![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
1. Identificar as esta??es do ano;
2. Identificar caracter?sticas das quatro esta??es do ano (vestu?rio, paisagens, vegeta??o, clima etc.);
3. Compreender o movimento de rota??o e transla??o da Terra;
4. Compreender como a inclina??o da Terra e o movimento de transla??o afetam no clima do planeta e definem as esta??es do ano;
5. Explorar os cinco passos de uma investiga??o cient?fica: observa??o, registro, questionamento, experimenta??o e conclus?o;
6. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.
Conhecer o sistema solar.
*NOTA: Apesar da palavra Polos ser grafada com acento agudo no recurso anexado nesta aula, este foi publicado no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC anteriormente ? nova reforma ortogr?fica que entrou em vigor no ano de 2009, eliminando o referido acento nesta palavra. Portanto, as autoras desta aula, embora estejam cientes do conte?do da reforma, n?o tem o poder para alterar a ortografia deste recurso.
?
ATIVIDADE 1: INTRODUZINDO O TEMA
1. O professor iniciar? a aula apresentando ? classe figuras, ilustra??es, fotografias, quadros etc., em tamanho A4, relativas ?s respectivas esta??es do ano. Ao mostrar cada figura dever? solicitar aos alunos que observem e relatem suas impress?es.
?
* Como sugest?o de quadros, indicamos:
a) Livro:
Os impressionistas e as esta??es do ano. Ash Russel. Editora Melhoramentos.
Fonte: Editora Melhoramentos.
?
b) Site:
http://www.cosmos.eti.br/Estacoes.html
?
* Durante esta atividade, o professor poder? estimular os alunos, questionando:
- O que voc?s observam?
- Onde est?o as pessoas: na rua, abrigadas em casa, na praia, no parque?
- O que as pessoas est?o fazendo?
- Que roupas vestem?
- Usamos estas roupas em per?odos frios ou quentes?
- Como s?o as cores do quadro ou da figura? S?o cores quentes ou frias?
- Como ? a paisagem? O que h? nela?
- Como est?o as ?rvores? (Sem folhas, com folhas verdes, com frutos, com flores, com folhas caindo etc.).
- Qual a cor dos campos? O que h? nele?
- Durante o ano, ou seja, no per?odo que vai de um anivers?rio at? o outro, vestimos o mesmo tipo de roupas?
- Por que n?o podemos usar a mesmo tipo de roupas o ano inteiro? (Diferen?as de temperaturas, clima, etc.).
- Por que ser? que o clima muda ao longo do ano?
- Em virtude da mudan?a do clima, acontecem alguns fen?menos naturais c?clicos, ou seja, que se repetem continuamente, ano ap?s ano. Algu?m saberia dizer o nome deste fen?meno que ocorre em virtude da varia??o do clima? (Esta??es do ano).
- E quais s?o as esta??es do ano?
- Cada esta??o do ano tem suas peculiaridades/caracter?sticas. Voc?s poderiam dizer alguma do ver?o, do outono, do inverno e da primavera?
?
2. Ao final da discuss?o, na qual o professor registrar? as hip?teses iniciais dos alunos em um cartaz, ser? apresentado o v?deo: Doki descobre as esta??es do ano. Em sequ?ncia ser? discutido com os alunos algumas das caracter?sticas mostradas no v?deo.
* Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=c7KaOPr-swE
?
* Outros v?deos que o professor poder? incluir em sua aula:
For Seasons:
http://www.youtube.com/watch?v=nunfKoF_6Rs&feature=related
Marco Olson ? Seasons:
http://www.youtube.com/watch?v=LFs_fmqF5x4&feature=related
?
3. O professor realizar? com a classe uma pesquisa acerca das caracter?sticas de cada esta??o: in?cio e t?rmino, meses em que ocorrem, dura??o dos dias, vegeta??o, se as esta??es ocorrem ao mesmo tempo no hemisf?rio sul e norte etc.
