Portal do Professor

Início do Conteúdo

MÚSICA: Construção de instrumento musical - berimbau de caniço

Autor e Co-autor(es)

RODRIGO RUSSANO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir um berimbau de caniço.

- Conhecer o contexto musical em que o instrumento é utilizado.

- Fazer uma atividade de prática de conjunto utilizando o instrumento musical construído.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos (1h40min)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é obrigatório algum conhecimento formal prévio, mas a aula será mais bem aproveitada e os resultados dos trabalhos propostos serão mais enriquecedores, se os alunos tiverem a experiência anterior de aulas regulares de música na escola, além de conhecerem o vocabulário básico em música. Para tanto, recomendamos as seguintes aulas: MÚSICA - escrita e leitura musical: pulso, pulsação, som, unidade de tempo, silêncio (aula 1)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6602      

MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15578 

Estratégias e recursos da aula

      Caro professor, esta coleção de aulas "Música: Construção de Instrumento Musical" tem o objetivo de oferecer o aprendizado em educação musical com a oportunidade de integração com outros componentes curriculares. A construção de instrumentos musicais possibilita uma gama de atividades que estimulam a criatividade, enriquecem a interpretação musical e geram conhecimento.

     Para construir um berimbau de caniço você precisará de:

a) Um pedaço de bambu ou cana da índia de aproximadamente 1m (um metro) de comprimento. Também é possível utilizar outros tipos de madeira ou mesmo outros materiais, contanto que tenham um pouco de flexibilidade;

b) Um pedaço de arame ou corda de instrumento musical, por exemplo: violão, guitarra, contrabaixo, violoncelo ou outros, contanto que seja feita de aço. Também é possível utilizar cordas de náilon, mas estas não possuirão a mesma projeção de som;

c) Uma lata de tamanho médio, como as de leite em pó, por exemplo;

d) Barbante;

e) Alicate, martelo e tesoura.

      

     Atividade 1

      Conhecendo o instrumento

      Diga que o instrumento que vocês construirão hoje é semelhante ao berimbau tradicional. Este instrumento tem uma relação muito forte com a cultura africana e, principalmente, com a capoeira. Veja nos Recursos Complementares algumas páginas com informações históricas sobre o berimbau.

      Dê exemplos de como o berimbau é usado normalmente em Música. Peça para os alunos prestarem atenção no modo como o instrumento é usado, e na função que desempenha na música de capoeira e na música popular.

      Toques de berimbau

     http://www.youtube.com/watch?v=equsS_jcEZw       

      Orquestra de berimbaus

     http://www.youtube.com/watch?v=MYeP0P54CAc 

      Jogo de São Bento Grande

      http://www.youtube.com/watch?v=bSy5cpLU-zM&NR=1 

      "Africadeus" (Naná Vasconcelos)

      http://www.youtube.com/watch?v=1XhIiUrBalI 

      Discuta com os alunos sobre as diferentes maneiras em que o berimbau foi utilizado nos vídeos, observando as diferentes funções e os estilos dos exemplos musicais apresentados. O berimbau produz muitas notas/alturas diferentes? Os sons duram muito? E os recursos dinâmicos? Há como explorar diferentes timbres?"

     Atividade 2

      Construindo o instrumento

      Comece a aula conversando com os alunos sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais. Atente para a necessidade da diminuição da produção de lixo no nosso planeta.  

      Preparando a lata:            

      1. Você deverá tirar o rótulo e a tampa da lata.

      2. A seguir, faça dois buracos na base da lata. Os buracos deverão estar diametralmente opostos e próximos à parede da lata. Use um prego grande e um martelo para isso.  

     

Figura 1 - lata furada (imagem de nossa autoria)

      3. Depois, passe um pedaço de barbante de aproximadamente dez centímetros pelos dois buracos e emende suas pontas com nós bem apertados.            

