Portal do Professor

Início do Conteúdo

O corpo: imagem e potencialidades

Autor e Co-autor(es)

Maria José Campos Ferreira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus elementos e segmentos;

- realizar atividades motoras como: saltar com dois pés, rolar, equilibrar, rastejar;          

- vivenciar a prática de circuitos motores para descoberta de potencialidades do corpo.  

Duração das atividades

A atividade será dividida em quatro momentos com duração de 15 a 20 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula a professora deve mobilizar as crianças para que se sintam incentivadas a movimentar seus corpos.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Vivenciando movimentos realizados por animais 

O professor iniciará a aula com uma música instrumental para que as crianças realizem um alongamento no qual será dado destaque aos segmentos (partes) do corpo. Em seguida, irá trabalhar as potencialidades do corpo a partir da sugestão de movimentos realizados pelos animais como: arrastar-se como uma cobra, pular como um canguru, saltar como um cavalo, correr como coelho etc. À medida que o professor diz o nome do animal, as crianças realizam seus movimentos.

2º Momento: Construindo uma história

Após as crianças vivenciarem alguns movimentos, o professor, na roda, irá conversar sobre o que é um circuito motor e como ele poderá ser realizado. Nesse momento o professor apresenta alguns elementos que deverão/poderão ser utilizados durante a atividade e, em seguida deve solicitar que as crianças construam uma história que norteará um circuito. É interessante que sejam atribuídos sentidos a esses objetos no decorrer da história, como por exemplo: a corda poderá representar uma ponte que fica sobre um rio cheio de crocodilos; bambolês representando pedras que deverão ser puladas enquanto se atravessa um rio; passar por dentro de mesas como se estas fossem cavernas; rolar sobre um colchonete que poderá representar uma grama/pântano).

Nesse momento o professor assume o papel de escriba para registrar a história narrada pelas crianças.

 

Fonte: Arquivo pessoal

3º Momento: Construindo um circuito motor

Em seguida, o professor irá organizar, junto com as crianças, o circuito motor de acordo com a história que foi escrita. Poderão ser utilizados diferentes materiais como: cordas, bancos, caixas, pneus, bambolês, mesas, colchonetes etc. As crianças irão, nesse circuito, explorar o espaço de diferentes maneiras: equilibrando-se, pulando, subindo, descendo, agachando-se, arrastando-se, passando por cima, por baixo, rolando etc.

4º Momento: Registro do circuito

O professor solicita que as crianças registrem por meio do desenho o circuito realizado por elas. Nesta atividade a professora deve observar se as crianças conseguem transferir para o desenho, os movimentos desenvolvidos durante o circuito.

Recursos Complementares

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar:

  • o nível de desenvolvimento de cada criança para orientar-se pela ação planejada, seguindo instruções e explorando o espaço;
  • observar como cada uma desenvolve as ações combinadas e reconstrói a sua experiência por intermédio do desenho;
  • se conseguiram desenvolver atitudes de cooperação no trabalho durante a construção do circuito.