![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
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D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o.
2. Conhecer e compreender o que ? um ecossistema;
3. Conhecer o modo de vida e as caracter?sticas de alguns animais (aracn?deos, insetos etc.);
4. Pesquisar em diversas fontes, como livros, revistas, jornais, internet etc.;
5. Conhecer e observar fen?menos da natureza como o ciclo da ?gua.
Estar familiarizado com os estados (s?lido, l?quido e gasoso) da ?gua.
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ATIVIDADE 1: TERR?RIO
1. O professor iniciar? a aula com a apresenta??o do filme: Vida de Insetos, realizando um debate ao final deste.
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Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-13550/
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*Sugest?es de quest?es norteadoras para o debate:
- Sobre o que fala o filme?
- No filme aparecem muitos animais, voc?s conhecem algum deles? Gostaria de falar quais aparecem?
- Qual a import?ncia das formigas para o meio ambiente?
- A que grupo de animais as formigas pertencem?
- H? outros insetos no filme?
- Aranha ? inseto? (N?o, ? um aracn?deo).
- H? outros animais que aparecem no filme que n?o s?o insetos? (tatu-bola).
- Onde as formigas vivem?
- Todas as formigas eram iguais?
- Como elas se organizavam/dividiam no formigueiro?
- Elas trabalham sozinhas?
- O que comiam?
- Para que serviam os alimentos que coletavam?
- Por que a formiga temia os gafanhotos?
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2. Ao fim do debate, o professor solicitar? que os alunos desenhem, em uma folha de papel de tamanho A4, os animais observados no filme.
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3. O professor poder? tamb?m, fazer uma lista dos insetos que aparecem no filme acrescentando outros a classe conhe?a.
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4. Num momento posterior, ao relembrar o filme, o professor explicar? que o filme retrata um ecossistema. Mas o que seria um ecossistema? Para a compreens?o desta quest?o, al?m de pesquisas em livros, revistas, sites etc., o professor realizar? com a classe ? constru??o de um terr?rio, de modo que possam observar as rela??es que a fauna, flora, microorganismo e o ambiente (composto pelos elementos: solo, atmosfera, ?gua) estabelecem entre si, formando ent?o um ecossistema.
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3. Constru??o do terr?rio:
Objetivo:
Observa??o de um ecossistema e dos elementos que o comp?e.
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Materiais:
- 1 aqu?rio ou garrafa pet de ?gua de 5 litros;
- Tesoura;
- Areia lavada;
- Terra vegetal adubada;
- Fragmentos de caule de planta ou ?rvore;
- Carv?o vegetal triturado;
- Regador pequeno para molhar o terr?rio;
- Pedrinhas de cascalhos;
- Pequenas plantas que gostam de ?gua (musgos, brom?lias, azaleias, plantas carn?voras, mini samambaias, mini ant?rios, avenca etc.);
- Pequenos animais (formiga, aranhas, joaninhas, caramujos, plan?rias, minhocas, louva-deus, tatu-bola etc.);
- Filme pl?stico para cobrir o terr?rio;
- Ferramentas de jardinagem ou colheres para ajudar no plantio das mudas.
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Procedimentos:
1. Lave bem o aqu?rio;
2. Despeje uma camada de pedras, de modo que cubra todo o fundo;
3. Coloque a areia, de modo a formar uma camada de cerca de 2,5 cm;
4. Fa?a uma camada com carv?o mineral triturado;
5. Despeje terra formando uma camada com aproximadamente 5 cm de espessura;
6. Introduza as plantas;
7. Colocar algumas pedrinhas e fragmentos de caule de plantas ou ?rvores espalhados;
8. Com as ferramentas de jardinagem, fa?a pequenos furos na terra e plante das mudas;
9. Regue o terr?rio com ?gua, sem encharc?-lo;
10. Cubra-o com filme pl?stico;
11. O terr?rio deve ficar em um ambiente iluminado, mas sem a incid?ncia do sol.
12. Observe o terr?rio diariamente com a classe.
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*Sobre a constru??o de terr?rios, o professor poder? consultar:
LIVROS:
Terr?rios: Ci?ncia e Arte - Maria C. Neiva de Carvalho; Ruy I. Neiva de Carvalho.
