Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Estado S?lido

Autor e Co-autor(es)

Wesley Pereira da Silva imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Qu?mica Propriedades das subst?ncias e dos materiais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar e aplicar as principais características do estado sólido;
  • Relacionar as propriedades dos sólidos com as características de alguns materiais;
  • Identificar as relações dos conteúdos abordados com as disciplinas Física e Matemática.

Duração das atividades

Duas aulas de cinq?enta minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Propriedades da matéria.

Estratégias e recursos da aula

Leve para a sala de aula os materiais descritos na Atividade 2 e tamb?m materiais para a confec??o de cartazes, como por exemplo, cartolinas. Providencie tamb?m uma m?quina fotogr?fica digital que tamb?m permita filmar, para cada um dos grupos.

Aula 1:

Atividade 1:

Professor, divida a turma em grupos de tr?s a quatro alunos. Depois de organizados os grupos, pe?a para que os alunos d?em exemplos de objetos e materiais s?lidos que s?o comumente encontrados no dia-a-dia.

Obs.: se esta aula for usada para o Ensino Fundamental, o professor dever? explicar o conceito de estado s?lido antes de iniciar a atividade descrita acima, para isso poder? solicitar aos alunos que verifiquem no dicion?rio o significado da palavra e utilizar esses termos para explicar o conceito.

Inicialmente os alunos dever?o falar o nome dos objetos e materiais indicados, e o professor dever? anotar os exemplos no quadro. Depois que todos os grupos citarem seus exemplos, informe que um aluno de cada grupo dever? anotar os exemplos que est?o no quadro em uma folha separada, em seguida, pe?a para que os alunos discutam com os integrantes do seu grupo e identifiquem as caracter?sticas semelhantes dos objetos apresentados. Informe que cada grupo dever? anotar suas observa??es na folha utilizada na atividade anterior. Auxilie os alunos nesse momento, indicando quais caracter?sticas que poder?o ser observadas: dureza, maleabilidade, flexibilidade e outras caracter?sticas que possam ser observadas ns exemplos citados. Para isso, leve alguns objetos e materiais s?lidos que para ilustrar cada umas das caracter?sticas apresentadas.

Trabalhe as caracter?sticas do estado s?lido que podem ser percebidas atrav?s da observa??o, para isso utilize as observa??es feitas pelos alunos.

Figura 1 ? Estado s?lido

Fonte: http://www.atomosybits.com/wp-content/uploads/2009/09/11-estado-solido.jpg

http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2009/09/gelocg.jpg. Acessados em 23 de julho de 2010 

Ap?s isso, informe aos alunos que existem algumas propriedades dos s?lidos que n?o podem ser constatadas apenas com a observa??o e que para isso ? necess?rio a utiliza??o de alguns meios, como por exemplo, experimentos.

Atividade 2:

Para a execu??o dessa aula ser? preciso que o professor leve para a sala de aula os materiais e objetos listados abaixo:

Uma corti?a;

Uma barra de alum?nio e uma de ferro (preferencialmente como mesmo volume);

Um b?quer de 250 ml (pode ser substitu?do por um recipiente transparente e graduado);

?gua;

Balan?a.

Dever? ser entregue um conjunto dos materiais descritos para cada grupo, com exce??o da balan?a que poder? ficar em um local acess?vel. Pe?a para que um integrante de cada grupo filme o experimento e tire algumas fotos.

Primeiramente explique aos alunos que eles identificar?o uma propriedade da mat?ria que ? bem vis?vel nos s?lidos. Para isso, pe?a para que cada aluno pegue a barra de alum?nio, a barra de ferro e a corti?a e procurem observar a diferen?a de massa existente entre esses materiais, para ficar mais vis?vel os alunos poder?o utilizar a balan?a para determinar a massa dos objetos. Feito isso eles dever?o colocar os objetos no b?quer contendo ?gua, um por vez, e observar.

Obs.: O professor poder? realizar essa atividade no laborat?rio de Ci?ncias da escola, onde poder? organizar previamente os materiais nas bancadas do laborat?rio.

Outra alternativa ?  utilizar o recurso educacional digital a seguir:

Sua j?ia ? verdadeira?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14545

Figura 2 ? Tela inicial do recurso

Fonte: Retirado do pr?prio recurso

Neste caso, o professor dever? levar os alunos para o laborat?rio de inform?tica da escola e explicar o funcionamento dos recursos.

Escolha um integrante de cada grupo para relatar os fatos observados para o restante da turma. Em seguida, utilize os resultados observados para explicar o conceito de densidade.

Caso ache necess?rio poder? trabalhar o conceito de densidade mais detalhado, utilizando c?lculos matem?ticos para determinar a densidade. Ou ent?o, poder? trabalhar em conjunto com o professor de Matem?tica e F?sica da sua escola.

No final dessa atividade, explique aos alunos que a densidade tamb?m pode ser utilizada para diferenciar os materiais, como foi observado na atividade.

Informe aos alunos que eles dever?o descrever como foi feita a atividade, pe?a para que copiem (anexem) essas informa??es na folha que eles reservaram na primeira atividade.

Aula 2:

Atividade 3:

Nessa atividade os alunos sistematizar?o os conceitos aprendidos ao longo da aula anterior, para isso, eles dever?o permanecer nos mesmos grupos. Pe?a para que eles elaborem resumos e exemplifiquem, atrav?s de desenhos ou esquemas explicativos, os conceitos apreendidos sobre os s?lidos. Para a confec??o dos cartazes, leve para a sala de aula cartolinas. Para facilitar a apresenta??o dos trabalhos divida os temas abaixo com os grupos:

1 ? Defini??o e exemplos de s?lidos;

2 ? Caracter?sticas dos s?lidos;

3 ? Densidade;

Caso ache necess?rio, poder? selecionar outros temas abordados ao longo da aula. Ap?s a confec??o dos cartazes, cada grupo dever? apresentar para o restante da turma o seu tema. Ap?s as apresenta??es cole os cartazes pela sala de aula.

Ap?s a exposi??o dos cartazes informe aos alunos que ser? criado um blog. Primeiramente pe?a para que cada grupo elabore um resumo das informa??es coletadas ao longo das duas aulas e organizem as fotos e os v?deos. Ap?s a cria??o do blog, os alunos dever?o postar as informa??es, as fotos e os v?deos, lembrando que os v?deos podem ser postados no YouTube e depois inseridos os links dos mesmos no blog.

Como atividade para casa, proponha aos alunos que eles comentem os v?deos e as fotos dos outros grupos. Posteriormente o professor dever? ler os coment?rios de cada aluno e utiliz?-los para a avalia??o.

Para saber como criar o blog clique nos links abaixo:
http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Ajude os alunos ao longo dessa aula, de modo que cada grupo possa postar as suas id?ias. Utilize este blog, para as suas aulas futuras, de modo que o conte?do de outras aulas poder? ser colocado no blog.

Divulgue o blog por toda a escola.
?

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Sua j?ia ? verdadeira? Anima??o/simula??o

Recursos Complementares

Experimento sobre densidade:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21480

Artigo da Revista Qu?mica Nova na Escola QNEsc

Explorando a exist?ncia de cargas el?tricas na mat?ria http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc03/relatos.pdf

Avaliação

Avalie a participação dos alunos ao longo das três aulas. Avalie as atividades feitas por eles e que foram entregues para o professor.Crie questões que deverão ser respondidas pelos alunos:

1 – Defina sólidos.

2 – Indique as principais características dos sólidos e exemplifique.

Esses são exemplos de questões, outras questões deverão ser elaboradas de acordo com a necessidade do professor.