Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estudando a primavera ? um trabalho interdisciplinar

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Ampliar os conhecimentos sobre a estação estudada (características e datas), através de textos e calendário.
  • Reconhecer o conceito de polinização a partir de um texto descritivo.
  • Reconhecer a importância da primavera para os seres vivos, através de um recurso audiovisual.
  • Associar figuras relacionadas ao tema a partir de recorte e colagem.

Duração das atividades

3 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Perguntar à turma se sabem em qual estação do ano estamos. Em seguida, perguntar quem sabe a estação que começará no mês de setembro, que dia começa a primavera e quais são as características dessa estação.

Após essa conversa informal a professora deve ler o seguinte texto com os alunos, fazendo uma interpretação oral e comentários.

Momento 2

A professora deve levar para a sala de aula um calendário e mostrar o período do ano em que estaremos na primavera. Falar que ela tem início no dia 23 de setembro, passa pelo mês de outubro, pelo mês de novembro e termina no dia 21 de dezembro. Nesse momento, pedir para colorir esse período no calendário, chamando cada aluno e deixando cada um pintar uma semana, de modo que todos participem. O colorido não precisa ser em sequência e a professora não deve falar onde colorir, para que cada um escolha qual semana pintar, porém, esta deve estar no período da estação trabalhada.

Momento 3

Explicar que durante a primavera acontece a polinização. Perguntar às crianças se já ouviram essa palavra, se sabem seu significado. Entregar uma cópia do texto abaixo (xerocado anteriormente) para cada aluno e pedir que cada um leia uma frase.

Para garantir a compreensão de todos, a professora pode fazer uma interpretação perguntando:

  • O que é polinização?
  • Geralmente como é feita essa comunicação entre as plantas?
  • O que a polinização gera na planta?
  • Por que os polinizadores visitam as plantas?
  • Através do que as plantas atraem os polinizadores?

Momento 4

Falar que essa estação é muito importante para os seres vivos. Nesse momento a professora deve passar o seguinte vídeo para a turma:

http://www.youtube.com/watch?v=3CLEtAGoobA 

* Um aparelho audiovisual deve ser providenciado anteriormente para essa aula

Momento 5

A professora deve dividir a turma em pequenos grupos e distribuir revistas para que vos alunos procurem, recortem e colem figuras referentes ao tema estudado, criando frases sobre a estação. Em uma folha de cartolina devem colocar o título: "A PRIMAVERA - ESTAÇÃO DAS FLORES".

Recursos Complementares

Texto sobre o assunto estudado: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/primavera.htm 

Aula do portal do professor sobre a primavera: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12314 

Avaliação

Analisar o envolvimento e a participação dos alunos durante a leitura dos textos e interpretações.

Perceber se as crianças pintaram no calendário o período certo da estação.

Avaliar, através da interpretação oral, se entenderam o conceito da polinização.

Observar se recortaram e colaram figuras relacionadas ao tema estudado, se há coerência nas frases criadas e avanço ortográfico.