Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Fen?menos naturais, sua regularidade e possibilidade de previs?o pelo homem |
Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor(a), apresente a situação problema descrita abaixo para os alunos a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.
A Fórmula 1 é realizada em vários países ao longo do ano. A última edição da prova no Japão ocorreu na tarde de domingo, mas a transmissão ao vivo do evento foi realizada no Brasil na madrugada de sábado para domingo.
Como isso é possível? O que explica isso?
Professor(a), abra o recurso indicado abaixo para acessar o texto e as animações a serem utilizados na aula:
A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.
Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no mapa para obter informações sobre fusos horários.
Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter mais informações sobre o tema.
Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechadas no final da leitura.
Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
Interrompa a leitura sempre que aparecer um conceito novo no texto, de modo a complementar e reforçar as explicações. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações. Sugira uma dinâmica de leitura em grupo, onde cada aluno lê um parágrafo em voz alta.
Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões abaixo listadas. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:
O que determina a mudança da hora? Quais são os critérios estabelecidos?
Qual a diferença entre fusos teóricos e fusos práticos? Para que serve?
Qual é o marco que determina o fuso zero? Quando foi obtido? Onde fica? Quando foi estabelecido? Para que serve?
Uma vez estabelecido o fuso zero, como é obtido as horas para os demais lugares?
Com base na leitura, conceitue fuso horário. Para que serve?
O que é a linha internacional de mudança de datas? Quando foi estabelecida? Para que serve?
O que foi e o que se realizou na Conferência Internacional do Meridiano?
Reveja a animação que demonstra os fusos horários do Brasil e identfique: quantos são? Quais são? Qual a diferença de hora em relação ao marco zero?
Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “relógio”.
Nome | Tipo |
---|---|
Capit?o Tormenta e Paco em fusos hor?rios | Anima??o/simula??o |