Portal do Professor

Início do Conteúdo

A CIRCUNFERÊNCIA COMO LUGAR GEOMÉTRICO

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  •     Definir circunferência como lugar geométrico.
  •     Resolver problemas gráficos envolvendo lugar geométrico.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Círculo e circunferência.

Estratégias e recursos da aula

Professor, apresente a seguinte situação problema:  

Um jardineiro quer construir um canteiro de rosas, de forma que todas as plantas fiquem a uma mesma distância da torneira para irrigação. Que estratégia o jardineiro deve utilizar para definir o lugar onde as roseiras devem ser plantadas? Que forma deverá ter o canteiro?

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm207/jardineiro.jpg  

Defina circunferência como o lugar geométrico dos pontos que mantém a mesma distância de um ponto. Aproveite a oportunidade para relembrar os elementos de uma circunferência.

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/geometria/geom-circ/z20803.png  

ATIVIDADE 1

Utilizando o compasso, os alunos devem traçar cinco circunferências concêntricas, colorir como se fosse um alvo e definir como lugar geométrico, em função do raio, cada uma das circunferências e as regiões compreendidas entre elas.

http://igormadeira.files.wordpress.com/2009/05/alvo2.jpg 

ATIVIDADE 2

Leve os alunos para o laboratório de informática e peça para que acessem ao site http://ilmc.no.sapo.pt/palacios/index.htm. O site possui um material bastante interessante sobre Lugares geométricos presentes em Palácios e Castelos Europeus. Os alunos devem definir, pelas propriedades, cada um dos lugares geométricos apresentados nas imagens:  circunferências, círculos; coroa circular; interior e exterior da circunferência...       

http://ilmc.no.sapo.pt/palacios/index.htm

ATIVIDADE 3

Exiba imagens de mandalas e sugira que os alunos, utilizando CDs velhos como base, elaborem suas próprias mandalas para serem expostas em um mural da escola. Seria interesante que eles próprios desenvolvessem métodos para divisão da circunferência.

http://farm4.static.flickr.com/3254/3146579472_7ce9ff024b.jpg  

 

http://miclase.files.wordpress.com/2009/02/manda.jpg  

http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/06/criando-mandalas-e-reciclando-cds-passo-a-passo/   

Recursos Complementares

Apostila sobre lugares geométricos:

http://www2.ucg.br/design/da2/lugargeometrico.pdf 

Avaliação

Avalie a aula pelos questionamentos e pela produção dos alunos. Devem ser observados os seguintes aspectos:

  • Os alunos definem circunferência como lugar geométrico?
  • Os alunos encontram soluções para os problemas propostos nas atividades?