Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estudando as esta??es do ano atrav?s de m?sica e poesia

Autor e Co-autor(es)

Amanda Barros Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Andr?a Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Realizar, com desenvoltura, a interpretação oral de dois gêneros textuais: música e  poesia
  • Produzir um texto coletivo, refletindo sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade através da elaboração de desenhos sobre as quatro estações

Duração das atividades

3 aulas de aproximadamente 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno já deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora, através de uma conversa informal, deve conversar com os alunos sobre as estações do ano. Se sabem quando cada uma acontece e  como são as características das quatro estações. Deve explicar que trabalharão esse tema através de 2 gêneros textuais - música e poesia.

  • A professora deve providenciar um aparelho audiovisual para a sala nesse dia.

Momento 2

Colocar para tocar a música "Quatro estações", pedindo aos alunos para ouvirem com atenção.

Disponível para baixar em: http://search.4shared.com/q/1/sandy%20e%20j%C3%BAnior%20-%20quatro%20esta%C3%A7%C3%B5es 

Após ouvir a música, a professora deve dar uma cópia da letra aos alunos e fazer uma interpretação oral da mesma. Após a interpretação, deve pedir que pintem com um lápis de cor o nome de cada estação, buscando também características da mesma (quando houver). Essa atividade pode ser feita coletivamente.

Exemplo:

Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/sandy-junior/as-quatro-estacoes.html 

Momento 3

Chamar a atenção dos alunos ressaltando que a ordem das estações não acontece na ordem que está citada na música - INVERNO - VERÃO - PRIMAVERA - OUTONO

Perguntar se as crianças sabem qual a ordem certa das estações durante o ano. Após as tentativas, explicar que aqui no Brasil o ano inicia com o verão, vindo depois o outono, na metade do ano entramos no inverno e por último temos a primavera, dando sequência ao verão e iniciando assim um novo ciclo. Dessa forma, em nosso país o ano começa e termina na estação do verão.

Momento 4

Distribuir uma folha anteriormente xerocada da atividade abaixo e, pedir aos alunos para numerar cada estação conforme acontece durante o ano. No espaço em branco deve ser feito um desenho de cada estação.

Momento 5

Distribuir e ler com os alunos as duas poesias abaixo:

 

Disponível em: http://jardiminfantil.blogspot.com/2009/02/poema-as-quatro-estacoes.html e http://sem0708t1.blogspot.com/2008/02/as-estaes-do-ano.html 

Após a leitura e a compreensão oral dos textos, a professora deve explicar que os dois textos são exemplos de poesia. Dessa forma, têm como característica versos curtos, texto dividido em estrofes e muitas vezes os versos possuem rimas.

Momento 6

Entregar para os alunos uma cópia da poesia "As estações do ano" e pedir que as crianças circulem as rimas.

Momento 7

A partir do tema estudado, fazer uma produção textual com as crianças falando sobre as estações do ano. Esse texto pode ser feito em forma de poesia. Nesse momento a profesora deve deixar os alunos à vontade para dar ideias, falar as letras que formam cada palavra, refletir sobre o sistema alfabético de escrita e tentar formar rimas com algumas palavras.

Momento 8

A professora pode dividir a sala em quatro grupos (primavera, verão, outono e inverno) e sortear uma estação do ano para cada grupo criar um painel decorativo. Deve distribuir cartolina, pincel, tinta, canetinha, cola colorida e papel colorido para cada grupo criar seu painel com o tema sorteado.

Recursos Complementares

Vídeo para trabalhar as estações do ano: http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related 

Avaliação

Analisar se os alunos conseguiram fazer a interpretação oral da música trabalhada à medida que a professora foi fazendo a leitura.

Analisar se a partir da conversa sobre as estações do ano foi possível achar alguns elementos desse tema na música.

Avaliar se conseguiram completar a sequência das estações na atividade do momento 4

Analisar se há coerência nos desenhos representando cada estação

Analisar se as crianças compreenderam o que é rima através da atividade do momento 6

Avaliar os avanços em relação ao sistema alfabético de escrita, através da produção textual