* Sugest?o de livro:
BRANCO, Samuel Murgel. Um passeio pelas esta??es do ano. Cole??o Viramundo. Editora Moderna.
Fonte: Editora Moderna.
?
4. Com o resultado da pesquisa ser? organizado um livro sobre as quatro esta??es. Este dever? ser ilustrado pelos alunos, a partir de colagens, pinturas, ilustra??es, dobraduras etc. com as caracter?sticas de cada esta??o.
* Como sugest?o, indicamos:
a) Trabalhos:
Dispon?veis em:
http://todosespeciais.blogs.sapo.pt/2579.html
http://eco-freixinhos.blogspot.com.br/2008/07/as-estaes-do-ano.html
http://professorajuce.blogspot.com.br/2012/06/estacoes-do-ano-na-educacao-infantil.html
?
b) Origami:
Dispon?vel em: http://www.en.origami-club.com/
?
5. Na elabora??o do livro, o professor tamb?m poder? trabalhar com poesias sobre o tema, solicitando aos alunos que, ap?s a leitura, fa?am uma ilustra??o que represente algumas das poesias. Para isso sugerimos o livro:
?
Hist?rias e versos das esta??es do ano. Companhia das Letrinhas.
Fonte: Companhia das Letrinhas.
?
?
6. O professor propor? o Jogo das Esta??es, na qual o professor dever?:
a) Preparar alguns cart?es com cenas correspondentes ?s esta??es do ano;
b) Espalhar os cart?es sobre uma mesa com as imagens voltadas para baixo;
c) Virar os cart?es de modo que os alunos identifiquem as esta??es do ano e algumas de suas caracter?sticas.
?
7. O professor organizar? com a classe um gr?fico referente aos aniversariantes de cada esta??o.
?
8. O professor poder? construir e trabalhar com o calend?rio, observando os meses chuvosos, que fazem frios, que fazem calor etc.
*Como sugest?o, indicamos: http://lousadigital.blogspot.com.br/2009/01/histria-dos-calendrios.html
?
?
ATIVIDADE 2: MOVIMENTOS DA TERRA
1. O professor questionar? a classe por que ocorrem as esta??es do ano. Ap?s ouvirem suas hip?teses iniciais, o professor apresentar? a classe um globo terrestre, explicando ? classe que embora n?o percebemos que o planeta Terra se mova, ela possui dois movimentos: o de rota??o e o de transla??o. Ao realizar o movimento de rota??o, o planeta Terra gira em torno dele mesmo, levando para isso 24 horas, ou seja, um dia. Destacar? que a terra possui um eixo imagin?rio, sob o qual ela gira. Se observarmos, veremos que esse eixo ? inclinado, portando, a Terra gira com certa inclina??o (23, 50 graus). O movimento de transla??o ? aquele que a Terra realiza em torno do sol. O tempo gasto para ela dar uma volta inteira em torno do sol ? de 1 ano (para que os alunos tenham esta no??o de tempo, o professor poder? novamente comparar o tempo remetendo a comemora??o do anivers?rio dos alunos).
?
2. Para que os alunos possam melhor compreender estes movimentos, o professor realizar? os seguintes experimentos:
Experimento 1: Movimento de rota??o da Terra.
Objetivo:
- Compreender o movimento de rota??o da Terra que d? origem ao dia e a noite.
?
Materiais:
- 1 bola de isopor
- Alfinetes
- Papel color set de duas cores diferentes
- Tinta guache
- 1 vareta
- 1 lanterna ou
?
Procedimentos:
1. Desenhe na bola de isopor o planeta terra com seus oceanos, mares e continentes e pinte-os com tinta guache. Este servir? como globo terrestre.
2. No centro da parte superior de seu globo terrestre, finque a vareta, transpassando-a at? chegar ao lado posterior. A vareta representar? o eixo imagin?rio do planeta Terra.
3. Desenhe e recorte em cada um dos pap?is color set, um boneco pequeno. Cole-os: um no Brasil, e o outro no Jap?o. Com a ajuda do mapa mundi ou do globo terrestre, identifique cada um dos pa?ses citados acima.
