Portal do Professor

Início do Conteúdo

Corpo Humano: Digest?o

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;

2. Conhecer o processo envolvido na digest?o dos alimentos;

3. Conhecer e compreende a fun??o dos ?rg?os respons?veis pela digest?o dos alimentos;

4. Conhecer e compreender a fun??o dos dentes no processo de digest?o e a import?ncia de cuidarmos bem deles;

5. Conhecer a estrutura e a organiza??o da pir?mide alimentar;

6. Reconhecer a import?ncia do desenvolvimento de h?bitos alimentares saud?veis para a manuten??o do funcionamento do corpo;

7. Estimular o autoconhecimento;

8. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.

Duração das atividades

5 dias, com 50 minutos, di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? a necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: POR QUE PRECISAMOS COMER?

1. O professor iniciar? a aula com um debate sobre alguns aspectos relacionados ? alimenta??o di?ria e por que precisamos nos alimentar.

* Como sugest?o, o professor poder? questiona-lhes:

- Quando voc?s nasceram como ? que se alimentavam? (Com o leite da mam?e).

- Por que voc?s s? mamavam/bebiam leite? (N?o possu?am dentes).

- Que animais voc?s conhecem, que ao nascerem tamb?m mamam?

- Algu?m poderia dizer como se chamam os animais que se alimentam do leite da m?e?

- Depois voc?s cresceram. Alguns dentes come?aram a nascer. Que alimentos voc?s puderam a comer? (Alimentos moles ou amassados e papinhas para beb?).

- Agora j? est?o maiores e com dentes fortes. O que voc?s costumam comer?

- Para que precisamos nos alimentar?

- O que acontece quando pomos a comida em nossa boca?

- Quem ajuda a triturar os alimentos?

- O que acontece com os alimentos depois que os mastigamos? Para onde v?o?

- O que s?o as fezes/o coco e a urina/o xixi?

- Al?m de n?s, voc?s conhecem outros seres se alimentam? Como os animais se alimentam?

- As plantas se alimentam? Como?

- Todos os animais comem os mesmos alimentos?

- Como ? o nome dos animais que s? comem carne? E daqueles que s? comem vegetais/plantas?

- Algu?m gostaria de falar um animal que ? carn?voro? E um herb?voro?

- H? animais que se alimentam de carne e vegetais?

- N?s, seres humanos, somos carn?voros, herb?voros ou on?voros?

?

* Sobre alimenta??o das plantas, o professor poder? consultar:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21474

?

2. Ao final do debate, realizar? a leitura do livro: Eu me alimento, de Mandy Suhr e Mike Gordon (Editora Scipione), de modo a esclarecer algumas das quest?es acima e d?vidas surgidas durante a discuss?o.

?

Fonte: Editora Scipione

?

3. Para ilustrar o que ocorre quando colocamos a comida em nossa boca, ou seja, como ocorre o processo de digest?o da comida, o professor poder? utilizar o infogr?fico:

* Dispon?vel em:

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv1.htm

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2067

?

* ? importante que na explica??o do professor, seja usada a nomenclatura correta, os nomes cient?ficos dos ?rg?os do corpo: faringe, es?fago, est?mago etc.

* Dicas sobre como ensinar o corpo humano, est?o dispon?veis em:http:// http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/como-ensinar-corpo-humano-660452.shtml

?

4. Caso o professor tenha uma r?plica do corpo humano (esqueleto com os ?rg?os), tamb?m poder? apresentar para classe, de modo que os alunos possam melhor visualizar o processo e apreender melhor os conceitos trabalhados.

?

5. O professor apresentar? o filme: Uma aventura pelo corpo humano: digest?o.

* Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=yVPsGNxa6z4

http://www.youtube.com/watch?v=o_zGcL7VCpQ

http://www.youtube.com/watch?v=zX06oq7kCNk

?

* Filme relacionado ao tema que o professor poder? utilizar: Osmosis Jones.

Fonte: Warner Bros

?

Dire??o: Bobby Farrelly, Peter Farrelly

Roteiro: Marc Hyman

G?nero: Anima??o, Com?dia

Origem: Estados Unidos

Dura??o: 95 minutos

Tipo: Longa metragem

?

* Informa??es sobre o filme: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/osmose-jones-retrata-funcionamento-sistemas-digestorio-imunologico-nervoso-639681.shtml

?

