Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Tempo cronol?gico |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Tempo da dura??o |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Ensino M?dio | Hist?ria | Tempo: tranforma??es e mentalidades |
Essa aula possibilita ao aluno a compreensão das diversas temporalidades (mudanças e permanências), contribui para a identificação de algumas formas de contagem do tempo, bem como aproxima os educandos da noção científica da produção do conhecimento histórico.
Para facilitar a aproximação com os temas abordados, os alunos deverão apresentar conhecimentos preliminares sobre as teorias criacionista e evolucionista.
Para o professor dar in?cio na discuss?o sobre a no??o abstrata da contagem do tempo ele dever? solicitar aos alunos uma reflex?o sobre a sensa??o de "passagem do tempo". Ficar num engarrafamento por trinta minutos pode parecer uma eternidade, mas passar duas horas numa animada festa passa num "piscar de olhos". Essas diferentes formas de "sentir o tempo passar" diz respeito ? subjetividade e o car?ter relativo, relacional, situacional e at? mesmo afetivo do tempo. Mas as sensa??es servem ao professor apenas como uma forma de problematizar e evidenciar o tema, pois o cont?udo a ser abordado diz respeito ao tempo como forma de manipula??o do passado por parte do historiador, enquanto uma maneira de delimitar per?odos hist?ricos.
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Ao fazer o aluno pensar na "passagem do tempo" em sua dimens?o subjetiva, o professor dever? estimular seus alunos a pensarem quest?es relativas ao sujeitos que viveram no passado, como as pessoas tinham essas impress?es. Nas ?ltimas duas d?cadas, cientistas sociais, historiadores e jornalistas se debru?am sobre no??es relativas ao aumento da velocidade das mudan?as, de processos identificados com a globaliza??o e na redu??o das dist?ncias com o avan?o dos meios de comunica??o, principalmente da internet. Enfim, o professor deve enfatizar as ideias de tempo e mudan?a. Para encaminhar a discuss?o para os objetivos da aula, o professor exibir? o trecho do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin. Os alunos poder?o visualizar quest?es relativas ao controle do tempo e como os seres humanos passaram a definir a no??o de "tempo ? dinheiro" relacionada a Revolu??o Industrial.
Cena de Tempos Modernos, dirigido por Charles Chaplin em 1936.
Dispon?vel em: http://www.untitled.com.br/peopleware/educacao-tecnologia.html Acesso em: 01/08/10
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Sobre o trecho do filme Tempos Modernos:
Tempos Modernos focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 1930, imediatamente ap?s a crise de 1929, quando a depress?o atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da popula??o ao desemprego e ? fome. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produ??o com base no sistema de linha de montagem e especializa??o do trabalho. ? uma cr?tica ? "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrializa??o, onde o oper?rio ? engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias "subversivas". Nesse trecho, o oper?rio Carlitos se envolve em in?meras confus?es relacionadas ao seu trabalho. O diretor satiriza o controle do corpo, a explora??o da m?o-de-obra oper?ria.
Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, rela??es de trabalho, capitalismo, explora??o, f?brica.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17181 Acesso em 01/08/10.
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ATIVIDADE 1:
Os alunos dever?o assistir o trecho do filme e debater?o a rela??o do tempo e do trabalho, ou seja, como as rela??es de produ??o se articulam ao controle do tempo. O professor ressaltar? a atribui??o do car?ter produtivo do tempo, como os indiv?duos "perdem" ou "ganham" tempo. Espera-se que o aluno consiga perceber como o controle do tempo n?o depende de escolhas individuais, e percebam como o tempo ? constru?do socialmente. Ao fim da exibi??o do trecho, o professor organizar? uma mesa-redonda direcionada a problematiza??o da express?o "tempo ? dinheiro". Os alunos ter?o cerca de 15 minutos para a discuss?o coletiva e mais dez minutos para a forma??o de grupos de cinco alunos (no m?ximo). Esses grupos tomar?o nota de suas observa??es em seus cadernos e apresentar?o suas conclus?es para todos os colegas oralmente nos minutos finais da aula - cerca de cinco minutos para cada grupo.
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ATIVIDADE 2:
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9113 Acesso em: 01/08/10
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Para que o aluno possa perceber uma outra forma de compreens?o do tempo, o professor exibir? o video "Os navegantes na pr?-hist?ria". Esse trecho descreve a forma??o das rela??es sociais na antiguidade e estabelece a divis?o cl?ssica entre pr?-hist?ria e hist?ria. Ap?s a exibi??o deste v?deo, os alunos observar?o a imagem sobre a evolu??o humana (imagem 1) e a charge (imagem 2). Depois disso, o debate coletivo em sala dever? enfatizar as no??es de evolu??o e modernidade. A charge permite uma articula??o com o tema trabalho e produ??o.
