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O corpo em movimento numa oficina de dança

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Valorizar e ampliar as possibilidades estéticas do movimento;
  • perceber que o movimento é criado por cada um de nós e que podemos dar sempre a nossa marca ao movimento que fazemos;
  • vivenciar uma oficina de dança com uma variedade de ritmos, permitindo que o corpo possa criar diversas possibilidades de movimento

Duração das atividades

A atividade será dividida em diferentes momentos com duração de 10 a 15 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças devem estar muito motivadas a explorar as possibilidades de movimentos do corpo.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Conversando sobre dança

O professor deve iniciar esta aula com o diagnóstico dos conhecimentos iniciais das crianças sobre as possibilidades de movimento do corpo, como também conversando sobre quais serão as possibilidades experimentadas a partir da oficina de dança.

Nesse momento o professor também irá realizar alguns questionamentos como:

  • Quais os tipos de dança que vocês conhecem?
  • Como vocês reconhecem as danças, como tipos diferentes ou semelhantes?

É importante que o professor deixe claro para as crianças que em cada dança há um conjunto de movimentos que as caracterizam, destacando um ritmo, uma cultura de movimento e uma musicalidade que lhe é própria.

2º Momento: Apreciando diferentes ritmos musicais

O professor deverá assistir junto com as crianças diferentes vídeos nos quais possam ser observados diferentes ritmos em diferentes culturas (vê recursos complementares). Nesse momento também poderá questionar sobre o que as crianças observam como roupas, passos, organização espacial etc.

É importante também que as crianças tenham a possibilidade de experimentar esses ritmos livremente.

3º Momento: Vivenciar estilos de dança

  • Música instrumental: Música de alongamento para reconhecer as possibilidades e limites do seu corpo a partir do movimento expresso na dança.

O professor irá distribuir um balão para cada criança encher e, a medida que as crianças enchem os balões também poderão ser trabalhados os conceitos de inspiração e expiração. Quando os balões já estiverem cheios, o professor solicitará que as crianças desloquem o balão pelas partes do corpo designadas por ele, ao ritmo da música.

  • Trabalhando em duplas com músicas que exigem maior movimento

O professor irá então colocar uma música através da qual as crianças tenham a possibilidade de criar movimentos. Em roda, cada criança, irá criar um movimento que será repetido pelos demais colegas. Após essa vivência coletiva as crianças irão se organizar em duplas para trabalharem com a brincadeira do espelho; seguindo o ritmo da música uma  das crianças cria um movimento que será reproduzido no espelho (colega), depois elas trocam de papeis.

  •  Deslocando-se pelo espaço

O professor poderá ditribuir fitas ou rolinhos de papel crepom para cada criança e colocar uma música com ritmo mais lento. Elas, então, irão girá-los ao longo do seu corpo deslocando-se pelo espaço livremente.

4º Momento: Registro da atividade

Cada criança irá escolher um dos momentos vivenciados e registrá-lo através do desenho e da escrita. Após o registro escrito individual, as crianças sentam em roda  e nesse momento cada uma apresenta para o grupo o que registrou, como também comenta as sensações em cada ritmo explorado.

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Participaram da vivência;
  • criaram movimentos coerentes com os propostos pelo professor
  • exploraram todas as possibilidades de movimentos permitidos pelo material utilizado
  • representaram a vivência por meio do desenho e da escrita.