Maria de F?tima Ara?jo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Para realiza??o desta aula ? necess?rio que o professor motive as crian?as para realiza??o de movimentos variados.
1? Momento: Sensibiliza??o e problematiza??o do tema
O professor dever? iniciar a aula com alguns questionamentos como:
? medida que as crian?as forem dando suas respostas o professor ir? registrando por escrito as ideias iniciais. Em seguida d? algumas orienta??es em rela??o as atividades seguintes, como o que ir?o fazer e ouvir.
2? Momento: Alongamento com m?sica instrumental
O professor ir? iniciar a atividade utilizando uma m?sica instrumental para que as crian?as relaxem. ? medida que a m?sica vai sendo tocada, o professor ir? nomear os movimentos a serem realizados durante a atividade para que as crian?as reconhe?am os segmentos do pr?prio corpo e explorem as possibilidades de movimento.
3? Momento: Possibilidades de movimento e express?o
O professor poder?, nesse momento, utilizar cart?es com as imagens que apresentem posturas corporais diversas e solicitar que as crian?as experimentem algumas possibilidades de movimento e express?o do seu corpo.
4? Momento: Relaxamento com m?sica instrumental
Propor que as crian?as relaxem o corpo para o encerramento da atividade de movimento/a??o do corpo. Para o relaxamento as crian?as dever?o ser convidadas a deitar no ch?o ou sobre colchonetes e o professor vai conduzindo as atividades de respira??o (inspira??o e espira??o) e propondo movimentos suaves com os corpo, a fim de que este fique em repouso e completamente relaxado. Ao t?rmino da atividade, o professor solicita que, lentamente, as crian?as sentem e prop?e uma roda de avalia??o da atividade realizada pelas crian?as.
AYOUB, Eliana. Narrando experi?ncias com a educa??o f?sica na educa??o infantil. In: Revista Brasileira de Ci?ncias do Esporte. Campinas, v. 26, n. 3. p. 143-158, maio 2005.
BRASIL. Minist?rio da Educa??o e do Desporto. Secretaria de Educa??o Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educa??o Infantil. Bras?lia : MEC/SEF, 1998. (volume 3).
CAPISTRANO, Naire Jane. A Educa??o F?sica na Escola Infantil: saberes e fazeres de professores. Disserta??o (Mestrado em Educa??o), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educa??o f?sica. S?o Paulo: Cortez, 1992. (Cole??o magist?rio 2? grau. S?rie forma??o do professor).
Avalia??o da aula com a apresenta??o e coment?rio argumentativo do registro destacando o que mais gostou/chamou aten??o, o que foi mais f?cil e o que foi mais dif?cil de realizar. Retomar as ideias iniciais das crian?as estabelecendo rela??es entre a viv?ncia e os conceitos