Portal do Professor

Início do Conteúdo

A magia dos contos de fada

Autor e Co-autor(es)

Maria Jos? Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de F?tima Ara?jo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer alguns contos de fadas clássicos (a bela e a fera, cinderela, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, os três porquinhos) e familiarizar-se com a linguagem desse tipo de texto;
  • Compreender a leitura e a escrita como prática social;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros.

Duração das atividades

A atividade ser? dividida em quatro momentos com dura??o de 10 a 15 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula faça mais sentido para as crianças é interessante que elas estejam estudando os contos de fadas.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Proporcionando o contato com diferentes livros.

O professor deverá iniciar a aula incentivando a prática de leitura pelas crianças mesmo sem que elas consigam ler convencionalmente, neste momento, encorajando-as a fazer leituras de imagens e trocas de idéias entres os colegas.

Fonte: Arquivo pessoal

Para a realização dessa atividade é importante que o professor selecione anteriormente os livros que serão utilizados nesse momento.

2º Momento: Conhecendo histórias

O professor deverá possibilitar as crianças o conhecimento de algumas histórias que constituem o repertório dos contos de fadas a partir de leituras de diversos livros e variadas fontes como caixas de história, CDs, fantoches, etc. Durante esse momento, o professor, poderá incentivar a discussão do grupo questionando:

  • Quais as características comuns observadas nas histórias?
  • Todas as histórias apresentam as estruturas básicas dos contos de fada?

É importante que o professor retome com as crianças quais são as estruturas básicas dos contos de fada como: o tempo indefinido (normalmente marcado pela expressão Era uma vez...), presença de elementos mágicos, personagens protagonistas e antagonistas, cenários geralmente fantásticos, etc.

3º Momento: Assistindo filmes relacionados aos contos de fada. 

Assistir vídeos que contem histórias do universo dos contos de fadas procurando identificar os elementos presentes nesses tipos de textos.

4º Momento: Incentivando a contação de histórias mesmo quando as crianças ainda não leem convencionalmente. 

Ao final da atividade é importante que o professor possibilite as crianças a contação de histórias.

Fonte: Arquivo pessoal

Recursos Complementares

Filmes sugeridos:

O mágico de Oz.

Alice no país das maravilhas

A bela adormecida

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças:

- reconhecem as estruturas básicas dos contos de fada;

- realizaram a leitura dos contos através da leitura de imagens;

- desenvolveram a linguagem oral através da contação de um conto de fadas;

- identificou a estrutura da narrativa (início, meio e fim).