5. De modo a possibilitar que os alunos compreendam o movimento perist?ltico realizado pelos m?sculos do es?fago, quando engolimos um alimento, o professor poder? realizar o seguinte experimento:

?

Experimento 1: O movimento da digest?o

Objetivo:

- Compreender o movimento perist?ltico realizado pelos m?sculos do es?fago, quando engolimos um alimento.

?

Material:

- 1 Meia fina de seda;

- 1 bolinha de isopor ou de t?nis;

- Pacotes de bolacha.

?

Procedimento:

1. Distribua uma bolacha para cada aluno da sala, solicitando que ao comerem coloquem a m?o no pesco?o e observem o que acontece. Ao engolir a bolacha, os alunos sentir?o o movimento perist?ltico produzido pelos m?sculos do es?fago;

2. Explique aos alunos que a bolinha de isopor/t?nis representar? a comida que ingerimos e a meia de seda, o es?fago (?rg?o que liga a faringe ao est?mago);

3. Introduza a bolinha (representa??o da comida) dentro da meia de seda, fazendo-a deslizar com os dedos pela meia de seda.

Resultado:

Os m?sculos do es?fago se contraem de forma parecida com o movimento realizado pelos dedos, para levar o alimento at? o est?mago. Esses movimentos s?o caracter?sticos de todos os ?rg?os do sistema digest?rio.

?

6. Ao final, o professor realizar? o seguinte experimento:

Experimento 2: O caminho que a comida percorre dentro do meu corpo

Objetivo:

- Compreender o caminho que o alimento percorre no corpo humano.

?

Material:

- Papel kraft;

- Fita crepe;

- Caneta

- Desenho dos ?rg?os do corpo envolvidos na digest?o, em ?tamanho real? (pr?ximos de uma crian?a), em pap?is color set coloridos;

?

Procedimento:

1. Divida a sala em grupos de quatro alunos;

2. Cada grupo receber? uma folha de papel kraft. Esta dever? ter o tamanho suficiente para que uma das crian?as de cada grupo tenha seu corpo contornado nele;

3. Pregue com a fita crepe o papel kraft na parede;

4. O grupo dever? eleger um dos membros para desenhar o contorno de seu corpo no papel pregado ? parede. Para isso dever? posicionar-se de costas, enquanto o outro realiza o contorno;

5. Entregue um conjunto de ilustra??es, recortadas de papel colorido, dos ?rg?os do corpo envolvidos na digest?o para cada grupo;

6. Solicite aos alunos que colem os ?rg?os da digest?o na posi??o correta.

?

Resultado:

Os desenhos dever?o ser observados e debatidos com a classe, verificando-se suas posi??es corretas e as fun??es de cada um dos ?rg?os no processo de digest?o dos alimentos.

?

?

ATIVIDADE 2: DENTES

1. O professor iniciar? a aula com a leitura do livro: Not?cia na rua dos dentes de leite, de Anna Russelmann, Editora ?tica.

?

Fonte: Editora ?tica.

?

2. Ao fim da hist?ria, o professor realizar? com a classe um debate sobre o livro. Para isso poder? questiona-lhes:

- Sobre o que fala o livro?

- Onde se passa a hist?ria?

- Quem s?o Hacky e Dicky?

- Qual o seu trabalho que realizam?

- Qual ? o tesouro que Hacky guardava em seu ba??

- Onde Hacky conseguia os cristais de a??car?

- De que alimentos vinham os cristais de a??car?

- O que Dicky e Hacky queriam construir?

- Onde eram feitas estas constru??es?

- Que coisa estranha certamente aconteceu?

- O que fizeram os policiais da Poliden?

- O que faziam com os pedacinhos de doce e restos de comida que encontravam?

- O que acontece quando a c?rie incomoda o nervo abaixo do dente?

- Quem estava utilizando a ?luz?, o ?gancho??

- O que fez o dentista?

- O que aconteceu com Hacky e Dicky?

?

3. No momento posterior, o professor questionar? os alunos acerca da fun??o no processo de digest?o dos alimentos; realizando em seguida o seguinte experimento:

?

Experimento 3: Para que servem os dentes?

Objetivo:

- Compreender a fun??o dos dentes no processo de digest?o do corpo humano.

?

