Portal do Professor

Início do Conteúdo

Era uma vez.... caixas de histórias que cantam e encantam

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver a linguagem oral: ouvir e contar histórias de diferentes modos e estilos;
  • produzir textos individuais e coletivos utilizando o conhecimento de que dispõe sobre o nosso sistema de escrita e os contos de fadas;
  • ampliar as possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos na construção de personagens e caixas de histórias.

Duração das atividades

A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 10 a 15 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula é interessante que os alunos já tenham presenciado discussões iniciais sobre contos de fada. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através da aula, apresentada neste portal intitulada "No mundo dos contos de fada: elementos estruturantes dos contos de fada".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE: Criando uma caixa de história

1° Momento: Escolhendo um texto para ser trabalhado

Com o objetivo de motivar a turma, o professor iniciará a aula realizando a contação oralmente utilizando-se de uma caixa de história como recurso. Após a contação, ele poderá realizar alguns questionamentos como:

  • Vocês já conheciam essa história?
  • O que ela tem de diferente das histórias já contadas para vocês?

Em seguida, o professor irá propor as crianças que elas também produzam uma caixa de história a partir do uso de um texto escolhido por elas. À medida que elas respondem o professor, assumindo o papel de escriba, irá listando os títulos e, em seguida, realiza uma votação entre as crianças. O professor deverá conduzir o trabalho para que as crianças escolham contos de fadas conhecidos, como: Chapeuzinho vermelho, Branca de neve, Cinderela etc.

Chapeuzinho Vermelho, disponível em:

http://www.feijo.com/~flavia/chapeuzinho.html

Branca de neve, disponível em:

http://www.princesasonline.com.br/2008/01/22/a-historia-de-branca-de-neve-e-os-sete-anoes-veja-o-video/

Cinderela, disponível em:

http://www.contandohistoria.com/cinderela.htm

2° Momento: Conhecendo várias versões do texto escolhido.

Após a escolha do texto o professor irá pesquisar junto com as crianças, em uma biblioteca ou sites, as diferentes versões do texto escolhido. O professor irá então narrá-los para que as crianças percebam as semelhanças e diferenças entre eles. Também é importate que o professor chame a atenção das crianças para a ilustração do texto.

3° Momento: Escolhendo materias e montando a caixa de história

Quando as crianças já estiverem familiarizadas com o texto, o professor irá então propor a confecção da caixa de história. Nesse momento é importante que sejam disponibilizados diferentes tipos de materiais como papeis variados, coleções, tesoura sem ponta, fitas, retalhos, cola, palitos etc, para que as crianças produzam os elementos que irão compor essa caixa. O grupo poderá tomar como referência, os modelos de caixas de histórias que sugerimos abaixo.

http://3.bp.blogspot.com/_6g3wARb5cdA/Ry4fJXtRh4I/AAAAAAAAAEA/eB6KQCo9aWA/s1600-h/DSC00152.JPG

4° Momento: A contação de histórias

Com a caixa já montada com personagens e diferentes elementos do cenário, o professor irá trabalhar a oralidade das crianças incentivando-as a realizarem a contação da história umas para as outras. Depois, a turma pode ensinar a confecção da caixa de história para uma outra turma da escola, ensinando passo passo como confeccioná-la e depois podem trocar as caixas para que ambas as turmas tenham acesso a pelo menos duas caixas de histórias.

Recursos Complementares

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar:

  • o envolvimento das crianças na confecção da caixa de história;
  • ampliaram a capacidade de expressão e comunicação;
  • desenvolveram a linguagem oral.