Portal do Professor

Início do Conteúdo

Redes e coordenadas geográficas

Autor e Co-autor(es)

Sandro Nunes de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Cristina Leite

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Rede de Coordenadas Geográficas. Paralelos e Meredianos. Coordenadas e Zonas Climáticas da Terra.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sócio-culturais dos alunos sobre o tema.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A)
  • Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada em cinco atividades distintas e subsequentes.

  • Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
     

ATIVIDADE 1: PROBLEMATIZAÇÃO
  • Professor(a), apresente aos alunos a situação problema descrita abaixo, a fim de despertar a curiosidade para o tema a ser abordado.

As rotas aéreas possuem grande precisão no que diz respeito à localização do avião durante todo o percurso. A falta dessa informação pode ocasionar a entrada dele em uma área de instabilidade ou mesmo provocar a invasão da rota de outro avião e assim provocar uma colisão. No que diz respeito às rotas marítimas, um navio pode sair de sua rota e chocar-se nos rochedos. Em um rally o piloto pode perder a liderança de uma prova se erra a localização da rota a ser seguida, por exemplo.

  1. Mas, como é possível ter tanta precisão na localização de um avião, navio ou um carro?
  2. Como é possível localizar alvos na superfície terrestre?
     
ATIVIDADE 2: LEITURA DE TEXTO E INTERPRETAÇÃO DE ANIMAÇÃO
  • Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do RIVED com o texto e animações a serem utilizados: http://rived.proinfo.mec.gov.br/atividades/geografia/redes/redes.swf.

  • A movimentação dentro da página se dá pela seta localizada na parte inferior direita da tela.

  • Na quinta página, oriente os alunos a clicarem no "mapa" para obter informações sobre Redes e Coordenadas Geográficas.

  • Em seguida, oriente-os a clicar na “Enciclopédia do Capitão” para obter informações sobre as Zonas Climáticas da Terra.

  • Ao clicar nesses ícones, abrirão as caixas de diálogo com os respectivos textos e animações que devem ser fechados no final da leitura.

  • Professor(a) oriente os alunos a lerem o texto e assistir às animações. Sugira, também, que anotem os pontos principais.

  • Interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
     

ATIVIDADE 3: DISCUSSÃO
  • Professor(a), depois das atividades propostas a partir da visita ao site, oriente uma discussão para as questões listadas abaixo. Instrua a turma a anotar as respostas discutidas em sala:

  1. O que é Rede Geográfica? Para que serve?

  2. O que são Meredianos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?

  3. O que são os Paralelos? Como é feita a distribuição das linhas imaginárias?

  4. Por que o Meridiano de Greenwich é considerado “marco zero”?

  5. Quais são os Paralelos principais? Para que servem?

  6. Qual é a importância do Paralelo Equador?

  7. Reveja o texto e animações referentes aos principais Paralelos e identifique em qual Latitude estão localizados.

  8. O que é Latitude e Longitude? Para que servem?

  9. O que são Coordenadas Geográficas? Como são obtidas?

  10. Quais são as Zonas Climáticas da Terra? O que as diferencia?

  11. Quais são os limites das Zonas Climáticas?

  12. Todas as Zonas Climáticas recebem a mesma quantidade de radiação solar? Justifique.
     

  • Professor(a), após a discussão, oriente os alunos a elaborarem um texto síntese sobre os temas abordados na aula (peça que utilizem as anotações que realizaram). Esse texto deve ser publicado em um fórum virtual de discussão.

ATIVIDADE 4: RESOLVENDO À CHARADA
  • Professor(a), nos minutos finais da aula, oriente os alunos a responder a charada disponível na plataforma. A charada é acessada na página cinco da plataforma, clicando no “Capitão Tormenta”.

Recursos Complementares

Data show, projetor, computadores e/ou tv conectada ao computador.

Avaliação

A avaliação poderá ser uma pesquisa na internet, onde os alunos devem fazer um levantamento das coordenadas do local do acidente com o avião da Gol; do local em que houve o afundamento do Titanic e de outros acidentes aéreos e marítimos disponíveis na internet. A avaliação também poderá ser uma brincadeira, em que o professor deve dividir a sala em 3 grupos. Para isso, oriente os alunos a desenhar no quadro negro um jogo de tiro ao alvo (jogo em que o competidor fala as coordenadas de um alvo e pode acertar um navio ou a água). Para isso os competidores devem formar uma grade com 10 linhas e 10 colunas. Oriente-os a: •Colocar coordenadas nos eixos X e Y; •Identificar sua localização (se estão no hemisfério norte, sul, leste ou oeste); •Escolher células que representem navios ou partes de navios (uma seqüência de 2 ou 3 células na horizontal ou na vertical também poderá representar navios). As coordenadas escolhidas para representar os navios deverão ser anotadas em uma folha de papel e ser entregues ao professor. Terminada a obtenção da grade, o professor(a) deverá iniciar a brincadeira. O grupo que estiver dizendo as coordenadas (exemplo: 5 graus de latitude sul e 7 graus de longitude oeste) só perderá esse direito quando atingir a água (a coordenada deve ser um consenso entre os competidores), ou quando falar a coordenada errada (exemplo: o grupo que elaborou a grade convencionou chamar de latitude norte e o competidor falou em latitude sul).