Com essas observa??es, o professor aproximar? a discuss?o para a divis?o da hist?ria e da contagem do tempo: mas afinal, como podemos usar o tempo? Quais os crit?rios usados pelo historiador para dividir o tempo? Os alunos devem tomar nota dessas observa??es a fim de produzir um reda??o sobre a no??o do tempo. O professor de Hist?ria pode propor ao colega de L?ngua Portuguesa uma parceria na corre??o desses textos.
Imagem 1:
Dispon?vel em: http://professorbruno.webnode.com.br/pre-historia Acesso em: 01/08/10
Imagem 2:
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/historia/agosto/charge_evolucao.jpg Acesso em: 01/08/10
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Nessa aula os alunos ser?o apresentados a tr?s diferentes formas de contar o tempo, os calend?rios judeu, crist?o e mu?ulmano. Al?m de priorizar a liberdade religiosa e o respeito ?s diferen?as, o educador dever? apontar a diferen?a dos marcos na contagem do tempo e como a delimita??o do tempo ? sempre relativa, situacional e passa pela dimens?o do sagrado.
A discuss?o em sala dever? retomar a periodiza??o tradicional da hist?ria em seus per?odos denominados como Pr?-hist?ria (Paleol?tico, Neol?tico e Idade dos Metais), Idade Antiga, Idade M?dia, Idade Moderna e Idade Contempor?nea.
Ao promover toda uma desconstru??o do tempo e da contagem do tempo, os alunos dever?o compreender que a divis?o da hist?ria serve apenas como uma refer?ncia e a observa??o dos calend?rios judaico, crist?o e mu?ulmano servem como exemplos de constru??o do tempo.
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ATIVIDADE 3:
Como atividade de finaliza??o, os alunos far?o a linha do tempo desta divis?o tradicional da hist?ra com o aux?lio do xTimeline Caso a escola n?o ofere?a laborat?rio de inform?tica, os alunos poder?o fazer essa representa??o em forma de cartazes em cartolina ou papel similar.
Sobre o xTimeline:
O xTimeline ? um servi?o criado pela Famento, Inc. que permite a cria??o e partilha de "timelines" (cronogramas) completas e graficamente apelativas. O processo de cria??o das linhas do tempo apenas requer da sua parte a inser??o de eventos e datas (outras op??es dispon?veis), tudo o resto ser? obra do xTimeline. Os seus cronogramas podem ser guardados de forma privada, partilhados globalmente ou para apenas um grupo restrito de amigos. Da mesma forma, poder? definir a edi??o do seu projeco como privada e exclusiva ou a edi??o num processo colaborativo e coletivo.
Dispon?vel em: http://www.xtimeline.com/login.aspx?returnurl=%2ftl%2fcreate.aspx
Imagem 3:
Dispon?vel em: http://historiapublica.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html Acesso em: 01/08/10
Nome | Tipo |
---|---|
Navegantes: pr?-hist?ria | V?deo |
Interdisciplinaridade com Ci?ncias e/ou Biologia
Mist?rios da Ci?ncia: a teoria de Darwin
Programa dividido em cinco partes, exibido pela National Geographic sobre a Teoria da Evolu??o de Charles Darwin. A exibi??o desse document?rio por parte do professor de Ci?ncias ou Biologia pode aproximar as tem?ticas trabalhadas com o tema relativo a teoria evolucionista.
Palavras-chave: Teoria da Evolu??o, Charles Darwin, sele??o natural, esp?cies, biodiversidade.
Parte I: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17191
Parte II: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17192
Parte III: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17193
Parte IV: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17194
Parte V: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17195
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e ressalatar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Referências Bibliográficas:
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro, 1997.
CASTRO, Celso (org.) Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 2005.
DARWIN, Charles. Origem das espécies. Itatiaia: Rio de Janeiro, 2002.
GUGLIELMO, Antonio R. A pré-historia: uma abordagem ecológica. Brasiliense: São Paulo, 1991.
RODRIGUES, Rosicler M. O Homem na Pré-história - Coleção Desafios. Moderna: São Paulo, 2003.
PISNKY, Carla B. (org.) Novos temas nas aulas de história. Contexto: São Paulo, 2009.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.