Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, deve conversar com os alunos sobre as estações do ano. Se sabem quando cada uma acontece e como são as características das quatro estações. Deve explicar que trabalharão esse tema através de 2 gêneros textuais - música e poesia.
Momento 2
Colocar para tocar a música "Quatro estações", pedindo aos alunos para ouvirem com atenção.
Disponível para baixar em: http://search.4shared.com/q/1/sandy%20e%20j%C3%BAnior%20-%20quatro%20esta%C3%A7%C3%B5es
Após ouvir a música, a professora deve dar uma cópia da letra aos alunos e fazer uma interpretação oral da mesma. Após a interpretação, deve pedir que pintem com um lápis de cor o nome de cada estação, buscando também características da mesma (quando houver). Essa atividade pode ser feita coletivamente.
Exemplo:
Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/sandy-junior/as-quatro-estacoes.html
Momento 3
Chamar a atenção dos alunos ressaltando que a ordem das estações não acontece na ordem que está citada na música - INVERNO - VERÃO - PRIMAVERA - OUTONO
Perguntar se as crianças sabem qual a ordem certa das estações durante o ano. Após as tentativas, explicar que aqui no Brasil o ano inicia com o verão, vindo depois o outono, na metade do ano entramos no inverno e por último temos a primavera, dando sequência ao verão e iniciando assim um novo ciclo. Dessa forma, em nosso país o ano começa e termina na estação do verão.
Momento 4
Distribuir uma folha anteriormente xerocada da atividade abaixo e, pedir aos alunos para numerar cada estação conforme acontece durante o ano. No espaço em branco deve ser feito um desenho de cada estação.
Momento 5
Distribuir e ler com os alunos as duas poesias abaixo:
Disponível em: http://jardiminfantil.blogspot.com/2009/02/poema-as-quatro-estacoes.html e http://sem0708t1.blogspot.com/2008/02/as-estaes-do-ano.html
Após a leitura e a compreensão oral dos textos, a professora deve explicar que os dois textos são exemplos de poesia. Dessa forma, têm como característica versos curtos, texto dividido em estrofes e muitas vezes os versos possuem rimas.
Momento 6
Entregar para os alunos uma cópia da poesia "As estações do ano" e pedir que as crianças circulem as rimas.
Momento 7
A partir do tema estudado, fazer uma produção textual com as crianças falando sobre as estações do ano. Esse texto pode ser feito em forma de poesia. Nesse momento a profesora deve deixar os alunos à vontade para dar ideias, falar as letras que formam cada palavra, refletir sobre o sistema alfabético de escrita e tentar formar rimas com algumas palavras.
Momento 8
A professora pode dividir a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear uma estação do ano para cada grupo criar um painel decorativo. Deve distribuir cartolina, pincel, tinta, canetinha, cola colorida e papel colorido para cada grupo criar seu painel com o tema sorteado.
Vídeo para trabalhar as estações do ano: http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related
Analisar se os alunos conseguiram fazer a interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi fazendo a leitura.
Analisar se a partir da conversa sobre as estações do ano foi possível achar alguns elementos desse tema na música.
Avaliar se conseguiram completar a sequência das estações na atividade do momento 4
Analisar se há coerência nos desenhos representando cada estação
Analisar se as crianças compreenderam o que é rima através da atividade do momento 6
Avaliar os avanços em relação ao sistema alfabético de escrita, através da produção textual