Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
1. Explorar o conceito de percussão corporal utilizando as palmas das mãos (situações cotidianas e precedentes no repertório)
2. Experimentar as várias possibilidades de produção sonora com mãos
3. Criar uma peça musical com a sonoridade das mãos
O trabalho de percussão corporal pode ser feito sem conhecimentos formais prévios em Música.
Caro professor, a coleção de aulas “MÚSICA - percussão corporal” visa a levar para a sala de aula um trabalho em que o corpo se transforma em instrumento musical. Utilizando diferentes tipos de palmas, estalos, pisadas, e batidas no tronco e na boca, é possivel conseguir uma variedade de sons percussivos que pode servir para fazer música. Ao envolver todo o corpo do executante nas peças musicais criadas - mãos, pés, boca, tronco, etc - podemos alcançar resultados musicais variados e interessantes.
Para aprofundarmos nossa pesquisa sonora e a capacidade técnica dos alunos, separaremos a percussão corporal em partes: mãos, boca, pés e tronco. No Brasil, o grupo Barbatuques se destaca pelo uso do corpo como instrumento musical (veja em Recursos Complementares).
Outra vantagem desse tipo de atividade é a sua fácil elaboração, mostrando-se um caminho possível para a educação musical, não necessitando de muitos recursos e materiais de apoio.
http://www.jogandonoquintal.com.br/images/bbtqs_01.jpg
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre os muitos instrumentos que o homem criou ao longo de sua História para compor e fazer Música. Converse brevemente sobre os vários materiais de que são feitos os instrumentos musicais e as diferentes formas de produção do som: cordas, sopro, percussão, etc (ver Recursos Complementares).
Então, pergunte: “e se não possuirmos nenhum instrumento musical, ainda assim é possível fazer Música? E a voz humana? É instrumento musical? E quando cantamos ‘Parabéns pra você’, quais instrumentos estão envolvidos?” Faça-os ver que o bater de palmas é parte integrante e importante da manifestação musical em questão. Proponha que a mesma música seja cantada sem o acompanhamento das palmas para que sintam o estranhamento de ouvir a canção sem elas.
Mostre peças musicais em que as mãos sejam usadas como instrumento. A seguir, sugerimos alguns exemplos, mas você pode utilizar outros que achar mais adequados:
We will rock you (Brian May)
http://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk
No Reply (Lennon/McCartney) - entre os momentos 1'04'' e 1'34''
http://www.youtube.com/watch?v=ILdBDOPoEDQ
Convoque os alunos a pesquisarem diferentes usos das mãos para fazer sons. Vários tipos de palmas surgirão: com as mãos em concha, com os dedos esticados, com as pontas dos dedos, etc. As mãos podem ser friccionadas, dedos estalados etc. Enfim, tudo o que a imaginação permitir. Dê alguns minutos para que façam a pesquisa e peça para os alunos mostrarem as diversas maneiras que encontraram. Quais as diferenças entre elas? Quais sonoridades com as mãos soam com mais intensidade? Quais são mais agudas?
A seguir, sugerimos alguns links como estímulo à pesquisa sonora:
Papo Body Drummer
http://www.youtube.com/watch?v=xTxfu9fWGAY
O autor deste vídeo cria usando apenas as suas mãos. Será que os alunos conseguem identificar quantos timbres diferentes foram usados?
Coro 'Perpetuum Jazzile' - Chuva
http://www.youtube.com/watch?v=pLNi-BvmhYA
Nesta peça o coro, usando apenas o corpo, simula os sons de uma chuva com incrível fidelidade. A peça possui diferentes momentos: chuvisco, chuva forte e trovões. Como essas sonoridades foram alcançadas? Quais as diferenças entre os sons nos diferentes momentos? Teria o mesmo efeito caso fosse feita por apenas uma pessoa? Observe que a grande quantidade de pessoas realizando as palmas, torna a sonoridade mais próxima do efeito de chuva.
Depois de pesquisar as diferentes sonoridades obtidas com as mãos, experimente refazer o caminho do vídeo apresentado. Faça uma listagem dos tipos de palmas na ordem em que aparecem. Treine com a turma buscando a qualidade do som. Escolha um regente (aluno) e oriente os alunos na reconstrução da sonoridade da tempestade assistida no vídeo.
Faça um exercício de aquecimento e de improviso.
1. Forme uma roda com os alunos. Cada aluno deverá apresentar seu improviso com palmas. O ritmo será livre mas cada aluno, em seu improviso, deverá transformar um timbre de palma escolhido em outro diferente e, a seguir, passar para o colega. Peça que pesquisem a passagem de uma sonoridade para outra. Em que momento um som de palma muda de categoria timbrística?
2. O próximo colega a improvisar deverá começar com o mesmo timbre em que o aluno anterior terminou. Peça aos alunos para terem o cuidado com a qualidade do som obtido. Siga até que todos tenham feito seus improvisos.
Dicas:
-Explique que o trabalho visa a explorar os timbres conseguidos com as mãos, então estimule-os a mudar de abordagem, utilizando diferentes sonoridades com as mãos.
-Estabeleça claramente a regra: quando um aluno passar a vez, o próximo deverá iniciar seu trabalho usando o mesmo timbre de mão com que seu antecessor terminou sua improvisação.
Então, divida a turma em grupos de até quatro alunos e peça para os alunos comporem, usando as mãos como instrumento, um fragmento musical que se repita e sirva de base percussiva para o grupo. Este fragmento funcionará como um elemento estruturador da composição da seguinte maneira:
1. Enquanto os alunos realizam o fragmento criado, um aluno improvisará livremente. Peça aos alunos que fazem a base percussiva com as mãos, que 'toquem' suavemente para que o improviso seja ouvido.
2. Quando o improvisador estiver satisfeito, voltará a realizar a base percussiva junto com o grupo, passando a vez para o próximo colega.
Ao final, todos deverão apresentar suas pequenas criações musicais sobre as bases percussivas.
Sobre percussão corporal (Barbatuques) - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk
Sobre o grupo Barbatuques - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo
Sobre instrumentos musicais, veja a aula:
MÚSICA – Instrumentos musicais 1 – classificação teórica - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11743
Considere na avaliação:
1. a qualidade, a variedade e a realização sonora do inventário de sons listados pelos alunos;
2. a participação na roda de improviso e nas atividades de criação;
3. a estruturação musical e organização do grupo na realização do exercício de composição.