Material:

- 2 copos de ?gua;

- 2 comprimidos efervescentes;

- Amassador de tempero ou de lim?o;

- Guardanapo.

?

Procedimento:

1. Em um guardanapo, coloque um dos comprimidos, triturando-o com um amassador de tempero;

2. Despeje simultaneamente o comprimido triturado em um dos copos d??gua e o comprimido inteiro no outro;

3. Observe o que acontece.


Resultado:

O comprimido triturado dissolver? mais r?pido. Isso significa que no processo de digest?o, quanto menores forem os peda??es de alimento, mais rapidamente seus nutrientes ser?o absorvidos pelo organismo, da? a import?ncia dos dentes para que os alimentos sejam triturados em peda?os menores.

?

4. Compreendida a fun??o dos dentes e da mastiga??o, o professor, em uma roda de conversa, discutir? com a classe acerca da especificidade de cada dente (cortar, triturar, rasgar, amassar etc.), caracter?sticas (longo, chatos, finos, grossos etc.) e diferen?a de denti??o entre os animais (herb?voros, carn?voros, on?voros), por que os animais possuem dentes diferentes, qual a rela??o entre os dentes e a alimenta??o desses animais etc. Para isso o professor poder? apresentar ao grupo fotos e v?deos relativos ? denti??o de v?rios animais.

?

* Informa??es sobre esse tema est?o dispon?veis em:

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/246/o-dente-adequado-para-cada-um/?searchterm=o%20dente%20adequado

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21108

?

V?DEOS:

- Evolu??o: Mand?bulas:

http://www.youtube.com/watch?v=lTjfky8gUGM&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=V3l6AAuxQQc&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=Mxp5pZo9mlw&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=jbeEyf6N4no&feature=relmfu

http://www.youtube.com/watch?v=YK6d29ZMEew&feature=relmfu

?

5. O professor, ent?o, discutir? com a classe sobre:

- As duas denti??es caracter?sticas do ser humano (de leite e a permanente);

- Por que recebem estes nomes;

- A import?ncia da sa?de bucal;

- Os cuidados que devemos ter para com os dentes;

- As dificuldades de digerir alimentos se ficarmos sem os dentes;

- O inc?modo das c?ries;

- O que precisamos para ter dentes saud?veis;

- Os alimentos que fazem mal aos nossos dentes etc..

?

*Diferente dos tubar?es, que t?m a capacidade de reposi??o de seus dentes durante toda a vida, n?s, seres humanos, ap?s o nascimento da primeira denti??o, s? podemos trocar de dentes uma vez, quando nascem os dentes permanentes. Assim ficamos com eles por toda a vida e devemos cuidar bem deles.

?

6. Para esta atividade, o professor dever? desenhar e recortar, do tamanho de uma cartolina, dois dentes: o dente saud?vel e o dente doente/com c?rie, identificando-os em forma de desenhos. O dente saud?vel poder? ter um sorriso, enquanto o dente doente: c?ries, placas bacterianas e uma express?o triste.  Em seguida, pedir? aos alunos que recortem de revistas e jornais: alimentos (frutas, verduras, legumes etc.) e produtos (pasta de dente, fio dental, antiss?ptico bucal, consulta peri?dica ao dentista etc.) que ajudam na sa?de e bem estar do dente e alimentos que provocam seu adoecimento (surgimento de c?ries, placas bacterianas etc.), como balas, chicletes, refrigerantes, doces etc. colando nos respectivos dentes feitos de cartolina (saud?vel e o doente).

?

8. O professor tamb?m poder? construir com a sala, dentes de garrafas pet, montando posteriormente um teatro da hist?ria acima ou de outra de sua prefer?ncia, e mesmo, criar com os alunos uma hist?ria com os conhecimentos adquiridos. Tamb?m poder? modelar com massa de modelar, alimentos que fazem bem para os dentes e que o prejudicam.

?

* Para a constru??o dos dentes de garrafas pet, poder? consultar:

http://pescvargemgrandepta.blogspot.com.br/2012/07/sugestao-de-atividade-dente.html

http://www.pragentemiuda.org/2011/10/dentes-e-bocao-com-garrafa-pet.html

?

* Literatura infantil sobre o tema: dentes.

MACGUIRE, Leslie; PIDGEON, Jean. Vamos escovar os dentes? Editora Salamandra.

