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A Espanha e o Flamenco

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tin?co da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dan?a: Apreciar e dan?ar
Ensino Fundamental Final Artes Dan?a: Dimens?es hist?rico-sociais e culturais da dan?a e seus aspectos est?ticos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes M?sica: Compreens?o da m?sica como produto cultural e hist?rico
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conceituar o flamenco

§  Conhecer algumas características do país

§  Identificar o contexto do surgimento do flamenco

Duração das atividades

3 encontros com 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- A Espanha como um país da Europa

- O flamenco enquanto linguagem e expressão artística.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Mobilize os alunos para a temática da aula, por meio da exibição do vídeo Flamenco Dance - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=xqxJMCQxb_Q>, com acesso em: 20 de julho de 2010. 

Em seguida, comente as imagens com os alunos, fazendo alguns questionamentos:

a) Como se chama esse tipo de dança/música?

b) O que vocês sabem sobre ela?

c) Onde surgiu?

d) Onde é dançada?

e) Como é dançada?

f) Por quem é dançada?

g) Que instrumentos são utilizados?

2º MOMENTO:

Os alunos serão divididos em grupos, com quatro ou cinco componentes, para que pesquisem aspectos da cultura espanhola e do flamenco. Para isso, devem recorrer a jornais, revistas, vídeos e Internet, no intuito de coletar informações para a montagem de painéis integrados.

Os grupos devem buscar responder, de forma aprofundada, as questões sugeridas acima, bem como outros aspectos da cultura espanhola, como por exemplo: gastronomia, cidades onde se dança o flamenco, etc. A escolha do aspecto que será abordado por cada grupo poderá ser definido via votação no grande grupo ou mesmo em conversa nos grupos.

3º MOMENTO:

O quadro negro ou lousa será dividido ao meio: de um lado, o professor escreverá o nome España e do outro Flamenco. Cada grupo, a medida que for apresentando a sua parte, colará as tarjetas com as informações referentes ao tópico abordado. Para isso, o professor deverá providenciar, antecipadamente, tarjetas de cartolina, com mais ou menos 4 dedos de largura, e pincel atômico, que serão entregues nos grupos, durante a pesquisa.

4º MOMENTO:

Terminadas as apresentações, os alunos poderão rever o vídeo do 1º momento e experimentar dançar flamenco. Pode-se também convidar um(a) professor(a) de dança para ensinar os passos e, se possível, dançar ao vivo para os alunos assistirem ou mesmo um violonista, que saiba tocar flamenco.

Recursos Complementares

Para a instrumentalização do professor:

Avaliação

O professor retomará as ideias iniciais que os alunos apresentaram no 1º momento, comparando-as com as informações aprendidas por meio do painel integrado e do vídeo.

Se desejar, poderá solicitar a construção de textos sínteses, individual ou coletivo, a partir dessa discussão.