Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Nessa aula, os alunos poder?o identificar as diferentes fases da pr?-hist?ria a partir de mudan?as materiais e reconhecer as transforma??es biol?gicas nos seres humanos e suas adapta??es culturais. Dessa forma, os educandos estar?o aptos a situar a forma de organiza??o social da humanidade durante o per?odo determinado como pr?-hist?ria.
O aluno deve conhecer as rela??es de tempo cronol?gico e tempo hist?rico.
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Para falar sobre a Pr?-hist?ria, o professor dever? apresentar a charge abaixo e propor os seguintes questionamentos a turma:
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Imagem 1:
Dispon?vel em: < http://prof-maurosergio.blogspot.com.br/2011/02/atividade-1a.html > Acesso em: 02/08/10
O aluno dever? perceber que a charge satiriza a exclus?o social, o n?o acesso aos avan?os tecnol?gicos. No desenho, ao mesmo tempo que existe desenvolvimento produtivo, representado pela chamin? das ind?strias ao fundo, alguns ainda est?o atrasados, "vivem na idade da pedra".
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Depois da primeira reflex?o, os alunos assitir?o um trecho do desenho animado Os Flinstones.
Imagem 2:
Dispon?vel em: <http://unidasvenceremos.pbworks.com/w/page/14689988/Flintstones> Acesso em: 02/08/10
Sobre o trecho do desenho Os Flinstones
Desenho animado produzido pelo est?dio Hanna Barbera nos anos 1960 sobre uma fam?lia que vive na pr?-hist?ria. Repleto de anacronismos, o desenho mescla per?odos hist?ricos e brinca com a modernidade.
Palavras-chave: pr?-hist?ria, rela??es culturais, anacronismos, modernidade.
Dispon?vel em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17192> Acesso em: 12/08/10
O desenho de Hanna Barbera apresenta como principal tema o anacronismo. A anima??o gira em torno de uma fam?lia que vive na pr?-hist?ria, mas tem acesso a modernidades da vida contempor?nea. Produzida nos anos 1960, os Flinstones brinca com o "american way of life" numa perspectiva imposs?vel: consumir na Idade da Pedra. Assim, nos interrogamos: a pr?-hist?ria significa atraso? Como devemos encarar a tecnologia?
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ATIVIDADE 1:
Os alunos dever?o realizar um debate sobre o tema tecnologia e seus usos no mundo contempor?neo. O debate dever? ser registrado por um redator ou pelo pr?prio professor. Para falar sobre esses assuntos, os alunos poder?o utilizar como exemplo a imagem 1 e o trecho do desenho de Hanna Barbera.Cada aluno poder? expor suas opini?es livremente ou o professor poder? organizar a discuss?o em equipes. Os resultados ser?o exibidos em forma de cartazes ou num flyer elaborado com o software scribus.
Sobre o scribus:
O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
O professor de Sociologia pode se envolver a fim de discutir as teorias sobre ind?stria cultural e aliena??o sob a perspectiva de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin.
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Imagem 3:
Dispon?vel em: <http://professorbruno.webnode.com.br/pre-historia/> Acesso em: 02/08/10
A fim de aproximar os alunos dos conte?dos relativos aos per?odos da pr?-hist?ria, o professor apresentar? o esquema da evolu??o humana de acordo com a teoria evolucionista de Charles Darwin. Essa an?lise vir? de encontro com o debate sobre tecnologia, na medida que as altera??es cranianas dos homin?deos s?o ilustradas por ancestrais humanos utilizando um certo tipo de ferramenta. Essa progressiva melhora de tecnologia favorecer? a compreens?o do aluno que tecnologia n?o faz referencia apenas ao mundo contempor?neo, e os conceitos de modernidade e progresso s?o sempre relativos.
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ATIVIDADE 2:
Depois de realizadas as observa??es sobre evolu??o e tecnologia, os alunos assistir?o o trecho de Navegantes: pr?-hist?ria.
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9113 Acesso em: 02/08/10
Isso feitos, os alunos formar?o pequenos grupos para realizar uma pesquisa sobre os per?odos da pr?-hist?ria e suas caracter?sticas.Caso a escola possua laborat?rio de inform?tica, os alunos poder?o realizar sua pesquisa a partir da webquest criada por uma equipe de educadores do CAIC Professor Mariano Costa
Dispon?vel em: http://descobrindoaprehistoria.vilabol.uol.com.br/principal.htm Acesso em: 18/08/10
Sobre a webquest:
De acordo com Gilian Barros "WebQuest ? uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet.Metodologia, estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge, EducationalTechnology, San Diego State Universit em 1995, e disseminada no Brasil por Jarbas NovelinoBarato, s?o produzidas para disponibiliza??o na Internet e podem ser editadas em programas como:Front Page, NVU, Dreamweaver, Mozilla Composer".