PARK, Louise; ROWE, Jeannette. Cole??o gatinha esperta: dentes. Editora Ciranda Cultural.

GOMES, Jaqueline. A festa dos dentes. Editora: Gaudi Editorial, 2009.

SIRETT, Dawn. Escovando meus dentes! Editora Zastras.

ODRIOZOLA, Beatriz. Vamos escovar os dentes. Editora: Leitura.

MACHADO, Angelo. Dente. Cole??o gente tem, bicho tamb?m. Editora Nova Fronteira.

CHILD, Lauren. Eu n?o quero que meu dente mole caia nunca, nunquinha. Cole??o Charlie e Lola. Editora

VIANA, Vivina de Assis. Meu dente caiu! Editora Casa de Livros.

JOLY, Funny. Quem tem medo de dentista. Cole??o quem tem medo. Editora Scipione.

ROCHA, Ruth. Ser? que vai doer? Editora Salamandra.

GUILLE, Gill. Bia, a fada dos dentes. Girassol.

DANN, Penny. Fada do dente: A bolsa da fada do dente. Editora Melhoramentos.

RIBEIRO, Maria In?s; RUIZ, Doris Rocha. O troca-troca dos dentes. Editora Santos.

FRAZ?O, Marcia. Ametista, a fada que era dentista. Editora. Cosac Naify.

 ALC?NTARA, Ivan. Eu adoro os meus dentes: conversando sobre higiene. Cole??o o futuro cidad?o. Editora Escala Educacional.

ALTENFELDER, Luciana. L?o est? com dor de dente. Editora: Quinteto Editorial.

CARRASCO, Walcyr. O jacar? com dor de dente. Editora: Lazuli, 2008.

CIRANDA CULTURAL. A dor de dente de Tito. Editora: Ciranda Cultural, 2009.

TERRA, Ana. E o dente ainda do?a. Editora: DCL, 2012.

COUTO, Jo?o Luiz do. O Elefante que n?o sabia escovar os dentes. Editora: Giostri, 2009.

?

7. Para finalizar esta etapa, o professor apresentar? o v?deo: Era uma vez o corpo humano: a boca e os dentes, Planeta DeAgostini.

* Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=3J24v6QXmOM

http://www.youtube.com/watch?v=vZQX7X_osgQ&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=vZQX7X_osgQ&feature=fvwrel

?

* Outros materiais que podem ser utilizados em aula:

V?DEO:

- Como escovar os dentes, Parte 1 e 2:

* Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=bSXbBJ1ZrlQ

http://www.youtube.com/watch?v=CnbG0Sj919M

- Caillou e a fada dos dentes:

* Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=wS9Y4xvPrkw&feature=related

?

M?SICAS:

- Ratinho escovando os dentes, Castelo R?-tim-bum:

http://www.youtube.com/watch?v=rtQA6hcW5kQ&feature=related

- Escolinha de m?sica 4 ? Lavar os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=nl_dTKfbgAc

- Lavar os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=Xtc6pQBNS8o

- Meus dentinhos e eu:

http://www.youtube.com/watch?v=jqWVJyL8IiY&feature=related

- Meus dentinhos, m?sica infantil:

http://www.youtube.com/watch?v=f9XqXEyxTDc&feature=related

?

ANIMA??O:

- Doki descobre os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=rtQA6hcW5kQ&feature=related

- Lavar os dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=at7944EaqnI

- Miss?o sa?de bucal:

http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g&feature=related

- A lenda do reino dos dentes:

http://www.youtube.com/watch?v=aAuTx-fpiiI&feature=related

- Escovinha:

http://www.youtube.com/watch?v=TrmAD8KroQk&feature=related

- Sid o cientista: quero bolo:

http://www.youtube.com/watch?v=WUnig_lAjF8&feature=related

- O rei C?rie:

http://www.youtube.com/watch?v=dXpFNb_gDKc&feature=related

- Dr. Dentu?o e a lenda do reino do dente: 10 epis?dios

http://www.colgate.com.br/app/PDP/MundodaCrianca/BR/Multimidia/Multimidia1.cvsp

?

?

ATIVIDADE 3: ALIMENTOS SAUD?VEIS PARA UM CORPO SAUD?VEL

1. O professor iniciar? a aula realizando a leitura do livro: Verdura? N?o! Aprendendo sobre nutri??o. Claire Llewellyn e Mike Gordon. Editora Scipione.