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Fonte: Editora UFPR
SITES:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml
http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Terr%C3%A1rio-Para-Bichos-Pequenos
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_estudodemeio-cofeccaodeu
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ATIVIDADE 2: OBSERVANDO E PESQUISANDO OS SERES VIVOS DO TERR?RIO
1. Tr?s vezes por semana, a classe observar? o terr?rio, relatando, em uma roda de conversa, suas impress?es. Estas dever?o ser datadas e registradas em um caderno pelo professor. ? importante que o professor estimule os alunos em suas observa??es, questionando-lhes alguns aspectos relativos aos seres vivos que se encontram no terr?rio e fen?menos naturais que ocorrem. As quest?es norteadoras, sugeridas abaixo, dever?o tamb?m ser objeto de investiga??o e pesquisa da classe.
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- O que podemos observar dentro do nosso terr?rio? (plantas, pedras, animais, folhas, terra etc.)
- Todos os elementos s?o seres vivos?
- O que s?o seres vivos? (seres que nascem, crescem, podem se reproduzir e morrem).
- Quais elementos do terr?rio s?o seres vivos? (plantas e animais).
- E quais s?o os elementos n?o vivo?
- Do que os seres vivos precisam para viver? (?gua, alimenta??o, luz e calor do sol etc.).
- Quais animais vivem no terr?rio?
- A que grupo pertencem?
- Todos s?o insetos?
- Qual a diferen?a entre insetos e aracn?deos?
- Como sabemos que um animal ? um inseto?
- Vamos pesquisar como ? formado o corpo dos insetos?
- Do que se alimentam os animais do terr?rio?
- Como se locomovem?
- Qual ? o seu habitat? S?o aqu?ticos ou terrestres?
- Vamos eleger um deles para pesquisar esta semana, sobre sua alimenta??o, locomo??o, h?bitos, curiosidades, caracter?sticas f?sicas, como nascem?
- Os insetos s?o nocivos ou ?teis ao ser humano?
- Quais insetos s?o ?teis/ben?ficos aos seres humanos?
- H? insetos perigosos ao homem?
- Qual outro ser vivo que h? no terr?rio? (plantas)
- Como ser? que nascem?
- Do que precisam para viver?
- Quais as partes de uma planta?
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2. Cada uma destas quest?es dar? origem a um registro feito pelo aluno em forma de desenho. Estes registros ser?o reunidos, posteriormente, originando o ?lbum: Terr?rio: o que vimos e observamos. Cada uma das folhas de registro dever? conter uma ou mais quest?es anteriormente debatidas. No ?lbum, o professor incluir? as datas e observa??es do terr?rio e os registros dos debates, contendo as falas, hip?teses e conclus?es dos alunos.
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*Exemplo dos registros para o ?lbum:
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? TERR?RIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS ? NOME DO ALUNO: ? SERES VIVOS E ELEMENTOS N?O VIVOS OBSERVADOs
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Outro registro:
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? TERR?RIO: O QUE VIMOS E OBSERVAMOS ? NOME DO ALUNO: ? O QUE OS SERES VIVOS NECESSITAM PARA VIVER? ?
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3. ? medida que forem estudando os animais do terr?rio, o professor propor? a modelagem de alguns destes, por meio de massa de modelar, material reciclado, papel march?, origami etc.
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* Algumas sugest?es para o professor:
- Insetos de papel?o: professor Sass?.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=FatihLYTrb8
- Borboleta de copo de pl?stico: professor Sass?.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=fA2XyVt7sAQ&feature=relmfu
- Art Attack: Bichos de jornal.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=UT5GCqyC5FQ&feature=related
- Club Origami.
Dispon?vel em: http://en.origami-club.com/bug/index.html
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4. O professor poder? incluir nas aulas, leitura de hist?rias, de f?bulas, de contos e m?sicas acerca do aspecto espec?fico do terr?rio que abordar?: determinado animal, ciclo da ?gua, plantas etc..
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*Sugest?es de livros:
- MACHADO, Ana Maria. Doroteia, a centopeia. Cole??o Batutinha. Ed. Salamandra.
- MACHADO, Milton. A centopeia e os seus sapatinhos. Ed. ?tica.
- PAES, Ducarmo. A joaninha que perdeu as pintinhas. Ed. Noovha Am?rica.
- LA FONTAINE. A cigarra e a formiga.
- A hist?ria da aranha. S?rie lel? da cuca. Ed. ?tica.
-A aranha talentosa. Ciranda Cultural.
- CARDON, Laurent. Aranha por um fio. Ed.Biruta.
- ANDERSON, Judith; gordon, Mike. Cole??o Milagres da Natureza: Era uma vez uma semente.