4. Mantendo a globo terrestre inclinado, ilumine um de seus lados.
5. Gire o globo no sentido anti-hor?rio, chamando a aten??o dos alunos para o local em que est? escuro (noite) e o que est? claro (dia). Identifique o per?odo do dia onde cada boneco (brasileiro e o japon?s) se encontra. Fa?a nova simula??o, girando o globo.
?
?
Experimento 2: Movimento de transla??o da terra.
Objetivo:
- Compreender o movimento de transla??o da Terra que d? origem as esta??es do ano.
?
Materiais e procedimentos:
* Dispon?veis em: recursos/mec_11524/Estacoes%20do%20ano.pdf
?
?
Experimento 3: Movimento de rota??o e transla??o da terra.
Objetivo:
- Compreender os movimentos realizados pelo planeta Terra: rota??o e transla??o.
?
Materiais:
- 2 alunos
?
Procedimentos:
1. Fa?a com E.V.A. duas ilustra??es: uma do planeta terra e outra do sol e recorte-as;
2. Fixe cada uma das ilustra??es em um dos alunos;
3. Posicione o aluno que representar? o sol no centro da sala;
4. Auxilie o aluno que representa o planeta Terra na realiza??o do movimento de rota??o (gire-o em torno dele mesmo), demonstrando-o ? classe;
5. Auxilie o aluno que representa o planeta Terra a realizar o movimento de transla??o, orientando-o para que d? uma volta em torno do aluno que representa o sol; Demonstre inicialmente estes movimentos separadamente;
6. Auxilie o aluno que representa o planeta Terra a realizar ao mesmo tempo o movimento de rota??o (girando em torno dele mesmo) e o de transla??o (girando em torno do aluno que representa o sol).
?
?
ATIVIDADE 3: ESTA??ES DO ANO
1. O professor dever? questionar os alunos: qual a rela??o entre o movimento de transla??o e a inclina??o da terra com as esta??es do ano? Dever? tamb?m, anotar suas hip?teses iniciais em um cartaz.
?
2. Para demonstrar o que acontece com a Terra o professor poder? utilizar os seguintes recursos:
recursos/mec_6217/estacoesdoano.swf
?
3. Ao final da aula, na sistematiza??o dos conhecimentos relativos ao tema, a partir das conclus?es dos experimentos, o professor retomar as hip?teses iniciais dos alunos discutindo-as de modo a confirm?-las ou refut?-las. ? importante que os alunos percebam que a terra gira em torno do sol e possui uma inclina??o. Devido a estes fatores, o planeta Terra n?o recebe seu calor com a mesma incid?ncia e dura??o. O clima das regi?es da terra varia, portanto, conforme a sua posi??o em rela??o ao sol.
?
* Sobre como a inclina??o da Terra afeta a incid?ncia dos raios solares, o professor poder? consultar:
?
?
Nome | Tipo |
---|---|
Por que est? frio nos P?los? | V?deo |
LIVROS:
SALERNO, Silvana (tradu??o).Mini Larousse do Universo. Editora Larousse do Brasil.
ELLIOT, Jane e COLVIN, Leslie.Minha primeira enciclop?dia.Editora Girassol.
?
SITES:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/estacoes-do-ano-em-outros-planetas/
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-de-galileu-galilei/
http://www.portuguesepage.com/tag/estacoes-do-ano/
http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano.html
http://www.brasilescola.com/geografia/estacoes-ano.htm
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_simulacaodasestacoesdoan
?
V?DEOS:
- Esta??es do ano:
http://www.youtube.com/watch?v=HB9-Eol7CGI
?
JOGOS:
http://www.monica.com.br/diversao/games/guarda/guarda.htm
?
M?SICA E POESIAS:
http://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/as-quatro-estacoes-do-ano.html
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/2011/09/poesiaprimaveraestacoes-do-ano-060911.html
?
LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.
?