?

Fonte: Editora Scipione.

?

2. Realizar?, ent?o, uma discuss?o sobre o livro, questionando a classe sobre:

- Sobre o que fala o livro?

- Dos alimentos que aparecem na hist?ria, quais voc?s mais gostam?

- H? algum desses alimentos que voc?s n?o gostam de comer? Por que?

- ? importante comer bem? Mas o que ? comer bem? ? comer muito ou ter uma alimenta??o balanceada, com a ingest?o de uma variedade de alimentos necess?rios ao bom funcionamento do nosso organismo?

- Por que ? importante termos uma alimenta??o saud?vel?

- O que ? uma alimenta??o saud?vel?

- Quais tipos de alimentos devem ser consumidos para mantermos nosso corpo saud?vel?

- Quais alimentos devem ser evitados?

- O que acontece se comermos apenas aquilo que gostamos: batata frita, chocolate, bala, hamb?rguer, pizza etc.?

?

3. Os alunos, ent?o, realizar?o uma pesquisa em casa sobre os hor?rios de suas refei??es e os alimentos que consomem. Para isso receber?o uma folha de papel de tamanho A4, conforme o modelo abaixo, para que registrem as informa??es em forma de desenhos.

?

CAF? DA MANH?

HOR?RIO:_______

?

?

?

?

LANCHE DA TARDE

HOR?RIO:_______

?

?

?

?

LANCHE DA MANH?

HOR?RIO:_______

?

?

?

?

JANTAR

HOR?RIO:_______

?

?

?

?

ALMO?O

HOR?RIO:_______

?

?

?

?

ANTES DE DORMIR

HOR?RIO:_______

?

?

?

?

?

?

4. Na aula seguinte o professor construir? com a classe uma pir?mide alimentar. Para isso dever? levar, j? pronto: uma pir?mide, dividida de acordo com as categorias alimentares, e alimentos confeccionados com EVA. Para introduzir o assunto dever? realizar um debate acerca:

- O que ? uma pir?mide alimentar?

- O que ela representa?

- Como e por que os alimentos s?o distribu?dos dessa forma?

- Quais alimentos comp?em cada categoria?

- Como sabemos a quantidade de ingest?o de alimentos a partir da observa??o da pir?mide alimentar?

- Que tipo de alimento deve ser ingerido com mais frequ?ncia?

- Quais alimentos devem ser ingeridos com menor frequ?ncia?

- Quais alimentos devem ser ingeridos esporadicamente?

- Quais as consequ?ncias do consumo de certos alimentos, como a gorduras e a??cares para o nosso organismo.

?

* Realizada a discuss?o, m?os a obra! O professor, junto com classe, dever? classificar e distribuir, segundo as categorias alimentares (energ?ticos, reguladores, construtores/prote?nas, gorduras/a??cares), os alimentos representados em EVA na pir?mide alimentar.

?

5. Ap?s a montagem com a classe da pir?mide alimentar, distribua aos alunos pratinhos descart?veis, solicitando-lhes que montem um prato com os alimentos que costumam comer. Com base no que foi aprendido com a pir?mide alimentar, discuta com eles se os alimentos que escolheram correspondem a uma alimenta??o saud?vel.

?

6. Em seguida, repita o procedimento acima, s? que desta vez o professor solicitar? que os alunos montem um prato saud?vel, ou seja, com alimentos variados e segundo a indica??o de consumo da pir?mide alimentar.

?

7. O professor poder? confeccionar tamb?m um cartaz com a classe com os alimentos saud?veis, contendo os alimentos que devem ser ingeridos com mais frequ?ncia, com menor frequ?ncia e esporadicamente.

?

8. O professor realizar? com a classe uma degusta??o de saladas cruas, para isso poder? cortar ou ralar: alface, beterraba, cenoura, r?cula, rabanete, tomate, repolho etc.. Tamb?m poder?o preparar um molho com azeite, lim?o, manjeric?o ou or?gano e um pouquinho de sal. ? importante que o professor discuta com a classe a categoria, fun??o e import?ncia de cada um desses ingredientes para o nosso organismo.

?