      Preparando o caniço: 

      1. Pegue a corda de metal e emende um bom pedaço de barbante a cada uma de suas extremidades (aproximadamente 20 cm).

      2. Amarre esses pedaços de barbante a cada uma das extremidades da vara, dando várias voltas bem apertadas para uma boa fixação. O resultado final será semelhante a um arco.

      Unindo as duas partes: 

      Pegue o “arco” e passe-o por dentro do laço de barbante unido à cabaça em aproximadamente 10 cm (dez centímetros). O berimbau estará pronto para ser tocado.

Figura 2 - esquema do berimbau (imagem de nossa autoria)

      Abaixo está um link com um músico tocando um instrumento semelhante ao que construímos. No exemplo, é chamado de "berinlata" e é feito com um cano de plástico ao invés de bambu.

http://www.youtube.com/watch?v=pH-FjngeA9A 

     Atividade 3

      Utilizando o instrumento

      É hora de tocar o instrumento. Peça para cada aluno pegar seu berimbau e explique como devem empunhá-lo.

      1. Coloque a base da vara (a parte mais próxima da lata) no chão ou sobre uma superfície fixa como uma mesa.

      2. Com a mão esquerda segure a vara na parte superior, próximo a sua ponta.

      3. A mão esquerda segurará a baqueta e golpeará a corda.

      4. A mão direita deverá envergar levemente a vara para conseguir notas mais graves.   

     Obs.: Esta não é a maneira tradicional de se tocar um berimbau, que pressupõe também o uso de um chocalho (caxixi)  na mão que segura a baqueta e uma pedra ou metal (dobrão) na mão que segura a vara.

      No início, talvez os alunos sintam um pouco de dificuldade para empunhar o berimbau, mas é importante uma boa empunhadura para se atingir um bom domínio técnico do instrumento. Não passe ao próximo passo se os alunos não estiverem conseguindo segurá-lo da maneira adequada.

      Então, peça para os alunos testarem os diferentes sons do berimbau: com a corda esticada; envergando a vara de diferentes maneiras, esticando ou afrouxando mais a corda; com a baqueta atacando a corda levemente; com a baqueta atacando com mais força. Pergunte quais foram as diferenças entre as várias maneiras de tocar o instrumento.   

      Agora faça um exercício para tocar o berimbau que variará de acordo com a idade dos alunos. Assim, a sequência abaixo deverá ser usada em ordem crescente até o ponto que você julgar adequado.

      1. Escolha uma peça musical que todos conheçam – uma canção que esteja fazendo sucesso na mídia, por exemplo. Cante uma vez com os alunos. Depois, cante mais uma vez e peça para os alunos tocarem o berimbau com a corda esticada marcando a pulsação.

      2. Depois você pode dificultar um pouco pedindo para eles modificarem a envergadura do instrumento em certos pulsos. Por exemplo:

1 (corda esticada) - 2 (corda esticada) - 3 (vara envergada) - 4 (corda esticada)

      3. Crie outras combinações corda esticada e vara envergada à vontade.

      4. Outra opção é tocar não somente pulsos de forma diferente, mas trechos inteiros da canção. Por exemplo:

1a. estrofe (corda esticada) - Refrão (vara envergada) - 2a. estrofe (corda esticada) - Refrão (vara envergada) - Repetição do refrão (corda esticada)

Recursos Complementares

Recursos Educacionais do MEC

Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10812 

Aprendendo a reciclar

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25458 

Reciclagem de Materiais

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=23548 

Capoeira na escola

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1378 

Mare capoeira

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16347 

Página com informações e gravuras sobre o berimbau e os primórdios da capoeira no Brasil      

http://www.nestorcapoeira.net/galeria.htm         

Artigo da Wikipédia sobre berimbau       

http://pt.wikipedia.org/wiki/Berimbau_de_peito  

Avaliação

1) Certifique-se de que todos os alunos construíram o berimbau de caniço de maneira adequada;

2) Verifique se todos conseguiram executar o instrumento de forma satisfatória.