- B?DOY?RE, Camilla de la (2009). Ciclo de Vida: De Semente a Girassol. S?o Paulo: Zastras.
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*Sugest?es de m?sicas:
- Dona Aranha.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MuBgIfBR1kA
- Formiguinha:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MetHKpaVYbg
- Baratinha.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew&feature=related
- Abelha:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DwO6t7ycQQM
- Joaninha:
Dispon?vel em: http:// http://www.youtube.com/watch?v=0B15kKTPhWc
- Carnaval das Minhoca. Palavra Cantada:
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=JAzspnuwYaw
- ?gua. Palavra cantada.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik&feature=related
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ATIVIDADE 3: AS GOTAS DA CHUVA
1. A partir da observa??o das gotas depositadas no filme pl?stico, que veda o aqu?rio, o professor questionar? os alunos como elas apareceram, de onde vieram, se parece com alguma situa??o ou fen?meno da natureza que conhecem.
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2. Em seguida propor? o seguinte experimento.
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Experimento: Fazendo chuva!
Objetivo:
Observar o processo envolvido para a forma??o da chuva: condensa??o.
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Materiais:
- Panela;
- Fog?o ou fogareiro;
- ?gua;
- Recipiente de vidro com tampa met?lica (pote de geleia, frutas em conserva, azeitona etc.);
- Cubos de gelo.
- Corante
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Procedimentos:
1. Despeje a ?gua na panela, pingue algumas gotas de corante e aque?a a mistura no fog?o;
2. Vire a tampa de metal ao contr?rio e coloque alguns cubos de gelo na tampa do recipiente de vidro;
3. Ap?s fervida, despeje a ?gua no recipiente de vidro com cuidado;
4. Cubra o recipiente de vidro com a tampa com gelo;
5. Observe o que acontece.
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Resultado:
- O vapor d??gua ao entrar em contato com a superf?cie fria da tampa se condensar?, formando got?culas de ?gua, que cair?o em forma de chuva.
- Os resultados devem ser discutidos com a classe e relacionados ao terr?rio.
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*Experimentos similares e outros recursos que o professor poder? utilizar:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/estadfis9.pdf
http://www.sitiodosmiudos.pt/laboratorio/brincareaprender.asp?fich=fazerchuva.xml
http://www.imta.gob.mx/educacion-ambiental/aprende/interface.html
http://saae.saocarlos.sp.gov.br/saaeambiental/planeta.html
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-5
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3. Em seguida, o professor far? a leitura do livro: Milagres da Natureza: Era uma vez uma gota de chuva, de Judith Anderson e Mike Gordon, e discutir? com a classe as ideias por ele abordadas. ? importante que o professor relacione as informa??es trazidas pelo livro, com o que acontece no terr?rio.
Fonte: http://www.scipione.com.br/SitePages/Obra.aspx?cdObra=3133&Exec=1
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*Outra sugest?o de livro:
QUENTAL, Cristina de; MAGALH?ES, Mariana. Ciclo da ?gua. Editora Gailivro.
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4. Para finalizar esta etapa, ser? apresentado o um v?deo: O ciclo da ?gua.
*Dispon?vel em:
Nome | Tipo |
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Constru??o e acompanhamento de terr?rio - Aula 3 | Experimento pr?tico |
Constru??o e acompanhamento de terr?rio - Aula 2 | Experimento pr?tico |
Terr?rio | Experimento pr?tico |
Plantas - atividade 5: Podemos reproduzir um ecossistema? | Experimento pr?tico |
Constru??o e acompanhamento de terr?rio - Aula 1 | Experimento pr?tico |
LIVROS:
BAILEY, Jacqui; LILLY, Matthew. Cole??o: ci?ncia viva. A Hist?ria da ?gua. Ed. DCL.
RODARI, Gianni e COSTA, Nicoletta. O homem da chuva. Ed. Biruta.
ORTHOF, Sylvia. Um pipi choveu aqui. Ed. Global.
TRIPLEHOERN, Charles A.; JONNSON, Norman. Estudo dos insetos. Ed. CENGAGE.
ARDAGH, Philip. Na casa do Leo: bichos arrepiantes. Ed. Companhia das Letrinhas.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanos: a tar?ntula atarantada. Ed. Manati.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanos: o pernilongo pern?stico. Ed. Manati.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanos: a lib?lula abilolada. Ed. Manati.
HATZEL, Bia; HATZEL, Graziela Bozano. Cole??o insetos insanosa cobra e o grilo. Ed. Manati.
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SITES:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28799
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LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.