Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
- Construir um berimbau de caniço.
- Conhecer o contexto musical em que o instrumento é utilizado.
- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.
Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas: MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602
MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578
Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.
Para construir um berimbau de caniço você precisará de:
a) Um pedaço de bambu ou cana da índia de aproximadamente 1m (um metro) de comprimento. Também é possível utilizar outros tipos de madeira ou mesmo outros materiais, contanto que tenham um pouco de flexibilidade;
b) Um pedaço de arame ou corda de instrumento musical, por exemplo: violão, guitarra, contrabaixo, violoncelo ou outros, contanto que seja feita de aço. Também é possível utilizar cordas de náilon, mas estas não possuirão a mesma projeção de som;
c) Uma lata de tamanho médio, como as de leite em pó, por exemplo;
d) Barbante;
e) Alicate, martelo e tesoura.
Conhecendo o instrumento
Diga que o instrumento que vocês construirão hoje é semelhante ao berimbau tradicional. Este instrumento tem uma relação muito forte com a cultura africana e, principalmente, com a capoeira. Veja nos Recursos Complementares algumas páginas com informações históricas sobre o berimbau.
Dê exemplos de como o berimbau é usado normalmente em Música. Peça para os alunos prestarem atenção no modo como o instrumento é usado, e na função que desempenha na música de capoeira e na música popular.
Toques de berimbau
http://www.youtube.com/watch?v=equsS_jcEZw
Orquestra de berimbaus
http://www.youtube.com/watch?v=MYeP0P54CAc
Jogo de São Bento Grande
http://www.youtube.com/watch?v=bSy5cpLU-zM&NR=1
"Africadeus" (Naná Vasconcelos)
http://www.youtube.com/watch?v=1XhIiUrBalI
Discuta com os alunos sobre as diferentes maneiras em que o berimbau foi utilizado nos vídeos, observando as diferentes funções e os estilos dos exemplos musicais apresentados. O berimbau produz muitas notas/alturas diferentes? Os sons duram muito? E os recursos dinâmicos? Há como explorar diferentes timbres?"
Construindo o instrumento
Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.
Preparando a lata:
1. Você deverá tirar o rótulo e a tampa da lata.
2. A seguir, faça dois buracos na base da lata. Os buracos deverão estar diametralmente opostos e próximos à parede da lata. Use um prego grande e um martelo para isso.
Figura 1 - lata furada (imagem de nossa autoria)
3. Depois, passe um pedaço de barbante de aproximadamente dez centímetros pelos dois buracos e emende suas pontas com nós bem apertados.
Preparando o caniço:
1. Pegue a corda de metal e emende um bom pedaço de barbante a cada uma de suas extremidades (aproximadamente 20 cm).
2. Amarre esses pedaços de barbante a cada uma das extremidades da vara, dando várias voltas bem apertadas para uma boa fixação. O resultado final será semelhante a um arco.
Unindo as duas partes:
Pegue o “arco” e passe-o por dentro do laço de barbante unido à cabaça em aproximadamente 10 cm (dez centímetros). O berimbau estará pronto para ser tocado.
Figura 2 - esquema do berimbau (imagem de nossa autoria)
Abaixo está um link com um músico tocando um instrumento semelhante ao que construímos. No exemplo, é chamado de "berinlata" e é feito com um cano de plástico ao invés de bambu.
http://www.youtube.com/watch?v=pH-FjngeA9A
Utilizando o instrumento
É hora de tocar o instrumento. Peça para cada aluno pegar seu berimbau e explique como devem empunhá-lo.
1. Coloque a base da vara (a parte mais próxima da lata) no chão ou sobre uma superfície fixa como uma mesa.
2. Com a mão esquerda segure a vara na parte superior, próximo a sua ponta.
3. A mão esquerda segurará a baqueta e golpeará a corda.
4. A mão direita deverá envergar levemente a vara para conseguir notas mais graves.
Obs.: Esta não é a maneira tradicional de se tocar um berimbau, que pressupõe também o uso de um chocalho (caxixi) na mão que segura a baqueta e uma pedra ou metal (dobrão) na mão que segura a vara.
No início, talvez os alunos sintam um pouco de dificuldade para empunhar o berimbau, mas é importante uma boa empunhadura para se atingir um bom domínio técnico do instrumento. Não passe ao próximo passo se os alunos não estiverem conseguindo segurá-lo da maneira adequada.
Então, peça para os alunos testarem os diferentes sons do berimbau: com a corda esticada; envergando a vara de diferentes maneiras, esticando ou afrouxando mais a corda; com a baqueta atacando a corda levemente; com a baqueta atacando com mais força. Pergunte quais foram as diferenças entre as várias maneiras de tocar o instrumento.
Agora faça um exercício para tocar o berimbau que variará de acordo com a idade dos alunos. Assim, a sequência abaixo deverá ser usada em ordem crescente até o ponto que você julgar adequado.
1. Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o berimbau com a corda esticada marcando a pulsação.
2. Depois você pode dificultar um pouco pedindo para eles modificarem a envergadura do instrumento em certos pulsos. Por exemplo:
1 (corda esticada) - 2 (corda esticada) - 3 (vara envergada) - 4 (corda esticada)
3. Crie outras combinações corda esticada e vara envergada à vontade.
4. Outra opção é tocar não somente pulsos de forma diferente, mas trechos inteiros da canção. Por exemplo:
1a. estrofe (corda esticada) - Refrão (vara envergada) - 2a. estrofe (corda esticada) - Refrão (vara envergada) - Repetição do refrão (corda esticada)
Recursos Educacionais do MEC
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812
Aprendendo a reciclar
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458
Reciclagem de Materiais
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548
Capoeira na escola
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1378
Mare capoeira
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347
Página com informações e gravuras sobre o berimbau e os primórdios da capoeira no Brasil
http://www.nestorcapoeira.net/galeria.htm
Artigo da Wikipédia sobre berimbau
1) Certifique-se de que todos os alunos construíram o berimbau de caniço de maneira adequada;
2) Verifique se todos conseguiram executar o instrumento de forma satisfatória.