Portal do Professor

Início do Conteúdo

POESIA E JOGO DE PALAVRAS: alternativa ou escolha.

Autor e Co-autor(es)

Andr?a Morais Diniz imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porf?rio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver a habilidade de brincar com as palavras;
  • Ouvir, ler e  entender o jogo das palavras sugerindo escolha por uma alternativa antes ou depois do “OU”;
  • Recitar a poesia, jogando com a regra proposta, com os sons e sentidos das palavras.

Duração das atividades

2 a 3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Expressão oral e corporal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1-

Leitura da poesia Ou isto ou aquilo ( Cecília Meireles) 

  1º momento - Professor faça um Jogral com a turma, é uma estratégia interessante para despertar o interesse por poesia. Para isso você precisa formar 2  grupos na turma, um ler o primeiro verso e o outro ler o segundo.

                                                Ou isto ou aquilo- Cecíclia Meireles

1 Ou se tem chuva e não se tem sol

2 ou se tem sol e não se tem chuva!

3 Ou se calça a luva e não se põe o anel,

4 ou se põe o anel e não se calça a l

5 Quem sobe nos ares não fica no chão,

6 quem fica no chão não sobe nos ares

7 É uma grande pena que não se possa estar

8   ao mesmo tempo nos dois lugares!

9  Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

10  ou compro o doce e gasto o dinheiro.

11 Ou isto ou aquilo, ou isto ou aquilo...

12 e vivo escolhendo o dia inteiro!

13 Não sei se brinque, não sei se estudo,

14  se saio correndo ou fico tranqüilo.

15 Mas não consegui entender ainda

16 qual é melhor: se é isto ou aquilo.

ATIVIDADE 2- interpretação do poema

Professor realize um trabalho de interpretação do texto fazendo a seguinte problematização:

- Quem é Cecília Meireles?

- Alguém conhece esta autora e seus poemas?

-Do que trata a poesia?

-Tem rimas? vamos localizar as rimas!

Ao final das falas dos alunos, o professor pode sintetizar este momento, lendo a biografia da escritora. Em seguida procura localizar as rimas e estrofes com a turma. Ainda  pode mostrar a foto de Cecilia Meireles.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_PfNE6nebF00/SlFS7zZpykI/AAAAAAAAAF8/mO6xURlRM7w/s400/Foto-em-preto-e-branco-de-Cecilia-Meireles-sorrindo_02.jpg

ATIVIDADE 3-   DRAMATIZAÇÃO

É um momento voltado para a dramatização, trabalhando a linguagem corporal. Pedir que todos fiquem em pé, de preferência em círculo. Lê pausadamente o texto poético. Em seguida solicita aos alunos que com o corpo representem as idéias da autora: que som faz este objeto? que movimento representa este ser? que expressão facial representa esta idéia? Pedir que a turma imite, represente os movimentos, sons dos seres presentes no texto.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor avaliará os seguintes aspectos:

  1. desenvolvimento da linguagem oral através da ampliação do vocabulário e capacidade de expressão em público;
  2. envolvimento com os textos poéticos de forma lúdica;
  3. compreensão do conceito de ESCOLHA, conseguindo aplicá-lo quando solicitado;
  4. representação de idéias através da linguagem corporal.