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Especiação - como nasce uma nova espécie

Autor e Co-autor(es)

Andrea da Silva Castagini imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agropecuária
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Zootecnia
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir quais osmecanismos presentes no processo de especiação.

Relacionar o processo de especiação com mudanças ambientais globais.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções do pensamento evolutivo como seleção natural.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula com a exibição do vídeo noticiário que anuncia o nascimento de um animal “meio burro meio zebra”, disponível em: http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Nao-e-um-cruzamento-comum-e-pode-significar-ate-o-inicio-de-uma-nova-especie.rtp&headline=20&visual=9&article=364151&tm=7 (acessado dia 07/08/10).

Após a exibição debata com os alunos sobre aspectos do vídeo e do tema desta aula, especiação. Por exemplo, é possível que este animal signifique uma nova espécie? Por que? Que estágios ou mecanismos são necessários para o surgimento de uma nova espécie?   Este sítio pode ilustrar bem a temática desta aula. Especiação, disponível em: http://www.modernaplus.com.br/biologia/swf/mplus_bio24_ESPECIACAO.swf   (acessado dia 08/08/10).

De que maneira a seleção natural influencia a especiação? O que é a irradiação adaptativa? Cite exemplos.   As respostas dos alunos poderão ser registradas no caderno de cada um, sob a forma de primeiras impressões do tema.

  

 ATIVIDADE 1

Como nasce uma nova espécie? Porque híbridos não são considerados como nova espécie? Estas questões e as questões iniciais devem ser respondidas a partir de uma pesquisa direcionada.

PESQUISA DIRECIONADA

Leve os alunos ao laboratório de informática.

Organize-os em equipes.

Delimite o tempo máximo de pesquisa (por exemplo, 40 minutos). Determine o número mínimo de sítios que devem ser visitados pelos alunos.

Primeiro, determine o tema a ser trabalhado, no nosso caso, o que é a especiação, como ocorre, exemplos e curiosidades. Dedique-se à elaboração de um plano de investigação (Onde pesquisar? Em livros, revistas e sítios da internet que tratem sobre o tema). Neste passo sugerimos que os alunos busquem nos sítios sugeridos, nos recursos complementares e também em buscadores da internet, como o Google (disponível em: http://www.google.com.br acessado dia 22/09/2010). Caso o professor deseje, ele mesmo poderá fazer um sítio de pesquisa direcionada, adicionando os sítios que ele julga mais relevantes.  Para o professor realizar um sítio de pesquisa personalizada, ele deverá acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.google.com/cse/manage/create (acessado dia 12/11/2010) e seguir as instruções, tais como inserir os sítios de pesquisa que ele deseja que apareçam para os alunos. Depois de pronta a pesquisa direcionada, ele poderá clicar em visualizar para ter o endereço eletrônico a ser passado para seus alunos.   

Documentação e crítica bibliográficas. Nesta etapa, o aluno deve reunir a informação obtida na pesquisa, ler e refletir sobre a pertinência, profundidade e veracidade do que está escrito. A veracidade se dá ao comparar diversas referências sobre o mesmo tema. Lembrar de documentar os trechos da pesquisa com o local de onde foi encontrada (livros, revistas e sítios da internet).

Realização da pesquisa.

Leitura dos dados obtidos na pesquisa, debate dentro do grupo de pesquisa e análise do que é relevante ao tema, e como será transmitidos estes dados aos colegas.

Elaboração de um texto que sintetize as principais ideias pesquisadas. O texto elaborado pelos alunos poderá ser digitado em um editor de texto presente no computador da escola. Este texto servirá de base para as atividades a seguir.

Mais dicas de como fazer uma boa pesquisa em: http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4 (acessado dia 11/11/2010). 

SUGESTÕES DE SÍTIOS PARA A PESQUISA

Wikipédia, especiação, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Especia%C3%A7%C3%A3o  (acessado dia 20/11/2010).

Portal São Francisco, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/especiacao/especiacao-1.php   (acessado dia 20/11/2010).

UFMG, especiação, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/especie8.html   (acessado dia 20/11/2010).

Brasil Escola, especiação, disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/biologia/o-processo-especiacao.htm   (acessado dia 20/11/2010).

Simbiótica, especiação, disponível em: http://www.simbiotica.org/especiacao.htm   (acessado dia 20/11/2010).

