Eziquiel Menta
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
| Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
| Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
| Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida |
| Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
| Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Sugere-se que os alunos já tenham conhecimentos prévios sobre o Filo Arthropoda
Inicie a aula perguntando aos seus alunos o que sabem sobre as abelhas. Relacione as informações separando as características morfológicas, ecológicas e sobre sua importância para os seres humanos e para o ambiente. Este quadro inicial, além de apresentar os conhecimentos prévios dos alunos, permitirá desenvolver as atividades posteriores, além do acompanhamento dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas.
A partir das informações relacionadas pelos alunos, apresente os diferentes aspectos que serão discutidos.
Apresentar as características morfológicas dos insetos. A partir dos recursos, comparar as similaridades e diferenças entre as características observadas nas abelhas e nos outros artrópodos, identificando as particularidades da classe Insecta.
Head-thorax-abdomen (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21256 Acessado em 10/08/2010)
Imagem disponível em http://www.saudeanimal.com.br/imagens/abelha3.gif (acessada em 10/08/2010)
Imagem disponível em: http://alogicadosabino.files.wordpress.com/2008/11/aranha_loxosceles_gaucho1.jpg (acessada em 10/08/2010)
Imagem disponível em: http://aadaveiro.ua.pt/images/galeria/Lagosta_448px.jpg (acessada em 10/08/2010)
Imagem disponível em: http://entomogesp.blogspot.es/img/Quilopodo.jpg (acessada em 10/08/2010)
Em grupos de quatro a cinco alunos, observar as características das imagens dos diferentes grupos de artrópodos, destacando as similaridades e as diferenças entre as abelhas e os demais grupos. Como resultado desta atividade, peça que construam um quadro comparativo apontando estas características.
Apresentar aos alunos os principais tipos de relações ecológicas encontradas no ambiente:
Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Relações_ecológicas (acessado em 10/08/2010)
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ecologia/relacoesecologicas.php (acessado em 10/08/2010)
Tendo as informações sobre os principais tipos de relações ecológicas, crie uma webquest para que seus alunos busquem identificar que tipos de relações podem ser observadas entre as abelhas e os outros seres vivos.
Uma sugestão de site para a criação de webquest http://www.webquestbrasil.org/criador/ (acessado em 10/08/2010)
Um bom tutorial com um passo a passo bem completo para usar wequest está disponível em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (acessado em 10/08/2010)
Existem vários espaços que já possuem webquest prontas e que podem servir como modelo ou servir como exemplos de webquests que podem ser interessantes, como: http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 10/08/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 10/08/2010), http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/ (Acessado em 10/08/2010).
Entre os principais produtos provenientes das abelhas, o própolis é utilizado pelo homem desde a antiguidade. Entre suas principais propriedades destacam-se:
Apresento a seguir algumas referências sobre as propriedades do própolis: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-90161998000100024 (acessado em 10/08/2010)
http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2003/ju236pag05.html (acessado em 10/08/2010)
http://www.biologico.sp.gov.br/docs/arq/V72_3/menezes.PDF (acessado em 10/08/2010)
Como atividade extra, pode-se sugerir aos alunos que pesquisem a aplicação do própolis no dia-a-dia a partir de suas propriedades.
No laboratório de informática, peça aos alunos que acessem os recursos abaixo:
Abelhas na natureza (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24836 Acessado em:10/08/2010)
Este recurso de audio apresenta a importância das abelhas como agentes polinizadores)
Como são feitas as colméias (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19673 Acessado em: 10/08/2010)
Este simulador apresenta a formação e funcionamento das colméias
Corte em jataí (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=17956 Acessado em: 10/08/2010)
Imagem de corte de uma colméia, onde se pode observar a abelha rainha e abelhas operárias em seu interior
Escopas (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15834 Acessado em: 10/08/2010)
Imagem ampliada das patas traseiras das abelhas com as escopas, onde se pode observar as estruturas envolvidas na polinização
Após observar o funcionamento das colméias, as estruturas envolvidas na polinização e o papel das abelhas como agentes polinizadores, peça aos alunos que relacionem de que forma o papel das abelhas está interligado com a reprodução das plantas e de que forma estas mesmas abelhas dependem destas plantas para sua sobrevivência. Como resultado, instrua aos seus alunos que montem um folder explicativo sobre as consequências de um desequilíbrio nesta relação.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Head-thorax-abdomen | Imagem |
| Como são feitas as colméias | Animação/simulação |
| Escopas | Imagem |
| Abelhas na natureza | Áudio |
| Corte em jataí | Imagem |
Alguns sites interessantes com informações sobre abelhas que podem servir de referência para pesquisa e busca de mais informações
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mel/SPMel/index.htm (Acessado em: 10/08/2010) Site do Embrapa com informações gerais sobre apicultura.
http://www.abelhas.noradar.com/anatomia.htm (Acessado em: 10/08/2010) Este site apresenta informações sobre abelhas, desde sua anatomia até dicas para a criação.
http://www.brasilescola.com/animais/abelha.htm (Acessado em: 10/08/2010) Este site apresenta informações gerais e curiosidades sobre abelhas em uma linguagem bem simples e de fácil compreensão.
Para cada uma das atividades propostas, o professor poderá propor critérios de avaliação.
Por exemplo: