| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Professor(a), esta proposta de aula foi estruturada na forma de quatro atividades distintas e subsequentes.
Outros questionamentos poderão ser elaborados pelo professor.
Professor(a), peça aos alunos para acessarem a página do Atlas Escolar do IBGE: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf (Essa página apresenta informações e animações sobre a Formação dos Continentes).
Oriente os alunos a lerem o texto e analisar as animações utilizadas para caracterizar a Formação dos Continentes (Figura 1). Sugira, também, que registrem os pontos principais.
Professor(a), interrompa a leitura quando achar necessário, de modo a complementar, apontar detalhes, acrescentar informações e reforçar explicações sobre os conceitos trabalhados. Caso ache necessário, utilize o quadro negro para auxiliar nas explicações.
Oriente os alunos a explorar a barra de tempo localizada na parte inferior da tela na segunda página (Figura 2). Se passar o mouse em cima da barra aparecerá a animação da movimentação dos continentes. Caso clique em cada pedaço da barra, aparecerá os principais acontecimentos de cada Era e Período (Figura 3). Peça que utilizem a ferramenta , ela apresenta um resumo dos principais acontecimentos.
Figura1: Página do Atlas Escolar do IBGE com texto e animações que caracterizam “A Formação dos Continentes”.
Figura 2: Segunda página da plataforma com a barra de tempo e a ilustração da movimentação das Placas Tectônicas.
Figura 3: Segunda página da plataforma com a barra de tempo e a apresentação dos principais acontecimentos em cada Era e Período.
Professor(a), depois da leitura do texto e da análise das animações, fomente um debate a partir das questões abaixo relacionadas. Oriente os alunos a anotarem as respostas e conclusões sobre cada tema discutido. (Observação: Faça as perguntas uma a uma, de modo a recapitular cada idéia e volte ao texto quando achar necessário).
Definir Deriva Continental.
O que é a Pangéia?
Rever a animação que retrata a movimentação das placas tectônicas e identificar há quanto tempo se deu a separação da Oceania, América e Antártida dos demais continentes.
Analisar as informações disponíveis na barra de tempo sobre os principais acontecimentos em cada Era e Período e identificar quando se deu a formação da Cordilheira dos Andes.
Identificar os nomes das placas tectônicas (professor(a), oriente os alunos a passar o mouse sobre a animação que apresenta os nomes das placas (Figura 4).
Quais placas estão se chocando?
Quais placas estão se separando?
Em quais placas ocorrem falhas transcorrentes? Por quê?
Onde estão ocorrendo os abalos sísmicos? Por quê?
Figura 4: Animação com a representação das placas tectônicas.
Professor(a), disponibilize aos alunos as perguntas discutidas acima em um editor de texto e peça que respondam o questionário. Em seguida, oriente-os a elaborarem um texto síntese sobre os temas estudados na aula. Esse texto síntese deverá ser publicado em um fórum virtual de discussão.