Polegar opositor, especiação, disponível em: http://polegaropositor.com.br/evolucao-especiacao/   (acessado dia 20/11/2010).

Depois de recolher as informações necessárias, os alunos devem sintetizar as informações em um texto de própria autoria, no editor de texto.

Após eles sintetizarem o conhecimento obtido pela visita e pesquisa na internet, organize-os em grupos de 3 integrantes e instrua-os a confeccionarem um mapa conceitual com o que eles aprenderam nesta atividade.

Para saber mais sobre mapas conceituais, acesse:http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Mapas_Conceituais  (acessado dia 16/06/10). Após a realização dos mapas conceituais, o professor poderá apresentar um esquema de mapa conceitual (com erros propositais) e pedir aos alunos que analisem o mapa em questão. Quando os alunos identificarem o erro ou a confusão na ligação dos termos, o professor poderá pedir que eles se levantem e exemplifiquem (ou até representem) a situação a ser explicada.  

Outro sítio interessante que trata do assunto mapas conceituais encontra-se disponível abaixo:

  http://popnews.wordpress.com/2007/08/22/como-fazer-mapas-conceituais/   (acessado dia10/08/10).

 

Leve os alunos ao laboratório de informática. Mostre a eles os recursos sugeridos a seguir para aprofundar seu conhecimento acerca da especiação. Instrua-os a levar papel e lápis para anotar o que for mais relevante.    

 

Evolução - evolucionistas 

Também disponível em:  recursos/mec_7617/dialogo%20evolucionista.swf (acessado dia 10/08/10).

Após a visualização deste recurso, pergunte aos alunos:

   1.    Quais as diferenças entre micro e macroevolução?

   2.    Qual das duas (micro ou macroevolução) tem mais relação com o processo de especiação? Por quê?  

   3.    De que maneira a genética pode influenciar o surgimento de novas espécies?   

As respostas a estas questões podem ser registradas no caderno de cada aluno.      

 ATIVIDADE 2

Divida os alunos em equipes de até 4 integrantes. No laboratório de informática, passe a eles as questões da webquest que eles devem resolver no período de uma aula.   É uma metodologia de pesquisa online, orientada por um roteiro com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação, conclusão. O professor indica os sites, pré-selecionados, para a aula seja aproveitada ao máximo, de forma que os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, organizem a tarefa e concluam com sucesso as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site www.webquestbrasil.org para criar e postar sua Webquest (Para saber mais sobre como fazer webquest veja os sítios indicados em recursos adicionais). Um exemplo de webquest pode ser acessado no seguinte endereço: 

 http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=3942&id_pagina=1  (acessado dia 18/06/10). Os alunos poderão registrar os conhecimentos adquiridos por meio da webquest no próprio caderno. Para saber como criar webquest personalizada para sua aula, acesse o tutorial: http://www.webquestbrasil.org/node/9 (acessado dia 18/06/10). Outro tutorial (documento PDF) interessante encontra-se disponível em:

http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf  (acessado dia 12/06/10).          

 QUESTÕES DA WEBQUEST   

Na falta de encontrar uma webquest pronta para este assunto, indicamos dois sítios que podem dar o subsídio necessário para os alunos responderem as questões abaixo.  

Este sítio traz informações sobre a especiação, disponível em:

https://docs.google.com/viewer?url=http://www.fag.edu.br/professores/karin/Evolu%25e7%25e3o/Especia%25e7%25e3o.ppt (acessado dia 08/08/10).      

Este sítio está em inglês. Entretanto, se o professor utilizar o navegador Chrome, há a possibilidade de tradução do conteúdo da página para o português. É um sítio muito interessante, com informação e recursos interativos. Disponível em: recursos/mec_10809/sp.htm 

ou http://ats.doit.wisc.edu/biology/ev/sp/sp.htm (acessado dia 08/08/10).  

Um navegador é um programa de computador que habilita seus usuários a interagirem com documentos virtuais da Internet, também conhecidos como páginas da web  e que estão hospedadas num servidor Web. Para fazer o download do navegador Chrome, acesse: http://www.google.com.br/chrome  (acessado dia 20/08/10).

Sugerimos abaixo algumas questões que podem ser trabalhadas na atividade webquest.     

