Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Espanhol e as brincadeiras infantis

Autor e Co-autor(es)

Saimonton Tin?co da Silva imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Organiza??o textual
Ensino Fundamental Final L?ngua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pron?ncia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer alguns jogos e brincadeiras infantis em espanhol.

Duração das atividades

3 encontros com 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Jogos e brincadeiras infantis.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO: 

Levante a seguinte discussão com os seus alunos: Que cantigas vocês conhecem?

Faça no quadro negro ou na lousa a lista dos jogos e brincadeiras citados.

2º MOMENTO:

Divida a turma em pequenos grupos e solicite que cada um deles fique responsável por ensinar à turma uma das brincadeiras ou jogos listados no 1º momento. Distribuia dicionários com os alunos ou leve-os ao laboratório de informática da escola, para que utilizem um dicionário eletrônico. Eles escreverão as regras em espanhol, para, em seguida, jogar/brincar.

3º MOMENTO:

Cada grupo ensinará a sua brincadeira ou jogo para os demais alunos.

4º MOMENTO:

Em grupos, os alunos pesquisarão, na Internet, versões dos jogos e brincadeiras ensinadas. Caso não haja uma versão correspondente, o grupo poderá eleger outra opção. Em seguida, cada grupo apresentará os seus achados aos demais, fazendo comparações.

Recursos Complementares

Juegos para niños - Disponível em: <http://www.elhuevodechocolate.com/juegos.htm>. Acesso em: 20 de julho de 2010. 

Avaliação

Os alunos farão, com o auxílio do professor, uma autoavaliação da aula, quando dirão:

a) O que mais gostei? Por quê?

b) O que não gostei? Por quê?

c) O que sugiro? Por quê?