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UCA ? D?grafos ? an?lise e reflex?o

Autor e Co-autor(es)

M?rcio Issamu Yamamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno dever? ser capaz de:

  • compreender que d?grafo ? um grupo de letras com a fun??o de representar um fonema;

  • identificar os d?grafos nh,lh,ch,ss,rr,sc,s?,xc,qu,gu;

  • reconhecer d?grafos que se separam e os que n?o se separam na divis?o sil?bica.

Duração das atividades

Tr?s aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dom?nio da l?ngua escrita

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias

  • Trabalho em duplas
  • Discuss?o em grupo

Recursos

  • Uso de v?deos do Youtube

Atividade 1

Professor, pe?a aos alunos que formem duplas. As duplas devem acessar o link da m?sica Tocando em frente de Almir Sater dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=33A5zUaH8tY&feature=related>.  Acesso em 19 nov.2011.

 

http://4.bp.blogspot.com/-RQxzV97w_1Q/TXo8NgCtQKI/AAAAAAAAIVQ/n714Z0CWM2E/s400/almir-sater%2B%25281%2529.jpg

      

Ap?s ouvirem a can??o, os alunos receber?o a folha de atividades dispon?vel em: <  http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt>, documento do aluno.  Dispon?vel em < http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.professor.odt>, documento do professor. Diga-lhes que desembaralhem as palavras retiradas da m?sica e que circulem as consoantes que aparecem juntas nas palavras desembaralhadas por eles.

Atividade 2

  • Professor, a partir da confer?ncia oral dos d?grafos circulados, apresente os seguintes questionamentos a seus alunos:

1.    Qual ? o som do ?h?? (R: Ele n?o tem valor sonoro em portugu?s)

2.    Como ficaria a pron?ncia de palavras como chuva, velho e manhas sem o ?h??

3.    Qual a import?ncia do ?h? nestas palavras? (Junto com as letras c,n e l, produzem um novo som diferente daquele produzido pelo uso da consoante isoladamente.)

4.    Leia as seguintes palavras e identifique que grupos de letras produzem um ?nico som em cada uma das palavras lidas:

pressa, sorriso, descer, nas?a, excelente, seguir, querer, ninho, folha, colcha.

(O professor pode escrev?-las no quadro e circular os d?grafos ? medida que os alunos responderem.)

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Ap?s esta reflex?o dirigida, informe a seus alunos que estes grupos de letras que representam um ?nico som se chamam D?GRAFOS.

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d??grafo 

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Imagem dispon?vel em: < http://3.bp.blogspot.com/_7RyHiBWdRgo/S8ssob5IKWI/AAAAAAAABog/xt-ImqxuLyk/s1600/110.jpg>. Acesso em 18 nov.2011.

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Atividade 3

Professor, ainda em duplas, pe?a aos alunos que deem dois exemplos para cada d?grafo enumerado.

Confira algumas respostas oralmente em grupo.

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Atividade 4

Professor, esta atividade consiste em evidenciar que o gu e o qu apenas s?o considerados d?grafos quando o u n?o for pronunciado. A atividade encontra-se dispon?vel em: http://dl.dropbox.com/u/22642738/AULAS%20PORTAL/AULA%208/D%C3%ADgrafos_doc.aluno.odt , conforme mostrada abaixo.

 Marque com um x as palavras que apresentam d?grafos, circule-os e explique o porqu? das que sobraram.

  1. ( ) Consegue

  2. ( ) ?gua

  3. ( ) Querida

  4. ( ) Naquele

  5. ( ) Quando

  6. ( ) ?gua

  7. ( ) Guepardo

  8. ( ) Guaran?

_____________________________________________________________________

d??grafo 2 

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Imagem dispon?vel em: < http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQeKBYLNg7AafhP0AIgkoraVcuzawEjM9XPZxaCEscYgTtqgJPv>. Acesso em 18 nov.2011.

Atividade 5

As duplas acessar?o o link da m?sica Harmonia de S? e Guarabyra, dispon?vel em:

http://sa-guarabyra.musicas.mus.br/letras/1046712/ Acesso em 19 nov. 2011 e ouvir?o a m?sica.

Os alunos dever?o localizar os d?grafos contidos na can??o, separar as s?labas e responder quais d?grafos estudados nesta unidade que se separam e quais n?o se separam.

Como um bicho da rua pode ter
A alegria da rua pra morar
Como aquele que n?o te pode ter
Mas te tem nos peda?os que encontrar
Entre o povo apressado na esta??o
Tem a felicidade de um olhar
Um momento qualquer de emo??o e harmonia

Uma noite se faz de escurecer
Madrugada se faz de clarear
Mas a luz no escuro faz nascer
Todo brilho da noite seu Luar
De manh? o escuro ao morrer
Vai nos mudar de dia e de prazer
E ? assim que a gente vai viver em harmonia

Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia

Harmonia ? ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda l?
Harmonia ? a rua e ? voc?
? a luz do escuro no olhar
Que desejo t?o f?cil de te ter
Que presente dif?cil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia

Harmonia ? ver o sol nascer
Com o brilho da lua ainda l?
Harmonia ? a rua e ? voc?
? a luz do escuro no olhar
Que desejo t?o f?cil de te ter
Que presente dif?cil de ganhar
Mas a sina do homem procurar harmonia

Harmonia, Harmonia, Harmonia, Harmonia
 

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo para enriquecer seus conhecimentos sobre o assunto e dar uma aula l?dica, interativa e produtiva.

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Avaliação

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Para a avalia??o, fa?a diferente:

  • Organizar um jogo de Imagem & A??o, dividindo a sala em 2 grupos. Um representante de cada grupo far? a m?mica para o seu grupo,  enquanto o outro grupo  aguarda com aten??o para adivinhar a resposta (no caso do grupo inicial errar a vez passar para o grupo que est? aguardando). A m?mica a ser feita deve ser uma palavra que contenha d?grafo e o professor deve trazer as palavras selecionadas e previamente escritas em pap?is dobrados. Antes de come?ar a m?mica, o representante deve indicar atrav?s de gestos se o d?grafo contido na palavra se separa ou n?o. S? ent?o passar? ? m?mica propriamente. O grupo deve responder informando qual o d?grafo que eles sup?em est?o na palavra, se estiver correto podem dizer a palavra. Se o d?grafo estiver errado, o outro grupo tem o direito de responder qual o d?grafo e qual a palavra, baseados na m?mica feita pelo grupo anterior. O grupo com maior n?mero de acertos, vence.

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Professor, durante a atividade avaliativa, observe o interesse, a interatividade entre os alunos.