Maria de F?tima Ara?jo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de escrita |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
Para que esta aula faça mais sentido para as crianças é interessante que elas estejam estudando os contos de fadas.
1° Momento: Proporcionando o contato com diferentes livros.
O professor deverá iniciar a aula incentivando a prática de leitura pelas crianças mesmo sem que elas consigam ler convencionalmente, neste momento, encorajando-as a fazer leituras de imagens e trocas de idéias entres os colegas.
Fonte: Arquivo pessoal
Para a realização dessa atividade é importante que o professor selecione anteriormente os livros que serão utilizados nesse momento.
2º Momento: Conhecendo histórias
O professor deverá possibilitar as crianças o conhecimento de algumas histórias que constituem o repertório dos contos de fadas a partir de leituras de diversos livros e variadas fontes como caixas de história, CDs, fantoches, etc. Durante esse momento, o professor, poderá incentivar a discussão do grupo questionando:
É importante que o professor retome com as crianças quais são as estruturas básicas dos contos de fada como: o tempo indefinido (normalmente marcado pela expressão Era uma vez...), presença de elementos mágicos, personagens protagonistas e antagonistas, cenários geralmente fantásticos, etc.
3º Momento: Assistindo filmes relacionados aos contos de fada.
Assistir vídeos que contem histórias do universo dos contos de fadas procurando identificar os elementos presentes nesses tipos de textos.
4º Momento: Incentivando a contação de histórias mesmo quando as crianças ainda não leem convencionalmente.
Ao final da atividade é importante que o professor possibilite as crianças a contação de histórias.
Fonte: Arquivo pessoal
Filmes sugeridos:
O mágico de Oz.
Alice no país das maravilhas
A bela adormecida
Com esta aula é possível avaliar se as crianças:
- reconhecem as estruturas básicas dos contos de fada;
- realizaram a leitura dos contos através da leitura de imagens;
- desenvolveram a linguagem oral através da contação de um conto de fadas;
- identificou a estrutura da narrativa (início, meio e fim).