/brincareaprender.asp?fich=fazerchuva.xml

http://www.imta.gob.mx/educacion-ambiental/aprende/interface.html

http://saae.saocarlos.sp.gov.br/saaeambiental/planeta.html

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-5

?

3. Em seguida, o professor far? a leitura do livro: Milagres da Natureza: Era uma vez uma gota de chuva, de Judith Anderson e Mike Gordon, e discutir? com a classe as ideias por ele abordadas. ? importante que o professor relacione as informa??es trazidas pelo livro, com o que acontece no terr?rio.

Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3133&Exec=1

?

*Outra sugest?o de livro:

QUENTAL, Cristina de; MAGALH?ES, Mariana. Ciclo da ?gua. Editora Gailivro.

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/7/1/6/9789895579617.jpg?201204242009

?

4. Para finalizar esta etapa, ser? apresentado o um v?deo: O ciclo da ?gua.

*Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws

http://www.youtube.com/watch?v=jMujwiLt-e4&feature=relmfu

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Constru??o e acompanhamento de terr?rio - Aula 3 Experimento pr?tico
Constru??o e acompanhamento de terr?rio - Aula 2 Experimento pr?tico
Terr?rio Experimento pr?tico
Plantas - atividade 5: Podemos reproduzir um ecossistema? Experimento pr?tico
Constru??o e acompanhamento de terr?rio - Aula 1 Experimento pr?tico

Recursos Complementares

LIVROS:

BAILEY, Jacqui; LILLY, Matthew. Cole??o: ci?ncia viva. A Hist?ria da ?gua. Ed. DCL.

RODARI, Gianni e COSTA, Nicoletta. O homem da chuva. Ed. Biruta.

ORTHOF, Sylvia. Um pipi choveu aqui. Ed. Global.

TRIPLEHOERN, Charles A.; JONNSON, Norman. Estudo dos insetos. Ed. CENGAGE.

ARDAGH, Philip. Na casa do Leo: bichos arrepiantes. Ed. Companhia das Letrinhas.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanos: a tar?ntula atarantada. Ed. Manati.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanos: o pernilongo pern?stico. Ed. Manati.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanos: a lib?lula abilolada. Ed. Manati.

HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanosa cobra e o grilo. Ed. Manati.

?

SITES:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28799

?

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.