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MÚSICA - Percussão corporal: Mãos

Autor e Co-autor(es)

RODRIGO RUSSANO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Música: desenvolvimento da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar o conceito de percussão corporal utilizando as palmas das mãos (situações cotidianas e precedentes no repertório)

2. Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com mãos

3. Criar uma peça musical com a sonoridade das mãos

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O trabalho de percussão corporal pode ser feito sem conhecimentos formais prévios em Música.

Estratégias e recursos da aula

         

       Introdução  

      Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes. 

      Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).

      Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.

        Grupo Barbatuques

       

http://www.jogandonoquintal.com.br/images/bbtqs_01.jpg

 

      Atividade 1 - Música e Palmas

      Inicie a aula perguntando aos alunos sobre os muitos instrumentos que o homem criou ao longo de sua História para compor e fazer Música. Converse brevemente sobre os vários materiais de que são feitos os instrumentos musicais e as diferentes formas de produção do som: cordas, sopro, percussão, etc (ver Recursos Complementares).

      Então, pergunte: “e se não possuirmos nenhum instrumento musical, ainda assim é possível fazer Música? E a voz humana? É instrumento musical? E quando cantamos ‘Parabéns pra você’, quais instrumentos estão envolvidos?” Faça-os ver que o bater de palmas é parte integrante e importante da manifestação musical em questão. Proponha que a mesma música seja cantada sem o acompanhamento das palmas para que sintam o estranhamento de ouvir a canção sem elas.

      Mostre peças musicais em que as mãos sejam usadas como instrumento. A seguir, sugerimos alguns exemplos, mas você pode utilizar outros que achar mais adequados:

      We will rock you (Brian May)

      http://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk 

      No Reply (Lennon/McCartney) - entre os momentos 1'04'' e 1'34''

      http://www.youtube.com/watch?v=ILdBDOPoEDQ 

    

      Atividade 2 - Experimentação

      Convoque os alunos a pesquisarem diferentes usos das mãos para fazer sons. Vários tipos de palmas surgirão: com as mãos em concha, com os dedos esticados, com as pontas dos dedos, etc. As mãos podem ser friccionadas, dedos estalados etc. Enfim, tudo o que a imaginação permitir. Dê alguns minutos para que façam a pesquisa e peça para os alunos mostrarem as diversas maneiras que encontraram. Quais as diferenças entre elas? Quais sonoridades com as mãos soam com mais intensidade? Quais são mais agudas?

       A seguir, sugerimos alguns links como estímulo à pesquisa sonora:

      Papo Body Drummer 

      http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY 

      O autor deste vídeo cria usando apenas as suas mãos. Será que os alunos conseguem identificar quantos timbres diferentes foram usados?

       Coro 'Perpetuum Jazzile'  - Chuva  

        http://www.youtube.com/watch?v=pLNi-BvmhYA

      Nesta peça o coro, usando apenas o corpo, simula os sons de uma chuva com incrível fidelidade. A peça possui diferentes momentos: chuvisco, chuva forte e trovões. Como essas sonoridades foram alcançadas? Quais as diferenças entre os sons nos diferentes momentos? Teria o mesmo efeito caso fosse feita por apenas uma pessoa? Observe que a grande quantidade de pessoas realizando as palmas, torna a sonoridade mais próxima do efeito de chuva.

      Depois de pesquisar as diferentes sonoridades obtidas com as mãos, experimente refazer o caminho do vídeo apresentado. Faça uma listagem dos tipos de palmas na ordem em que aparecem. Treine com a turma buscando a qualidade do som. Escolha um regente (aluno) e oriente os alunos na reconstrução da sonoridade da tempestade assistida no vídeo.

      Atividade 3 - Roda de Improviso

       Faça um exercício de aquecimento e de improviso.

      1. Forme uma roda com os alunos. Cada aluno deverá apresentar seu improviso com palmas. O ritmo será livre mas cada aluno, em seu improviso, deverá transformar um timbre de palma escolhido em outro diferente e, a seguir, passar para o colega. Peça que pesquisem a passagem de uma sonoridade para outra. Em que momento um som de palma muda de categoria timbrística?

      2. O próximo colega a improvisar deverá começar com o mesmo timbre em que o aluno anterior terminou. Peça aos alunos para terem o cuidado com a qualidade do som obtido. Siga até que todos tenham feito seus improvisos.

     Dicas

     -Explique que o trabalho visa a explorar os timbres conseguidos com as mãos, então estimule-os a mudar de abordagem, utilizando diferentes sonoridades com as mãos.

     -Estabeleça claramente a regra: quando um aluno passar a vez, o próximo deverá iniciar seu trabalho usando o mesmo timbre de mão com que seu antecessor terminou sua improvisação.

       Atividade 4 - Composição

      Então, divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para os alunos comporem, usando as mãos como instrumento, um fragmento musical que se repita e sirva de base percussiva para o grupo. Este fragmento funcionará como um elemento estruturador da composição da seguinte maneira:

      1. Enquanto os alunos realizam o fragmento criado, um aluno improvisará livremente. Peça aos alunos que fazem a base percussiva com as mãos, que 'toquem' suavemente para que o improviso seja ouvido.

      2. Quando o improvisador estiver satisfeito, voltará a realizar a base percussiva junto com o grupo, passando a vez para o próximo colega.

      Ao final, todos deverão apresentar suas pequenas criações musicais sobre as bases percussivas.

Recursos Complementares

Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk

Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo

Sobre instrumentos musicais, veja a aula:

MÚSICA – Instrumentos musicais 1 – classificação teórica - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11743

Avaliação

Considere na avaliação:

1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos;

2. a participação na roda de improviso e nas atividades de criação;

3. a estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição.