Portal do Professor

Início do Conteúdo

Transformações pontuais: Rotação

Autor e Co-autor(es)

Priscila Marquezine Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Objetivos:
Conceituar Rotação;
Identificar os elementos da Rotação;
Desenhar e transformar figuras através da Rotação.

Duração das atividades

Dois tempos de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Figuras semelhantes.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se orientar os alunos com noções básicas da Transformação Pontual: Rotação.

Rotação
Apresente a imagem de um polígono e um ponto.

E oriente-os que por este ponto a figura vai girar sobre um ângulo 45°.

 

Pergunte aos alunos o que observaram.
Deverão observar que a figura mantém a mesma forma e apresenta-se com deslocamento devido ao ângulo estabelecido.

Para que ocorra a rotação de uma figura, é necessário uma figura e um ângulo de rotação constante.

Atividade 01

Proponha para a turma representarem as rotações das figuras com ângulos diferenciados.

Atividade 02:

Professor, solicite que a turma, crie um desenho de um símbolo, para as comemorações do aniversário do colégio, usando a construção gráfica da transformação pontual rotação.
Peça que caprichem, pois haverá uma eleição para determinar os melhores trabalhos.

Atividade 03:

Os alunos deverão determinar os ângulos das figuras nas rotações apresentadas:

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:   

Os alunos souberam conceituar rotação?

Os alunos identificaram os elementos da rotação?

Os alunos souberam desenhar e transformar figuras através da rotação?