9. Outra atividade com alimentos que poder? ser feita ? a montagem de espetinhos e frutas e degusta??o. O professor apresentar? ? classe v?rias frutas, j? cortadas, de modo que montem seus espetinhos e experimentem frutas diferentes daquelas que  est?o acostumadas. Antes, por?m, n?o deve se esquecer de pedir aos alunos que lavem suas m?os, explicando a import?ncia desta a??o para a prepara??o dos alimentos e consumo das refei??es.

?

10. O professor poder? fazer uma oficina de sucos, apresentando a classe uma variedade de frutas, de modo que manuseiem, sintam o cheiro de suas cascas, observem o seu formato, suas especificidades etc.. Em seguida poder?o fazer suco com as frutas e inventar seus pr?prios sabores, misturando com outras frutas e leite.

?

11. Outra sugest?o de atividade que o professor poder? trabalhar com a classe ? a leitura e cria??o de poesias relacionadas ao tema, na qual o professor servir? de escriba para a classe, ou ap?s a leitura destas, os alunos far?o ilustra??es para represent?-las .

* Para isso indicamos os livros:

- JOS?, Elias. Poesia ? fruta doce e gostosa. Editora FTD.

- OBEID, C?sar. Rimas saborosas. Editora Moderna.

?

12. Para finalizar, o professor poder? contar a hist?ria: Alimenta??o: Por que n?o podemos comer s? batata frita? De Fran?oise Rastoin-Faugeron e Benjamin Chau. Editora ?tica.

?

Fonte: Editora ?tica.

?

INFORMA??ES SOBRE A PIR?MIDE ALIMENTAR:

* Dispon?vel em:

http://www.colegioicj.com.br/noticias_ver.php?id=131

http://www.meubolsoemdia.com.br/dica/saude/equilibrio-na-alimentacao-e-no-bolso

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/culinaria-cientifica-503105.shtml

?

M?SICAS:

- Para ter muita sa?de:

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=taU0_Y0QaTw

- Rock das frutas:

* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50&feature=related

- Pomar, Palavra Cantada:

* Dispon?vel em:http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/

?

LIVROS INFANTIS:

CHILD, Lauren. Charles e Lola: eu nunca vou comer tomate. Editora ?tica.

LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma? Aprendendo sobre nutri??o e atividade f?sica. Editora Scipione.

Recursos Complementares

LIVROS:

- SALVADOR, Edgarg; USBERCO, Jo?o; BENABOU. Qu?mica e Apar?ncia. Editora Saraiva.

- BENABOU, Joseph Elias. A composi??o dos alimentos. Cole??o Qu?mica no Corpo humano. Editora Saraiva.

- ESP?SITO, Breno Pannia. Qu?mica em casa. Editora Atual.

- FERREIRA, Marina Baird et al. Aur?lio com a turma da M?nica. Editora Nova Fronteira.

- ARDAGH, Philip. Na casa de Leo: o corpo humano. Editora Companhia das Letrinhas.

- BURKE, Lisa. Pequenos Cientistas: corpo. Experi?ncias divertidas para crian?as curiosas. Editora Publifolha.

- WINTERS, Pierre.? assim que eu sou. Editora Brinque-Book

- SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGESSO DA CI?NCIA. Ci?ncias hoje na escola: corpo humano e sa?de. v.3. Ci?ncia Hoje.

- SILVA, Sandra Maria. Enciclop?dia ilustrada do corpo humano. Cole??o descobrindo o mundo. Editora Girassol.

- LONGOUR, Mich?le. Crian?a curiosa: o corpo. Editora Salamandra

- SALERNO, Silvana. Mini Larousse do corpo humano. Editora Larrouse J?nior.

- BARBORINI, Robert e PASCAL, Hedelin. O Grande Livro Animado do Corpo Humano.  Impala Editores.

?

V?DEOS:

- Sid, o cientista: explorando o corpo humano. Distribuidora: Log on DVD.

- O planeta de Pipsqueak:Pipsqueak se alimenta com sa?de. Epis?dio 19.

* Dispon?vel em: http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html

?

JOGOS E RECEITAS

http://www.nestle.com.br/maisdivertido/Busca.aspx?tag=pir%C3%A2mide%20alimentar

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html

?

SITES:

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-digestorio-623096.shtml

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/nutricao-nosso-organismo-623078.shtml

?

EXPERIMENTOS

- Para onde v?o os alimentos que comemos?

* Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11722

- O que acontece quando engolimos um alimento?

* Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11721

?

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.