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O corpo e suas possibilidades: alongar, correr e relaxar

Autor e Co-autor(es)

Maria Jos? Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de F?tima Ara?jo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Perceber sensa??es, limites, sinais vitais e integridade do pr?prio corpo e do outro;
  • Conhecer o alongamento e relaxamento como atividades corporais em que o corpo se movimenta;
  • Destacar as diferen?as entre a atividade de alongar, correr e relaxar no que se refere aos esfor?os que o corpo precisa produzir em cada uma;
  • Vivenciar uma aula de educa??o f?sica em que inicie com alongamento, siga com duas atividades em que o correr seja o foco e encerre com um relaxamento

Duração das atividades

A atividade ser? dividida em diferentes momentos com dura??o de 10 a 15 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula ? necess?rio que o professor motive as crian?as para realiza??o de movimentos variados.

Estratégias e recursos da aula

1? Momento: Sensibiliza??o e problematiza??o do tema

O professor dever? iniciar a aula com alguns questionamentos como:

  • como podemos movimentar nosso corpo?
  • O que ? alongar o corpo? O que ? relaxar o corpo?

? medida que as crian?as forem dando suas respostas o professor ir? registrando por escrito as ideias iniciais. Em seguida d? algumas orienta??es em rela??o as atividades seguintes, como o que ir?o fazer e ouvir.

2? Momento: Alongamento com m?sica instrumental

O professor ir? iniciar a atividade utilizando uma m?sica instrumental para que as crian?as relaxem. ? medida que a m?sica vai sendo tocada, o professor ir? nomear os movimentos a serem realizados durante a atividade para que as crian?as reconhe?am os segmentos do pr?prio corpo e explorem as possibilidades de movimento.

3? Momento: Possibilidades de movimento e express?o

O professor poder?, nesse momento, utilizar cart?es com as imagens que apresentem posturas corporais diversas e solicitar que  as crian?as experimentem algumas possibilidades de movimento e express?o do seu corpo.

4? Momento: Relaxamento com m?sica instrumental

Propor que as crian?as relaxem o corpo para o encerramento da atividade de movimento/a??o do corpo. Para o relaxamento as crian?as dever?o ser convidadas a deitar no ch?o ou sobre colchonetes e o professor vai conduzindo as atividades de respira??o (inspira??o e espira??o) e propondo movimentos suaves com os corpo, a fim de que este fique em repouso e completamente relaxado. Ao t?rmino da atividade, o professor solicita que, lentamente, as crian?as sentem e prop?e uma roda de avalia??o da atividade realizada pelas crian?as.

Recursos Complementares

AYOUB, Eliana. Narrando experi?ncias com a educa??o f?sica na educa??o infantil. In: Revista Brasileira de Ci?ncias do Esporte.  Campinas, v. 26, n. 3. p. 143-158, maio 2005.  

 BRASIL. Minist?rio da Educa??o e do Desporto. Secretaria de Educa??o Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil. Bras?lia : MEC/SEF, 1998. (volume 3).   

CAPISTRANO, Naire Jane. A Educa??o F?sica na Escola Infantil: saberes e fazeres de professores. Disserta??o (Mestrado em Educa??o), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.   

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educa??o f?sica. S?o Paulo: Cortez, 1992.  (Cole??o magist?rio 2? grau. S?rie forma??o do professor).

Avaliação

Avalia??o da aula com a apresenta??o e coment?rio argumentativo do registro destacando o que mais gostou/chamou aten??o, o que foi mais f?cil e o que foi mais dif?cil de realizar. Retomar as ideias iniciais das crian?as estabelecendo rela??es entre a viv?ncia e os conceitos