Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Espanha e as touradas

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tinôco da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conceituar a tourada

§  Entender as regras do esporte

§  Ampliar o conhecimento sobre a Espanha

§  Identificar o contexto do surgimento da tourada

§  Comparar a tourada com a vaquejada e o rodeio

Duração das atividades

3 encontros de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Esportes espanhóis

- Esportes com animais

- A Espanha enquanto país pertencente à Europa

- A vaquejada

- O rodeio

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A partir da mostra de imagens de tourada, como as sugeridas abaixo, o professor iniciará a aula, gerando alguns questionamentos:

a) O que vocês conseguem perceber nessas imagens?

b) Onde é praticado?

c) Que países têm essa prática?

d) A tourada pode ser considerada um esporte? Por quê?

c) Quais as suas regras?

d) O que vocês acham da roupa usada? Por quê?

2º MOMENTO:

Divididos em pequenos grupos, os alunos aprofundarão os conhecimentos sobre a cultura espanhola, especificamente sobre a tourada, por meio de uma pesquisa em livros, revistas e Internet. O professor utilizará as questões anteriores como guia, acrescentando outras curiosidades levantadas pelos alunos. Cada grupo será responsável por responder uma, no encontro seguinte.

3º MOMENTO:

Após a pesquisa, os grupos apresentarão para a turma os seus achados. Enquanto assistem as apresentações dos colegas, os alunos deverão tomar notas, no caderno, das informações que acharem mais relevantes.

Em seguida, cada grupo se reunirá e produzirá um texto coletivo de todas as apresentações.

4º MOMENTO:

Os alunos serão direcionados, no terceiro encontro, ao laboratório de informática da escola, onde farão uma pesquisa de vídeos com touradas, vaquejadas e rodeios. Cada grupo elegerá um exemplar de cada modalidade para assistir, analisar e apresentar no grande grupo, fazendo a comparação e a diferenciação entre os esportes.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos lerão seus textos coletivos, relacionando-os com os vídeos exibidos.