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Do que precisa a semente? - Temperatura

alessandra arce

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

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SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce, D?bora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os meios necess?rios e que interferem no desenvolvimento das sementes;

Compreender como a temperatura pode interferir no crescimento de uma planta.

Duração das atividades

1semana com 20 minutos di?rios para observa??o.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o que ? uma semente, sua fun??o e os diversos tipos que existem.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1. Em uma "roda de conversa", o professor relembrar? com os alunos as caracter?sticas e fun??es da semente, podendo fazer as seguintes quest?es:

- O que ? uma semente?

- Quais s?o suas caracter?sticas?

- Como podemos identificar uma semente?

2. Ap?s esta discuss?o inicial, o professor poder? fazer a seguinte brincadeira:

a- Em uma caixa de sapato toda enfeitada, o professor colocar? diversos objetos como:

- Flor;

- L?pis;

- Semente de abacate;

- Semente de feij?o;

- Giz de cera;

- Bola de gude;

- Livro pequeno;

- Semente de Girassol;

(e mais  objetos que achar interessante)

b- Ap?s a montagem da caixa, ainda na "roda de conversa", o professor dever? dizer que dentro de sua caixa existem algumas sementes, mas que ele precisa de ajuda para descobrir quais s?o. Assim, tirando um objeto por vez o professor dever? fazer a seguinte quest?o:

- ? uma semente? Por qu??

Desta forma, o professor ir? anotando na lousa ou em um cartaz, as caracter?sticas que os alunos deem para as sementes.

3. Em seguida, ao separarem todas as sementes da caixa, os alunos em duplas, receber?o uma folha na qual haver? diversos desenhos, como: carro, boneca, telefone, bicicleta, semente de feij?o, semente de girassol, entre outros.  Na qual dever?o colorir apenas os desenhos que forem de sementes.

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Atividade 2:

1. O professor dever? levar vasinhos com plantas j? crescidas (podem-se utilizar as plantadas nas aulas anteriores e/ou levar as crian?as para passear pela escola e observar as plantas).  A partir da observa??o feita pelas crian?as, o professor dever? questionar:

- Como se formou essa plantinha?

- Como que a semente conseguiu crescer e se transformar em uma planta deste tamanho?

- Ela precisou de algo? Do que?   

2. Com esses questionamentos, pedir para que os alunos, em grupos de 3, com massinha de modelar elaborem os elementos que eles acreditam que ajudaram a semente a crescer.

3. Ap?s a constru??o dos alunos, o professor pedir? para que cada grupo exponha para os demais colegas o que eles modelaram e "por que" acreditam que esses elementos que fizeram, ajuda. Desta forma, ap?s a apresenta??o, dever?o construir um texto coletivo, no qual o professor servir? de escriba, registrando os fatores e elementos que os alunos elencaram como importantes para o desenvolvimento da semente.

4. Em uma "roda de leitura", com o aux?lio de um flanel?grafo o professor poder? contar a seguinte hist?ria ?s crian?as: "DE LA BEDOYERE, Camilla. De semente a Girassol. S?o Paulo: Zastras, 2010."

De semente a girassol

Fonte: Editora Zastras

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Para confeccionar um flanel?grafo, pode-se consultar o link abaixo:

"Como se faz: Flanel?grafo" - http://www.youtube.com/watch?v=mCq2cS0v7c8

5. Ao final, a partir das informa??es contidas na hist?ria, os alunos dever?o ilustrar a mesma, de forma a contemplar os elementos que foram importantes para o crescimento do Girassol.

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Atividade 3

1. O professor dever? questionar as crian?as sobre a temperatura, de forma bem simples, apenas em rela??o ao quente e ao frio:

- O que acontece quando est? quente? Como nos sentimos?

- E quando est? frio? Como nos sentimos?

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2. Ap?s esses questionamento e diante das respostas dos alunos, o professor relembrar? tudo que eles disseram que ajuda a planta a crescer, e trazer novas quest?es, como:

- E a temperatura interfere?

- Quando est? muito, muito quente ser? que a plantinha cresce mais r?pido? Ou ser? que ela n?o cresce?

- E quando est? muito, muito frio? O que acontece?

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3. Ap?s esses questionamentos registrar as hip?teses dos alunos em um cartaz.

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4. Em seguida, o professor poder? realizar o seguinte experimento:

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Materiais necess?rios:

- 3 semente de um tipo (feij?o, milho ou girassol);

- 3 Vasos com terra (que podem ser feitos com garrafa pet);

- Uma lanterna ou uma manta;

- Geladeira (que pode ser a da escola, apenas tomar cuidado com os demais produtos contidos nesta);

- 1 Pote com ?gua;

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Procedimentos:

- Em cada um dos vasos com terra plante uma semente, n?o se esque?a de colocar um pouco de ?gua em cada vasinho;

- Ap?s o plantio, com a ajuda dos alunos, coloque cada um dos vasos nos tr?s lugares diferentes: um dentro da geladeira; outro sob a lanterna ligada (apenas atente-se para que a luz seja forte e  v? direto ao vaso e que a mesma n?o seja desligada) ou sob a manta; e deixe uma no jardim da escola.

4. Ap?s a separa??o dos vasos, o professor entregar? uma folha que contenha o desenho de tr?s vasos escritos: Quente, Frio e Ambiente; em cada um o aluno dever? desenhar o acredita que acontecer? com a respectiva planta.

5. O professor dever? deixar uma tabela no canto da sala e durante uma ou duas semanas, junto com os alunos dever? observar o que est? ocorrendo com as plantas e registrar nesta tabela, o que pode ser feito por meio de gravuras ou escrita.    

Tabela 1: QUENTE

DATA OBSERVA??O

15/07/2012

Primeiro Dia

Planta permanece igual
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?

Tabela 2: FRIO

DATA OBSERVA??O

15/07/2012

Primeiro Dia

Planta permanece igual
?

?

?

Tabela 3: AMBIENTE

DATA OBSERVA??O

15/07/2012

Primeiro dia

Planta permanece igual
?

?

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6. Ao final do tempo previsto (uma ou duas semanas) o professor, em uma "roda de conversa", dever? discutir com os alunos, as seguintes quest?es:

- O que aconteceu em cada um dos vasos?

- A temperatura interferiu no desenvolvimento da semente?

7. Ao final entregar a mesma folha com os vasos em branco para que os alunos desenhem o que realmente aconteceu, e comparem com o desenho anterior.

8. O professor deve sistematizar o conhecimento em forma de um texto coletivo, no qual os alunos podem ser os ilustradores do mesmo. E ao final, se achar necess?rio transformar o texto em um livro coletivo da turma.

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* Outros experimentos tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Complementares

a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

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b) Sites de experimentos para Educa??o Infantil:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www1.ci.uc.pt/sementeaofruto/

http://nautilus.fis.uc.pt/cab/

http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/capa_plantas.htm

http://www.ufv.br/crp/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=d9bb0c3d&tema=d85a0c66&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=28&y=8&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.


Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: Os alunos, com a ajuda do professor, poder?o inventar uma hist?ria sobre tr?s sementes que foram parar em lugares diferentes, destacando o que foi observado durante o experimento da atividade 3. Desta forma, poder?o ser constru?das diversas personagens, com diferentes materiais, conforme a hist?ria necessite, podendo utilizar-se do flanel?grafo constru?do pelo professor para contar a mesma. A qual pode ser socializada com todos os colegas da escola. 

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.