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Fusos Hor?rios

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Fen?menos naturais, sua regularidade e possibilidade de previs?o pelo homem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Fusos hor?rios (te?ricos e pr?ticos). Linha internacional de mudan?a de datas (LID) e Hor?rio de ver?o.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos s?cio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula


ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.

 ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), apresente a situação problema descrita abaixo para os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

A Fórmula 1 é realizada em vários países ao longo do ano. A última edição da prova no Japão ocorreu na tarde de domingo, mas a transmissão ao vivo do evento foi realizada no Brasil na madrugada de sábado para domingo.
 

  1. Como isso é possível? O que explica isso?

ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
  • Professor(a), abra o recurso indicado abaixo para acessar o texto e as animações a serem utilizados na aula:
     

 
  • A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.

  • Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no mapa para obter informações sobre fusos horários.

  • Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter mais informações sobre o tema.

  • Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechadas no final da leitura.

  • Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.

  • Interrompa a leitura sempre que aparecer um conceito novo no texto, de modo a complementar e reforçar as explicações. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
     

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões abaixo listadas. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:

  1. O que determina a mudança da hora? Quais são os critérios estabelecidos?

  2. Qual a diferença entre fusos teóricos e fusos práticos? Para que serve?

  3. Qual é o marco que determina o fuso zero? Quando foi obtido? Onde fica? Quando foi estabelecido? Para que serve?

  4. Uma vez estabelecido o fuso zero, como é obtido as horas para os demais lugares?

  5. Com base na leitura, conceitue fuso horário. Para que serve?

  6. O que é a linha internacional de mudança de datas? Quando foi estabelecida? Para que serve?

  7. O que foi e o que se realizou na Conferência Internacional do Meridiano?

  8. Reveja a animação que demonstra os fusos horários do Brasil e identfique: quantos são? Quais são? Qual a diferença de hora em relação ao marco zero?


ATIVIDADE 4: RESOLVENDO À CHARADA
  • Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “relógio”.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Capit?o Tormenta e Paco em fusos hor?rios Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador, globo terrestre e lanterna.

Avaliação

A avalia??o poder? ser uma pesquisa na internet sobre os hor?rios de competi??es internacionais como Copas do Mundo, Olimp?adas e corridas de F?rmula 1, em pa?ses de diferentes continentes. Cada aluno ficar? respons?vel por 5 a 10 eventos em diferentes pa?ses e dever? descobrir quantas horas est? adiantado ou atrasado em rela??o ao Meridiano de Greenwich e montar uma tabela. Os resultados da pesquisa dever?o ser publicados em um f?rum virtual de discuss?o e aplicados para identificar os hor?rios das competi??es em n?vel mundial. Esse f?rum pode ser constru?do em sala de aula ou pode ser proposto como atividade para casa.