Dispon?vel em: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf Acesso em: 18/08/10.
A pesquisa poder? ser feita ainda com o aux?lio de livros e seus resultados dever?o estar expostos em forma de cartazes fixados na sala-de-aula, ou editados como v?deos digitalmente com o aux?lio do movie maker ou kino.
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino: O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394 (tamb?m conhecida como FireWire ou i.Link), manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
O apelo visual dever? ser estimulado, inclusive para promover a interdisciplinaridade com as t?cnicas de artes. Para os alunos menos habilidosos artisticamente, os p?oprios colegas podem optar por uma divis?o de tarefas interna ao grupo a fim de promover o trabalho colaborativo e priorizar o coletivo.
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ATIVIDADE 3:
Para refletir sobre as mudan?as biol?gicas da humanidade e sobre a no??o de ci?ncia, o professor dever? retomar a no??o de tecnologia. Como sugest?o, o professor pode passar o trecho inicial do filme de Stanley Kubrick 2001: uma Odiss?ia no espa?o. O trecho deve ser interpretado como uma obra de fic??o cient?fca, no entanto, as inten??es do diretor em utilizar uma can??o para conduzir a narrativa e o choque do espectador com um homin?deo semelhante a um gorila dever? suscitar um questionamento sobre o embate entre a teoria evolucionista e criacionista. Como forma de estimlar as discuss?es, os professor exibir? a imagem 4:
Cena do filme 2001: uma Odiss?ia no espa?o do diretor Stanley Kubrick de 1968.
Dispon?vel em: http://cinerosebudd.wordpress.com/2008/07/19/2001-uma-odisseia-no-espaco-2/
Acesso em: 10/08/10
Sobre o trecho do filme
As imagens iniciais do filme de Stanley Kubrick nos colocam diante de animais com os quais dificilmente nos identificar?amos. Se parecem muito mais com os gorilas atuais do que com os seres humanos. Provavelmente a inten??o do cineasta fosse causar um certo desgosto, um desconforto e uma sensa??o de estranheza nos espectadores. Em determinados casos inclusive, gerar uma d?vida t?o grande que levasse um grande n?mero de pessoas a ignorar o fato de que aqueles animais pudessem ser verdadeiramente identificados como parentes do Homo Sapiens. O que podemos observar, a princ?pio, ? que esses homin?deos caminhavam apoiando-se sobre os quatro membros, tinham o corpo coberto por uma pelugem consider?vel e possu?am um maxilar protuberante.
Palavras-chave: rela??es culturais, fic??o cient?fica, homin?deos, pr?-hist?ria, sociabilidade.
Dispon?vel em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17191> Acesso em: 02/08/10
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Imagem 4:
Dispon?vel em: <http://blog.educacional.com.br/fforcato/page/5/> Acesso em: 02/08/10
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Nome | Tipo |
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Navegantes: pr?-hist?ria | V?deo |
Interdisciplinaridade com Ci?ncias e/ou Biologia
Mist?rios da Ci?ncia: a teoria de Darwin. Programa dividido em cinco partes, exibido pela National Geographic sobre a Teoria da Evolu??o de Charles Darwin. A exibi??o desse document?rio por parte do professor de Ci?ncias ou Biologia pode aproximar as tem?ticas trabalhadas com o tema relativo a teoria evolucionista.
Palavras-chave: Teoria da Evolu??o, Charles Darwin, sele??o natural, esp?cies, biodiversidade.
Parte I: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=12671
Parte II: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=12672
Parte III: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=12673
Parte IV: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=12674
Parte V: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=12675
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O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Durante a realização das atividades, o professor deverá despertar o interesse dos alunos pelo tema, apontando as possibilidades de interpretação, auxiliar o alunos a transpor suas dificuldades e ressalatar suas qualidades, motivando-o durante o processo de ensino aprendizagem.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Referências Bibliográficas:
BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. UNESP: São Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro, 1997.
CASTRO, Celso (org.) Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro, 2005.
DARWIN, Charles. Origem das espécies. Itatiaia: Rio de Janeiro, 2002.
GUGLIELMO, Antonio R. A pré-historia: uma abordagem ecológica. Brasiliense: São Paulo, 1991.
RODRIGUES, Rosicler M. O Homem na Pré-história - Coleção Desafios. Moderna: São Paulo, 2003.
PISNKY, Carla B. (org.) Novos temas nas aulas de história. Contexto: São Paulo, 2009.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema da sala de aula. Contexto: São Paulo, 2002.