Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
O aluno dever? ser capaz de:
compreender que d?grafo ? um grupo de letras com a fun??o de representar um fonema;
identificar os d?grafos nh,lh,ch,ss,rr,sc,s?,xc,qu,gu;
reconhecer d?grafos que se separam e os que n?o se separam na divis?o sil?bica.
Professor, pe?a aos alunos que formem duplas. As duplas devem acessar o link da m?sica Tocando em frente de Almir Sater dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=33A5zUaH8tY&feature=related>. Acesso em 19 nov.2011.
Ap?s ouvirem a can??o, os alunos receber?o a folha de atividades dispon?vel em: < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt>, documento do aluno. Dispon?vel em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.professor.odt>, documento do professor. Diga-lhes que desembaralhem as palavras retiradas da m?sica e que circulem as consoantes que aparecem juntas nas palavras desembaralhadas por eles.
1. Qual ? o som do ?h?? (R: Ele n?o tem valor sonoro em portugu?s)
2. Como ficaria a pron?ncia de palavras como chuva, velho e manhas sem o ?h??
3. Qual a import?ncia do ?h? nestas palavras? (Junto com as letras c,n e l, produzem um novo som diferente daquele produzido pelo uso da consoante isoladamente.)
4. Leia as seguintes palavras e identifique que grupos de letras produzem um ?nico som em cada uma das palavras lidas:
pressa, sorriso, descer, nas?a, excelente, seguir, querer, ninho, folha, colcha.
(O professor pode escrev?-las no quadro e circular os d?grafos ? medida que os alunos responderem.)
?
Ap?s esta reflex?o dirigida, informe a seus alunos que estes grupos de letras que representam um ?nico som se chamam D?GRAFOS.
?
?
Imagem dispon?vel em: < http://3.bp.blogspot.com/_7RyHiBWdRgo/S8ssob5IKWI/AAAAAAAABog/xt-ImqxuLyk/s1600/110.jpg>. Acesso em 18 nov.2011.
Professor, ainda em duplas, pe?a aos alunos que deem dois exemplos para cada d?grafo enumerado.
Confira algumas respostas oralmente em grupo.
?
Professor, esta atividade consiste em evidenciar que o gu e o qu apenas s?o considerados d?grafos quando o u n?o for pronunciado. A atividade encontra-se dispon?vel em: http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt , conforme mostrada abaixo.
?
Atividade 5
As duplas acessar?o o link da m?sica Harmonia de S? e Guarabyra, dispon?vel em:
http://sa-guarabyra.musicas.mus.br/letras/1046712/ Acesso em 19 nov. 2011 e ouvir?o a m?sica.
Os alunos dever?o localizar os d?grafos contidos na can??o, separar as s?labas e responder quais d?grafos estudados nesta unidade que se separam e quais n?o se separam.
Como um bicho da rua pode ter
A alegria da rua pra morar
Como aquele que n?o te pode ter
Mas te tem nos peda?os que encontrar
Entre o povo apressado na esta??o
Tem a felicidade de um olhar
Um momento qualquer de emo??o e harmonia
Uma noite se faz de escurecer
Madrugada se faz de clarear
Mas a luz no escuro faz nascer
Todo brilho da noite seu Luar
De manh? o escuro ao morrer
Vai nos mudar de dia e de prazer
E ? assim que a gente vai viver em harmonia
Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia
Harmonia ? ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda l?
Harmonia ? a rua e ? voc?
? a luz do escuro no olhar
Que desejo t?o f?cil de te ter
Que presente dif?cil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia
Harmonia ? ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda l?
Harmonia ? a rua e ? voc?
? a luz do escuro no olhar
Que desejo t?o f?cil de te ter
Que presente dif?cil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia
Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia
Professor, acesse os sites abaixo para enriquecer seus conhecimentos sobre o assunto e dar uma aula l?dica, interativa e produtiva.
?
?
Para a avalia??o, fa?a diferente:
?
Professor, durante a atividade avaliativa, observe o interesse, a interatividade entre os alunos.