 1.    Definir espécies  

 2.    Definir especiação  

 3.    Dê dois exemplos de quando a definição de espécies é difícil de aplicar.  

 4.    Explicar em detalhes cada uma das causas da especiação.  

       - Isolamento comportamental  

      - Isolamento geográfico

      - Isolamento temporal  

      - Redução do fluxo gênico  

 5. Na história evolutiva da mosca da fruta, qual o evento inicial que causou a separação das populações?  

 6. O que faz com que a população das moscas do continente tornem-se diferentes da população de moscas das ilhas?   

 7. Qual é o termo que usamos para o que causou o evento de especiação?   

 8. O que mais pode causar a especiação (exceto isolamento geográfico)?   

 9. Definir "espécies incipientes".  

 10. Definir alopatria.

 11. Listar três formas em que podem ocorrer isolamento reprodutivo.  

 12. Como pode afetar o desenvolvimento de acasalamento de uma espécie nova?    

 

Que tal propor aos alunos um modelo de especiação para testar se entenderam o tema desta aula?   

ATIVIDADE 3   

Em uma folha de papel, peça aos alunos que façam um esboço de um cenário em que a população do animal, planta ou bactéria sofre um evento de especiação. Eles devem mostrar / indicar pelo menos uma barreira ao fluxo gênico (isolamento reprodutivo (local de acasalamento / tempo / rituais ou descendentes inviabilidade / esterilidade) ou isolamento geográfico). Os alunos poderão representar esta situação por meio de uma história em quadrinhos. Ao final, o professor poderá organizar uma pequena exposição dos trabalhos para toda a escola e avaliar a produção de cada aluno.  

 

Termine esta temática debatendo com os alunos sobre a história evolutiva da espécie humana. Qual a diferença entre espécie e raças? Existe mais de uma raça humana? As ações humanas podem acarretar no surgimento de novas espécies?   

INTERDISCIPLINARIDADE

O professor poderá relacionar esta aula com os conhecimentos de geografia, analisando que modificações no relevo da região poderiam ocasionar especiações (em plantas e animais). Também o professor de geografia poderá enriquecer esta temática discutindo aspectos das migrações humanas e como estas definiram o perfil fenotípico (as características físicas) de determinadas populações. Estas contribuições poderão ser organizadas no mapa conceitual já iniciado.

Recursos Complementares

Exercícios e informações sobre especiação, disponível em: http://www.professorguilherme.net/rived/ciencias/biologia/Evolucao_e_Sistematica.swf (acessado dia 08/08/10)

SÍTIOS DE PESQUISA

Wikipédia, especiação, disponível em:   http://pt.wikipedia.org/wiki/Especiação (acessado dia 08/08/10)  

Portal Evolução, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Evolução (acessado dia 08/08/10) 

UFMG, especiação, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/especie8.html (acessado dia 08/08/10)  

UFMG, espécies e evolução, disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lbem/aulas/grad/evol/especies/ (acessado dia 08/08/10)  

Brasil escola, especiação, disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/biologia/o-processo-especiacao.htm (acessado dia 08/08/10) 

Evolução e especiação, disponível em: http://polegaropositor.com.br/evolucao-especiacao/ (acessado dia 08/08/10) 

Como tudo funciona, animais em isolamento, disponível em: http://ciencia.hsw.uol.com.br/animais-em-isolamento1.htm (acessado dia 08/08/10) 

Evolucionismo, disponívem em: http://www.cientic.com/tema_evolucionismo.html (acessado dia 08/08/10) 

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos sobre as produções desenvolvidas por eles nas aulas. É importante que o professor sempre explique o que espera de cada atividade, explicitando os critérios que ele julga serem mais relevantes para o entendimento do tema. Por exemplo:

 - pesquisa direcionada: quantidade de sítios pesquisados, relevância das informações coletadas, correção das informações coletadas, poder de síntese (os alunos devem evitar o copiar e colar), organização textual, entre outros.

- mapa conceitual – nesta atividade o professor poderá analisar a inserção de conceitos e subtemas relacionados com a aula, a organização e estruturação das idéias, clareza das conexões dos conceitos e subtemas elencados pelos alunos, entre outros fatores.  

 - webquest: quantidade e qualidade dos sítios pesquisados, trabalho em equipe, pontualidade da realização da tarefa, correção das informações, profundidade do conhecimento.

- confecção do modelo de especiação: criatividade na execução e uso de materiais, nível de detalhe e cuidados com o modelo, pontualidade da  realização da tarefa, trabalho em equipe, relevância do modelo com o conhecimento.